Semana do Trânsito

Faixa de Pedestre e Fiscalização

Marcelo Abud / Paulo Toledo

 

 

 

 

 

Agosto/2000

 

 

PROJETO SEMANA DO TRÂNSITO

CLIENTE DENATRAN

TEMA FAIXA DE PEDESTRES E FISCALIZAÇÃO

ROTEIRO CENTRAL DE CRIAÇÃO

CONTATOS 3023-2891/9101-6804 (Paulo)/9238-8825 (Marcelo)

roteirocentral@ajato.com.br

VERSÃO III

DATA 24/08/2000

 

OBS: TRECHOS DA MÚSICA "SINAL DE VIDA"(MORAES MOREIRA) PODEM SERVIR COMO BG SEMPRE QUE SURGIR O SLOGAN DA CAMPANHA E EM CENAS DE RESPEITO À FAIXA.

 

(AS PALAVRAS GRIFADAS NO TEXTO APARECEM EM LETTERINGS NA TELA)

 

 

SEQÜÊNCIA 1. EXT. DIA/ RUAS

VEMOS CENAS DE CAMPO DE FUTEBOL SENDO PREPARADO PARA JOGO (SENDO REGADO, GRAMA CORTADA, E SENDO PINTADO COM AS MARCAS DA PEQUENA ÁREA REFORÇADAS) EM FUSÃO COM FAIXA DE PEDESTRE SENDO PINTADA EM ASFALTO.

 

SEQÜÊNCIA 2. EXT. DIA / RUAS – CLIP

SÃO MOSTRADOS "FLAGRANTES" DE MOTORISTAS DESRESPEITANDO A FAIXA, PARANDO EM CIMA DELA, CRUZANDO SEMÁFORO VERMELHO, ETC. (DURANTE ESTAS CENAS OUVIMOS E VEMOS EM MEIA FUSÃO TORCIDA VAIANDO)...

 

SEQÜÊNCIA 3. EXT.DIA/POVO FALA

REPÓRTER (QUE NÃO PRECISA APARECER) PERGUNTA A ALGUNS MOTORISTAS QUE PARARAM EM CIMA DA FAIXA PORQUE ELES FIZERAM ISSO.

AS RESPOSTAS DEVERÃO TRAZER COMENTÁRIOS DO TIPO: "ESTOU ATRASADO", "NÃO DEU TEMPO DE BRECAR", "É QUE O FAROL FECHOU MUITO RÁPIDO", ETC...

 

SEQÜÊNCIA 4. EXT. DIA/RUA

PESSOAS ATRAVESSANDO NA FAIXA DE PEDESTRES E TENDO QUE DESVIAR DE CARROS QUE ESTÃO PARADOS EM CIMA DELA, PASSAM E SE IRRITAM COM MOTORISTA, QUE PARECE NÃO SE IMPORTAR. EM MEIA-FUSÃO, VEMOS EM ALGUNS MOMENTOS CENA DE JOGO DE FUTEBOL EM QUE UM JOGADOR SE IRRITA COM O ADVERSÁRIO (QUE "DÁ DE OMBROS"). EM MEIO A ESTAS CENAS, OUVIMOS A VAIA DA TORCIDA NO BG.

LOCUTOR

Tem gente que não dá bola pra faixa de pedestre, e fica embolando o meio de campo de todo mundo... Por isso, o objetivo do Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça é colocar em campo ações que estimulem um entrosamento cada vez melhor entre pedestres, motoristas, motociclistas, enfim, todas as torcidas. Afinal a melhor jogada é sempre o respeito à faixa.

 

SEQÜÊNCIA 5. LETTERING (CÓDIGO)

COMO NO PRIMEIRO VÍDEO (EDUCAÇÃO), O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO É MOSTRADO E EM SEGUIDA VIRA UM PAPEL DE FUNDO, SERVINDO COMO TEXTURA PARA O ARTIGO 70 QUE VAI APARECENDO EM SINCRONIA COM A LOCUÇÃO.

LOCUTOR

O Código de Trânsito Brasileiro é uma importante ferramenta que, se bem usada, garante um jogo limpo. Mas é preciso que todos façam a sua parte. O artigo 70, do capítulo IV, que trata dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados, diz: "Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem (...) Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem do veículo."

 

SEQÜÊNCIA 6. EXT. DIA / RUA

PEDESTRE REALIZA TRAVESSIA, O SEMÁFORO ABRE PARA O MOTORISTA, QUE ESPERA QUE ELE TERMINE DE ATRAVESSAR PARA SÓ ENTÃO SAIR. VEMOS A TORCIDA FAZENDO OLA E INCENTIVANDO O TIME (SELEÇÃO BRASILEIRA) EM MEIA FUSÃO.

LETTERING CORRE A TELA: "FAIXA DE PEDESTRES- A VIDA PEDE PASSAGEM"

LOCUTOR

O código existe para ser cumprido e orientar, não para criar uma disputa...

 

SEQÜÊNCIA 7. ARQUIVO

CENAS DE VÁRIOS JUÍZES DE FUTEBOL EM AÇÃO NO CAMPO, CLOSES DELES APITANDO, EXPULSANDO ALGUM JOGADOR, INDICANDO PARA O JOGO CONTINUAR, FUNDE COM CENAS DE AGENTES DE TRÂNSITO, TAMBÉM APITANDO, INDICANDO CAMINHO, MANDANDO SEGUIR E, QUANDO NECESSÁRIO, APLICANDO MULTA.

LOCUTOR

E para que isto possa acontecer com o menor número de faltas possível, uma presença é muito importante: O agente de trânsito. Como no caso do juiz de futebol, ele é imcompreendido por alguns, que acham que só está na rua para punir. Na verdade, do mesmo jeito que um árbitro é escalado para dar um bom andamento ao jogo, o agente de trânsito não torce nem para um lado nem para o outro, ele está na rua para orientar motoristas e pedestres e garantir a segurança no trânsito.

 

SEQÜÊNCIA 8. EXT. DIA / RUA

SÃO MOSTRADOS AINDA AGENTES DE TRÂNSITO APENAS ORIENTANDO O TRÂNSITO, COM GESTOS CARACTERÍSTICOS. CÂMERA MOSTRA CARRO (ONDE ESTÃO PAI E FILHO, QUE VESTE UMA CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA) PARADO ANTES DA FAIXA. AQUI PODE SER FEITA UMA FUSÃO COM O JUIZ COLOCANDO A BARREIRA NO LUGAR PARA QUE A FALTA POSSA SER COBRADA.

 

SEQÜÊNCIA 9. MATERIAL DE CAMPANHA

CENAS DE MATERIAL GRÁFICO E OUTROS QUE FAÇAM PARTE DA SEMANA DO TRÂNSITO E QUE TRAGAM O SLOGAN DESTE ANO. EM MEIA FUSÃO TORCIDA FAZENDO "OLA" E APLAUDINDO.

LOCUTOR

Neste ano, o DENATRAN determinou para a Semana do Trânsito o tema: "Faixa de pedestres - a vida pede passagem". A educação em trânsito é o principal objetivo de todas as ações que vêm sendo desenvolvidas.

 

SEQÜÊNCIA 10. EXT. DIA / RUA – CLIP

CENAS DE PEDESTRES "FISCALIZANDO" OUTROS PEDESTRES: PAI VAI ATRAVESSAR COM O FILHO FORA DA FAIXA E O MENINO APONTA A FAIXA MAIS À FRENTE; PEDESTRE INDICANDO PARA MOTORISTA QUE ESTÁ PARADO UM POUCO ALÉM DA FAIXA, CENA DE "CAÇAMBA QUE RECOLHE ENTULHO" COLOCADA SOBRE FAIXA DE PEDESTRES ETC. EM MEIA FUSÃO, PODE SURGIR CENAS DE TÉCNICOS FAZENDO GESTOS PARA JOGADORES, ORIENTANDO A EQUIPE NA BEIRA DO GRAMADO.

LETTERING CORRE A TELA: FAIXA DE PEDESTRES – A VIDA PEDE PASSAGEM

LOCUTOR

Porém, para que a campanha apresente um resultado positivo é preciso que todos joguem à favor desta idéia. Neste sentido, a fiscalização assume um importante papel. Esta fiscalização não depende apenas do agente de trânsito. É preciso que todos vistam a camisa e entrem em campo para que a faixa de pedestres seja uma idéia campeã.

 

SEQÜÊNCIA 11. ARQUIVO

EM JOGO DE FUTEBOL JOGADOR FAZ FALTA GRAVE E É EXPULSO, FUNDE PARA RUA COM CARRO PARANDO EM CIMA DA FAIXA AGENTE DE TRÂNSITO APONTA PARA MOTORISTA, SINALIZANDO QUE ESSA É A SEGUNDA VEZ, E O MULTA. OUVIMOS VAIAS E A TORCIDA "RECLAMANDO" ENQUANTO A CENA ACONTECE.

LOCUTOR

E quem manda a educação para escanteio deve ser punido. Desrespeitar a faixa é uma falta grave... quem cometer pode ser surpreendido com multas...

 

SEQÜÊNCIA 12. EXT. DIA / RUA + ARTE EM GC.

CENAS ONDE MOTORISTA NÃO DÁ PREFERÊNCIA PARA PEDESTRE QUE JÁ INICIOU TRAVESSIA. VAIAS EM BG

LOCUTOR

É falta grave o motorista não dar prioridade ao pedestre que se encontre atravessando ou prestes a iniciar a travessia da rua...

 

CONGELA A CENA, EM CIMA DELA VEMOS EM COMPUTAÇÃO UMA ESPÉCIE DE CARIMBO: FALTA GRAVE= R$ 120,00. OUTRO CARIMBO IDICA: 5 PONTOS NA CARTEIRA.

LOCUTOR

... a multa, neste caso, é de cento e vinte reais e cinco pontos na carteira.

 

CENA DE CARRO PARANDO SOBRE A FAIXA. VAIAS EM BG

LOCUTOR

Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso ...

CONGELA A CENA, EM CIMA CARIMBO: FALTA MÉDIA= R$ 80,00. OUTRO CARIMBO INDICA: 4 PONTOS NA CARTEIRA.

LOCUTOR

...é falta média, com multa de oitenta reais, e quatro pontos na carteira.

 

SEQÜÊNCIA 13. VINHETA

SOBREPONDO-SE À UMA FAIXA DE PEDESTRES LÊ-SE (EM RELEVO/TEXTURA) A INSCRIÇÃO NO ASFALTO: "FAIXA DE PEDESTRES – A VIDA PEDE PASSAGEM"

 

SEQÜÊNCIA 14. EXT. DIA / RUA

AO SOM DE TRECHO DA MÚSICA "SINAL DE VIDA", DE MORAES MOREIRA, VEMOS:

MOTORISTA DESRESPEITANDO FAIXA DE PEDESTRES, DENTRO DO CARRO UMA CRIANÇA O ALERTA, MOTORISTA FICA SEM JEITO E SE DESCULPA.

CRIANÇAS VÃO ATRAVESSAR A RUA FORA DA FAIXA, UM DOS COLEGAS INSISTE PARA QUE ELES FAÇAM A TRAVESSIA NO LOCAL ADEQUADO, DEPOIS DE INSISTIR UM POUCO OS COLEGAS ACEITAM.

LOCUTOR

O uso da faixa de pedestres tem que ser um hábito, assim todo mundo bate um bolão com a segurança. E agora que tal bater uma bola com gente que entende?

 

SEQÜÊNCIA 15. MOMENTO NA FAIXA. EXT. RUA

DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUE TENHAM ALGUMA RELAÇÃO COM FUTEBOL, POR EXEMPLO: EX-JOGADOR RAÍ, ÁRBITRO ARNALDO CÉSAR COELHO (OU OUTRO CONHECIDO), TORCEDORES EM ESTÁDIO DE FUTEBOL.

OBS.- OS DEPOIMENTOS DEVEM SER FEITOS COM O ENTREVISTADO ATRAVESSANDO A RUA NA FAIXA DE PEDESTRES, OU MEMO SENTADO EM CIMA DA MESMA.

PERGUNTAS:

SEQÜÊNCIA 16. ARQUIVO

CENAS DE TORCIDA FAZENDO "OLA" E FESTA ANTES DO INÍCIO DE UM GRANDE CLÁSSICO.

LOCUTOR

Na rua, todo dia é dia de decisão. É preciso que todos estejam do mesmo lado para virar o jogo e fazer da faixa um grande lance.

 

SEQÜÊNCIA 17. EXT. ENTRADA DE ESTÁDIO

O MESMO MOTORISTA DAS CENAS ANTERIORES (EM QUE PRIMEIRO FOI ALERTADO E DEPOIS FOI MULTADO PELO GUARDA) ESTÁ CHEGANDO PERTO DE ESTÁDIO DE FUTEBOL. EM DETERMINADO MOMENTO ELE DEIXA ALGUMAS PESSOAS ATRAVESSAREM NA SUA FRENTE (MESMO SEM FAIXA). DEPOIS ESTACIONA SEU CARRO DE FORMA CORRETA, DESCE COM SEU FILHO E ATRAVESSA COM ELE DEVIDAMENTE NA FAIXA. CORTA PARA TAKE DELES ENTRANDO NO ESTÁDIO (ONDE SUPOSTAMENTE IRÁ ACONTECER O CLÁSSICO).

CORTA PARA:

CLIP COM CENAS DE TORCIDA, CENAS DE JOGO DA SELEÇÃO (BOAS JOGADAS) E PESSOAS E PEDESTRES RESPEITANDO A FAIXA.

LOCUTOR

Não basta torcer para que a faixa seja respeitada, é preciso que todos estejam concentrados para que se alcance uma campanha vitoriosa. Levante essa bandeira. Dê passagem à vida.

 

CONTINUAMOS A VER MOTORISTAS DANDO PASSAGEM A PEDESTRES, EM RESPEITO À FAIXA.

NO BG, OUVIMOS A MÚSICA DO MORAES ("SINAL DE VIDA"): "VOCÊ QUE NÃO OLHA NO ESPELHO/ AO LONGO DESSA AVENIDA/ NÃO PÁRA EM SINAL VERMELHO/ AINDA HÁ TEMPO, AINDA/ QUEM FOI, QUEM FOI QUE TE DISSE/ QUE É CARETICE RESPEITAR A VIDA/ NA DÚVIDA, QUEM ULTRAPASSA/ QUEM PASSA PELA CONTRAMÃO/ NO TREVO DA VIDA SE ACHA/ PERDIDO SEM DIREÇÃO/ AQUI E LÁ NO OUTRO MUNDO/ QUEM PISA TÃO FUNDO/ VAI PAGAR A MULTA... NAS IDAS E VINDAS DESSE CARNAVAL/ ME DÊ UM SINAL, ME DÊ UM SINAL DE VIDA/ BATIDA SÓ MESMO A DO CORAÇÃO/ ME DÊ UMA LIÇÃO/ ME DÊ UMA LIÇÃO DE VIDA."

SEQÜÊNCIA 18. ENCERRAMENTO

surge lettering: semana do trânsito 2000.

faixa de pedestre – a vida pede passagem

em seguida, vemos os logotipos do denatran, ministério da justiça e do governo federal.