Super Dínamo

 

Criação da dupla Fujio-Fujiko, já falecida, o Super Dínamo foi um desenho de muito sucesso tanto no Japão quanto no Brasil.

Originalmente o personagem chama-se Paa-Man.

Ao lado, Paa-Man e Obake-no-Qtarô, o primeiro sucesso da dupla.

      O Super Dínamo é um personagem dos mangás que foi transformado em série animada em 1967, pelo Studio Zero, da própria dupla criadora.  A série animada foi uma das mais fiéis já produzidas no Japão, sendo que grande maioria das histórias do mangá foi transposta e todo o espírito do personagem foi mantido.

      Para contar a história de Mitsuo, um menino comum no Japão (meados dos anos 60) que foi recrutado por um alienígena humanóide (chamado no Brasil de Super Homem), Fujio-Fujiko constrói todo um universo altamente consistente, onde cada um dos personagens atua com personalidade própria, não somente fazendo fundo para o Super Dínamo e oferece uma excelente obra de animação, uma vez que a produção é absolutamente fiel ao original - o mangá.

Sendo assim, as histórias de Mitsuo/Super Dínamo tornaram-se pequenas obras-primas que contam com simplicidade e bom humor as desventuras do menino que transformado em herói e junto a outros, inclusive um macaquinho (que é um dos personagens mais engraçados), tem de enfrentar a responsabilidade de ajudar a todos e ainda ser um menino, com deveres de casa e vontade de brincar. O grande trunfo de Fujio-Fujiko é conhecer profundamente o universo que cerca a infância e paralelamente à ação das aventuras, mostrar as obrigações de Mitsuo com a escola e sua família.

Mitsuo é um garoto comum, que quer ler gibis e jogar baseball, porém, em casa sua mãe não lhe dá trégua para que estude, e seus colegas não querem saber dele no time, pois ele joga mal.

Ao ter sua índole e caráter reconhecidos pelo Super Homem, que veio à Terra para nomear alguns defensores, Mitsuo recebe o capacete de força, a capa para voar e o transmissor para se comunicar com outros Dínamos.

Mitsuo, que não pode revelar seu segredo, sob pena de ter seu cérebro destruído pelo Super Homem, diante das novas obrigações só pode mesmo ser compreendido por seus colegas Dínamo também.

O Super Dínamo nro. 2, o macaquinho, que é o Dínamo que mais está presente com Mitsuo acaba por se tornar o grande amigo dele.

Em seguida vem Super Dínamo nro. 3, Parko (Paako, no original) uma menina que mantém sua identidade secreta mesmo com seus colegas Dínamos, mas que em momentos da série nos deixa perceber alguma coisa desse mistério.

O Super Dínamo nro. 4, Parian (Paayan no original - pronuncia-se Padjan) é um garoto esperto de Osaka, que usando sua força de Dínamo ganha dinheiro prestando serviços, quando não está atendendo alguma situação.

      Ainda tem o Super Dínamo nro. 5, um bebê que viu Mitsuo tirando a máscara de Super Dínamo e sendo assim, foi tornado um Dínamo pelo Super Homem, pois passou no teste de aptidão

      As histórias do Super Dínamo traziam grande divertimento para quem teve o privilégio de acompanhá-las como eu tive em meados dos anos 70. Cada novo episódio era um verdadeiro momento de euforia, tamanha empatia com o conceito do desenho. Afinal, para um garoto assistir um desenho que trazia coisas de garoto era como uma projeção de um desejo, ou seja, era possível entrar nas histórias e se ver na pele de Mitsuo. Algumas das histórias traziam algum elemento de mistério também, ou suspense e mesmo a sonoplastia era ótima.

      A relação de Mitsuo com sua irmã Ganko, os colegas sacanas como Kabao e Sabu, o robô-cópia pegando no pé de Mitsuo, o Super-Homem sempre pronto a acabar com o sossêgo de Mitsuo, o conhecido que só queria comer seu macarrãozinho e Mitsuo sempre lendo sua revistinha do Obake no Qtaro são momentos fabulosos que toda criança deveria conhecer.

      Muito embora seja possível adquirir as fitas VHS com os desenhos, a maioria tem defeitos de telecinagem que prejudicam muito sua audiência, apesar do tempo de duração de cada história ser de apenas 12 minutos. O ideal seria que os proprietários da série no Japão colocassem à venda os episódios com qualidade de digitalização, como foi feito com o 8o. Homem. Aí seria possível resgatar integralmente essa série impagável e inesquecível.

 

Voltar para Leia  Mais >>  Voltar para Leia Mais  << Voltar para Leia Mais

 

Clique aqui para ver o site completo de Super Dínamo
1