[centro de mídia independente]
esperanto | english español | português

Receba o boletim do CMI:

Procurar:

Selecionar:

Idioma:

Buscar:

(Deixe em branco para encontrar todas as matérias)



publique!
Envie seus vídeos, audios, fotos, textos e entrevistas diretamente do seu browser.

notícias
Cobertura imediata dos acontecimentos ligados aos novos movimentos.

seja voluntário
Participe desse projeto de democratização da mídia.

contato
Mande sua mensagem para nós.

sobre o CMI
Conheça os princípios do Centro de Mídia Independente.

chat do CMI
Acesse nossa sala de bate-papo. Saiba como.

apóie indymedia
Contribua com a mídia independente.


Centros de Mídia Independente:

www.indymedia.org

Projects
climate
print
radio
satellite tv
video

Pacific
adelaide
aotearoa
brisbane
jakarta
melbourne
sydney

Africa
nigeria
south africa

Europe
athens
austria
barcelona
belgium
bristol
cyprus
euskal herria
finland
germany
ireland
italy
madrid
netherlands
norway
portugal
prague
russia
sweden
switzerland
thessaloniki
united kingdom

Canada
alberta
hamilton
maritimes
montreal
ontario
ottawa
quebec
thunder bay
vancouver
victoria
windsor

Latin America
argentina
bolivia
brasil
chiapas
chile
colombia
ecuador
mexico
peru
qollasuyu
rosario
tijuana
uruguay

South Asia
india
mumbai

West Asia
israel
palestine

United States
arizona
atlanta
austin
baltimore
boston
buffalo
central florida
chicago
danbury, ct
dc
eugene
hawaii
houston
idaho
ithaca
la
madison
maine
michigan
milwaukee
minneapolis/st. paul
new jersey
new mexico
north carolina
north texas
ny capital
nyc
philadelphia
portland
richmond
rochester
rocky mountain
san diego
san francisco bay area
santa cruz, ca
seattle
st louis
urbana-champaign
utah
vermont
western mass

Process
discussion
fbi/legal updates
indymedia faq
mailing lists
process & imc docs
tech
volunteer


tecnologia desenvolvida por cat@lyst e os técnicos do CMI

HABITAÇAO Nov 28 2002
Duas mil famílias podem ser despejadas em Osasco

Cerca de duas mil famílias que ocupam um terreno em Osasco poderão ser despejadas a partir desta sexta-feira. O terreno, de cinqüenta hectares, era usado como depósito de entulho e cemitério clandestino e se situa numa região nobre da cidade, ao lado de um campo de golfe.

Depois de um longo processo de negociação com a secretaria de justiça do governo de São Paulo que se prolongou durante todo o período eleitoral, o secretário Alexandre de Moraes deu por suspensas as negociações abrindo caminho para a desocupação pela polícia nos próximos dias. A situação é tensa e grave. Uma outra ocupação menor, numa área próxima ao Rodoanel foi desocupada nesta quinta-feira com a presença da tropa de choque e da cavalaria. Esses recursos também devem ser utilizados em Osasco. Os ocupantes prometem resistir.

Envie mensagem de protesto ao governo do estado: saopaulo@sp.gov.br

[ Alckmin vai despejar cinco mil famílias ]

Cobertura multimídia: Áudios em MP3 sobre a ocupação | Fotos da ocupação: I | II | III | IV | V | Vídeo


BELO HORIZONTE Nov 27 2002
Máscara de papel marché feita om santinhos de políticos Provocações táticas

Buscando democratizar a informação e o acesso aos meios de produção por meio de oficinas, seminários, exibição de filmes e intervenções urbanas que questionem o sistema vigente, surgiu Provøs. A Ação Provøs faz parte de uma série de eventos descentralizados de mídia tática que provocam alternativas em espaços autônomos. Apropriando-se do nome para criar um modelo de evento para ser reconstruido e provocar alternativas em zonas temporárias.

A primeira Ação Provøs teve início no dia 21 de novembro e prossegue essa semana com uma programação extra oficial de intervenções urbanas nas ruas de Belo Horizonte.

A Ação une iniciativas do terceiro setor, de comunidades locais e de estudantes e acadêmicos, servindo tanto para debater sobre a mídia como para trocar recursos e conhecimento.

Provøs busca manter cada vez mais intensa a conversação paralela sobre táticas de libertação dos meios de produção, causando ruído nas formatações e práticas tradicionais de comunicação social por meio de ações subvermídia.

No primeiro dia da Ação Provøs houve um debate sobre Rádios Comunitárias, piratas e livres. Veja as fotos. Escute Edinei da Rádio União falando sobre o Cenário das Rádios comunitárias em BH e o radialista Mozahir comentando sobre as rádios comunitárias religiosas.

No segundo dia, a mídia na geopolítica da América Latina: a perspectiva da Alca. Com intervenção teatral sobre humanismo latino americano. Escute a perspectiva histórica por Luciana Leão.

No último dia A Intervenção do REcicle1Politico - argumentos. Veja também as máscaras de papel marché feitas com santinhos dos politicos.
Teve também a mesa Redonda sobre mídia e tecnologia, abordando copyleft, open source e software livre, formas de mediação das redes digitais, ferramentas de publicação na web e o surgimento de Centros de Mídia Independente ao redor do mundo. E a oficina de introdução à produção e edição de MP3 com Esquadrão Atari do Projeto Re:combo.

sobre a produção da Ação Provos | Manifesto Recicle1Politico
Intervenção Urbana das Latinhas[ I | II ]
Vídeo

[ Blog do Provøs ]

COMUNICAÇÃO Nov 18 2002
Seminário discutiu a democratização da comunicação

Foi realizado neste final de semana, em Brasília, entre os dias 15 e 17 de Novembro, o Seminário Nacional de Legislação e Direito à Comunicação: Regulamentando a Comunicação Social Eletrônica, organizado pela Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC). O seminário contou com a participação de representantes de 17 estados brasileiros, todos eles envolvidos de alguma forma com a luta pela democratização dos meios de comunicação.

Diversos temas relacionados à luta pela democratização da mídia foram abordados e discutidos: a lei 9.612, que regula o exercício das rádios comunitárias, o direito a uma comunicação verdadeiramente social, abordagens críticas sobre conceitos que definem o que é estatal, público e privado, a regionalização da produção cultural, a introdução da tecnologia digital na comunicação, a luta dentro e fora das instituições legais e o controle da sociedade sobre os meios de comunicação.

Ao fim do seminário grupos de trabalho apresentaram propostas para solucionar alguns problemas do movimento pela democratização da comunicação, dentre elas, a criação de agentes comunitários de comunicação, a formação de uma rede de troca de informações entre as rádios e demais organizações de comunicação, a convocação de uma reunião do Forúm pela Democratização da Comunicação e uma grande campanha, envolvendo diversas rádios e TVs comunitárias de todo o país, que lutará pela devolução dos equipamentos de rádios comunitárias apreendidos pela Anatel e Polícia Federal - a campanha se chamará "Libertem Nossos Presos".

Para mais informações contate o Centro de Mídia Independente (contato@midiaindependente.org) ou visite os seguintes sites:

Magnífica FM | Rádio Bicuda |Rádio Muda | TV Viva | Projeto Oboré | Ecologia Digital | Rádio Rala-Coco | Rede RBC | AMARC

Leia alguns textos do seminário :

A Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação e Nós | Tecnologias Digitais em Radiodifusão : Aspectos tecnológicos e potencialidades do uso | Favela FM, uma onde que vem do morro

[ Regulamentando a Comunicação Social Eletrônica | Rádios Comunitárias na pauta | Direito à Comunicação: Fundamentos Jurídicos ]

HABITAÇÃO Nov 18 2002
Mais de cem famílias ocupam prédio no centro de SP

Outro prédio no centro de SP foi ocupado na madrugada de sábado, dia 16, por famílias sem-teto. A ocupação foi promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto da Região Central e mobilizou mais de cem famílias. O prédio ocupado, localizado na Rua Rodolfo Miranda, tem oito andares e estava abandonado. Os sem-teto estão organizando tudo e as condições são ainda bastante precárias. Eles pedem todo tipo de ajuda, principalmente ajuda jurídica e material. Falta comida, madeirites para fazer divisórias, fraldas, colchões e cobertores. Doações podem ser encaminhadas à Creche Paulo Freire, sede do movimento, à Avenida Presidente Wilson, 2155, na Mooca.

[ Leia relato da ocupação ]


TORTURA Nov 15 2002
Polícial Federal censura site

Site do Grupo Tortura Nunca Mais contendo denúncia de tortura na carceragem da Polícia Federal foi censurado esta semana, por decisão judicial. Acusado pelas denúncias da prática de tortura, o delegado Roberto Jaureguiber Prel Junior conseguiu que todas as matérias com denúncias citando seu nome fossem retiradas do site.

Denúncia do Tortura Nunca Mais, citada no relatório sobre tortura no Brasil da ONU, apontava para a tortura de dois homens, no ano de 1996, depois de perseguidos e presos arbitrariamente. Segundo a denúncia, naquele ano, o funcionário da Petrobrás Carlos Abel Dutra Garcia e o pedreiro Rosalvo Teixeira da Silva foram arbitrariamente presos por desacato à autoridade e depois torturados por agentes federais e pelo delegado Roberto Jaureguiber Prel Junior.

Embora a prisão de Carlos Abel tenha sido considerada improcedente pela justiça e seu exame de corpo de delito após deixar a carceragem tenha mostrado claros sinais de tortura, a ação penal acusando os sete agentes federais foi trancada sob a alegação de que o Ministério Público estava excedendo suas competências ao julgar policiais federais.

Carlos sofreu inúmeras ameaças de morte e perseguições por ter denunciado as torturas e teve que se mudar do Rio para a segurança de sua família. O delegado Roberto Prel Junior foi temporariamente afastado da Delegacia de Repressão a Entorpecentes e Tóxicos, mas já em 2001 reassumiu o cargo. Em abril deste ano, a assembléia legislativa concedeu a ele o título de cidadão "benemérito". O Estado do Rio de Janeiro já havia lhe homenageado com medalha.

Leia aqui a denúncia censurada

Além dessa denúncia, outras matérias mencionando casos de tortura na carceragem da Polícia Federal também foram censuradas: Denúncia contra o Delegado da Polícia Federal Roberto Jaureguiber Prell | Assassinato na carceragem da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro

Declaração do Tortura Nunca Mais sobre a censura judicial

No dia 7 de setembro, mais tortura e morte | Mais um relato | Cartuns de Latuff sobre tortura policial | Mensagens de repúdio

Comente essa matéria

[ Site do Tortura Nunca Mais ]

BARRAGENS Nov 16 2002
MAB Famílias atingidas por barragens protestam em Brasília

Cerca de 600 famílias expulsas de sua terra pela construção da Barragem de Cana Brava, no Rio Tocantins, em Goiás estão reivindicando terra e indenizações justas em frente ao escritório do BID, em Brasília. As indenizações pagas às famílias foram tão baixas que chegaram à irrisória quantia de 36 reais. Apesar dos baixos valores, mais de 350 famílias atingidas simplesmente não foram indenizadas.

A barragem foi financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e construída pelo grupo franco-belga Tractebel. As obras foram completadas em janeiro de 2000 e resultaram no alagamento de 35 mil hectares de terra. O MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) está reivindicando junto ao BID há meses uma inspeção independente dos impactos sociais e ambientais da barragem, mas o pedido tem sido ignorado pelo banco.

[ Relato do MAB | Site do MAB ]

Pressione o BID por indenizações justas e uma avaliação independente dos impactos da barragem. Escreva para o diretor executivo do BID no Brasil, Martus Tavares: martust@iadb.org

Comente essa matéria


ITÁLIA Nov 15 2002
Manifestação em Milão contra a prisão dos ativistas Ativistas são presos com base em lei anti-terror

Na manhã de sexta-feira, dia 15 de novembro, a polícia italiana prendeu 20 ativistas ligados ao movimento "anti-globalização" e levou outros 22 para depor sob acusações baseadas nas leis anti-terrorismo. As prisões são o resultado da investigação de uma força tarefa composta por juízes de diversas cidades do sul da Itália onde residem os ativistas. As acusações incluem "ser membro de uma organização subversiva", "difundir propaganda subversiva", "perturbar a estabilidade política e econômica" e danos causados em 2001 durante os protestos contra o Fórum Global, em Nápoles e contra o encontro do G8, em Gênova. Segundo os investigadores, os acusados são também suspeitos de pertencer ao Black Bloc. Com as acusações, os ativistas podem pegar até 12 anos de prisão.

Dentre os presos, encontra-se Francesco Caruso, um dos organizadores do Fórum Social Europeu e da marcha contra a guerra no Iraque, ocorridos no início de novembro em Florença. Ativistas dos Desobedienti, movimento dos desobedientes, acreditam que as prisões são uma resposta a essa marcha que reuniu 500 mil pessoas para protestar contra as políticas de guerra.

Vídeos do CMI Itália (Real): 1 | 2 | 3

Comente essa matéria


OMC Nov 14 2002
Cinco mil pessoas protestam contra a OMC em Sidney

Cinco mil pessoas ocuparam o centro da cidade para protestar contra o encontro da Organização Mundial de Comércio (OMC) em Sidney, na Austrália. Algumas ruas foram bloqueadas e 20 pessoas foram presas, mas o clima geral foi pacífico. São esperados mais protestos para amanhã, no segundo dia do encontro. A OMC é uma instituição multilateral fundada em 1994 com base no GATT, o Acordo Geral para Tarifas e Comércio e tem como objetivo incentivar a liberalização comercial entre os países signatários. A OMC é acusada de gerar desemprego, perda de direitos sociais e aumento da desigualdade social por meio de suas políticas.

[ Resumo do primeiro dia dos protestos | Resumo do segundo dia ]

Você pode ajudar nas mobilizações com uma ocupação virtual do sítio da OMC

[ CMI Sidney | Fotos do primeiro dia dos protestos | Mais fotos e informações: I e II ]

Comente esta matéria


CHILE Nov 14 2002
Polícia mata ativista mapuche

Nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, o ativista mapuche Edmundo Alex Lemum Saavedra, de apenas 17 anos, foi morto pela polícia chilena com um tiro na cabeça durante uma ocupação de terra em Fundo Santa Elisa, no Sul do Chile.

Os Mapuche são uma etnia nativa que habita os Andes - uma área hoje ocupada pelos estados do Chile e da Argentina. Eles lutam pela terra, pela subsistência econômica e pela preservação da sua nação por meio de ocupações e outras formas de ação direta não-violenta.

A ação de repressão aos Mapuches foi respaldada pela lei anti-terrorismo, um resquício dos tempos da ditadura que ainda é utilizada pelos governos "democráticos" do Chile. Além do assassinato de Edmundo, pelo menos outros dois líderes indígenas foram assassinados recentemente com base na lei.

Em julho desse ano, os líderes Pewentre Mauricio e Agustina Huenupe Pavian foram mortos enquanto protestavam contra o alegamento da sua terra na região do Alto Biobo para a construção de uma usina hidrelétrica. Mais de 22 mil hectares de terras habitadas pelos Pewentre serão alagadas para a construção de sete centrais hidrelétricas.

[ Comunicado da coordenadoria Arauco Melleco sobre a morte de Edmundo | Dirigente mapuche é preso | CMI Chile ]

Comente Esta Matéria


MORADIA Nov 12 2002
Acampamento Carlos Lamarca Duas mil famílias podem ser despejadas em Osasco

Duas mil famílias sem-teto que ocuparam um terreno abandonado em Osasco correm risco de despejo nos próximos dias. O terreno, de 50 hectares, era usado como depósito de entulho e cemitério clandestino e se situa numa região nobre da cidade, ao lado de um campo de golfe. O ocupação, que resultou no acampamento Carlos Lamarca, foi organizada no final de julho pelo MTST, com ajuda de outros grupos, como a Resistência Popular e o Movimento de Luta Popular.

No início de agosto, uma ordem de reintegração de posse concedida pela juíza Anelise Soares deu início a uma grande operação da polícia militar para desalojar os sem-teto. Os ocupantes armaram barricadas e prepararam-se para resistir, mas a reintegração foi suspensa antes que houvesse uma ação policial.

A prefeitura de Osasco tem intermediado as negociações com os proprietários e o governo do estado, o que impediu que as famílias fossem despejadas. A situação, no entanto, voltou a ficar tensa com a emissão de uma ordem de reintegração de posse no dia 4 de novembro. As famílias podem ser despejadas a qualquer momento.

Você pode ajudar: envie mensagem de protesto ao governo do estado e à prefeitura de Osasco.

[ Leia pedido de ajuda do MTST ]

Áudios em MP3 sobre a ocupação

Fotos da ocupação: I | II | III | IV | V

Vídeo da Ocupação (real video).

Comente esta matéria


Notícias antigas

Veja o CALENDÁRIO das Ações Locais e Globais.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES:

articleMTST em Osasco - Comentários (reiterando) N30 6:39pm

articleAssassinato de Homossexual  em Montes Claros, MG. N30 6:29pm

articleDa utopia a realidade N30 5:51pm

articleGuarda Municipal e Polícia Militar reprimem camelôs no Rio de Janeiro, RJ N30 4:13pm

articleSEGUNDO LLAMAMIENTO DE PERSONAS CRITICAS CON LA CIVILIZACION N30 3:35pm

articleChacina causada pelo governo russo completa um mês N30 12:32pm

photo Recicle1Politico -argumentos N30 11:08am

articlePosições palestinas sobre as eleições em Israel N30 10:34am

photo A oficina de Introdução a Produção e ediçao de MP3 N30 10:29am

articleFuturo governo gaúcho tenta esvaziar Fórum Social Mundial N30 9:39am

audio Mídia na geopolítica da América Latina: a perspectiva da Alca N30 9:02am

articleParaíso para pedestres N30 6:57am

articleQuestão Palestina - parte 02 N30 6:12am

articlePROTESTO CONTRA A VENDA DO CAMPO DE AVIAÇÃO NO CAMPECHE - FLORIPA N30 3:37am

photo Recicle1politico - Máscaras N29 11:32pm

photo Recicle1Politico - argumentos - N29 11:04pm

audio sobre a produção da açao provos N29 10:36pm

photo A ALEGRIA DA REVOLUÇÃO -- por Ken Knab N29 8:40pm

articleAinda sobre o Tráfico N29 7:10pm

articleEstrategia de Lucha Contra el ALCA N29 5:45pm

articleEstrategia de Lucha Contra el ALCA N29 5:40pm

articleDebate na Casa do MAR sobre "A Greve Anarquista de 1917" N29 5:00pm

articleATO PELO DIA INTERNACIONAL CONTRA O CONSUMISMO! N29 4:25pm

video de genova N29 3:34pm

article40 reitores vão a Brasília cobrar a verba surrupiada por FHC das universidades N29 3:02pm

articleCAOS DO VESTIBULAR UFMG N29 2:43pm

articleUFPR - estudantes não são meras vozes na escuridão N29 2:26pm

articleEstupros na USP N29 2:09pm

articleUFPA: Capitalismo acadêmico N29 2:01pm

video dos New Kids on the Black Block N29 1:42pm

articleHPG hospeda site neonazista "Morte aos Negros" N29 11:37am

articleNova ocupação da reitoria da UFPR N29 11:16am

video osasco em realvideo N29 10:12am

articleEmpresários de telefonia preferem a volta da inflação a rever suas tarifas. N29 1:52am

video da ocupaçao de osasco N29 1:49am

documentReforma agrária desafia novo governo N29 1:02am

video de manifestaçao na coreia N29 12:07am

articleA Defesa de Um Terrorista (Português/English) N28 11:52pm

photo Mussolini está vivo (cartum) N28 11:39pm

photo A resistência vive (cartum) N28 11:36pm

articleNossa Vida N28 11:32pm

articleZero Hora demite jornalistas polêmicos para readquirir credibilidade N28 11:30pm

photo Plantando ocupação, colhendo terrorismo (cartum) N28 11:06pm

articleA ALEGRIA DA REVOLUÇÃO N28 11:06pm

articlePEST CONTROL não funciona e empresa é processada pelo governo americano N28 11:00pm

articleFHC ainda não indicou candidato à cadeira no Tribunal Penal Internacional N28 10:55pm

articleSeminário avalia a campanha permanente de combate a tortura N28 10:52pm

articleSTJ : Tombamento da Serra do Grararú (SP) impede que o local seja loteado N28 9:32pm

articleOsasco: Alckmin vai despejar cinco mil famílias N28 6:57pm

articleDesculpem-me! O espaço é de todos. N28 6:47pm

articlePorto 06/12 - Apelo para acções directas N28 5:02pm

articleOrganizando Redes Locais N28 4:54pm

articleMulheres Vítimas de Violência N28 4:52pm

articleOSCE no Porto - Programa da contestação N28 4:52pm

photo buy nothing day 2002 N28 4:43pm

articleUniversitários do Tocantins sofrem com falta de espaço N28 3:02pm

articleTráfico de Drogas - De quem é a Culpa? N28 10:14am

articleComo Reduzir a Tarifa do Seu Celular! N28 12:47am

articleEntrevista com uma das "mães da praça de maio", na Argentina (caros amigos) N27 11:33pm

photo Coca-Cola é isso aí! N27 9:27pm

articleSeminário discute a questão da água em Cochabamba N27 8:52pm

articleIMPUNIDADE E PODER ETERNO: FHC prestes a ser SENADOR VITALÍCIO (como Pinochet) N27 8:15pm

articleNotícias de Chiapas N27 6:33pm

articleInvestigada a contratação de Pedro Parente pela RBS - N27 4:56pm

articleCentros Sociais do Brasil N27 2:40pm


Veja outras notícias >> do CMI Brasil.
Veja os artigos fora da política editorial.


(c) Copyleft Centro de Mídia Independente.
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.