(Este site será corretamente visualizado na resolução de 800x600 pixels)

Sempre tive interesse por relógios, principalmente pelos modelos mecânicos suíços e alemães, conhecidos como símbolo de precisão e acabamento. Na atual sociedade, em que todos os bens são projetados para não durar, os relógios mecânicos ainda demonstram uma época em que o cuidado na manufatura de um objeto atingia limites extremos.

Com a dominação dos relógios a quartzo, é impressionante que algumas fábricas ainda se disponham a projetar mecanismos mecânicos extremamente complexos, com uma única função precípua: "marcar o tempo".

Tome-se como exemplo o modelo IWC IL Destriero Scafusia, com mais de setecentas peças, vinte e uma funções, dentre as quais um calendário perpétuo, fases da Lua e um mecanismo para atenuar os efeitos gravitacionais sobre o movimento. A construção do mesmo dura cerca de um ano e é altamente complexa. Tudo isto para obter um relógio menos preciso e infinitamente mais caro do que um modelo a quartzo com as mesmas funções. Por que? Pelo simples fato de que tais mecanismos representam o máximo em perfeição, tornando-se um desafio para seus construtores e orgulho para seus donos. Preço do modelo: aproximadamente $ 250.000,00 dólares.

O relógio mecânico também demanda cuidados, fazendo com que o dono se apegue ao mesmo. O relógio a quartzo, pelo contrário, não necessita de atenção, quando muito uma troca de baterias. O questionamento dos princípios e mecanismos aplicados ao relógio também é extremamente interessante.

Ajustes freqüentes de data e hora, gastos com manutenção, possibilidade de defeitos...Será que algum dia utilizarei um relógio a quartzo? Provavelmente não.

 

 

Conheça alguns modelos

OMEGA Constellation

OMEGA Speedmaster

LONGINES Avigation Chronograph

SWATCH Irony Automatic

REVUE THOMMEN Cricket

 

Como funciona um relógio mecânico - princípios básicos do escapamento

Como funciona o turbilhão

O certificado de cronômetro

 Cuidados para conservação dos relógios

Explore o máximo de sua coleção

 Os melhores livros sobre relógios podem ser encontrados aqui!

 

 Links selecionados

Timezone - O melhor e mais completo site sobre relógios.

Watchzone - Recente site muito semelhante ao Timezone.

Watchforum - Site de discussões com comunidade bastante atuante.

Europastar - Revista on-line sobre relógios e jóias. Excelentes artigos técnicos.

Revista Pulso - Revista brasileira sobre relógios e canetas

Relógios de Bolso - Site em português sobre relógios de bolso

Watchscape - Coletânea de fotos 

   

Sugestões e dúvidas. Envie-me um e mail

fmaiap@yahoo.com

1