Por uma Sociedade sem Manicômio
Alguns textos desta página, foram gentilmente cedidos pelo "Núcleo de Estudos" pela Superação dos Manicômios da Bahia.O material aqui existente, poderá ser reproduzido desde que a fonte seja citada.
Por uma sociedade sem manicômio

O hospital psiquiátrico, o manicômio com suas características de prisão, como lugar de atendimento em saúde mental, sempre negou a imansão psicológica e social do usuário.Históricamente, quem precisou desse tipo de atendimento, foi tratado como um pode expiatório da sociedade. Como alguém que pode ser sequestrado, preso sem julgamento ou testemunhas, como se fosse um ser desalmado, um objeto, nunca uma pessoa. Éramos assim, seres desprovidos de direitos condenados ao silêncio.
Leia mais...





RELATÓRIO GRÁTIS

Já Encontra-se a sua disposição o relatório do VI Encontro Nacional de Usuários e familiares realizado em Goiás. Este relatório será de alta valia pois encontra-se tudo o que foi desenvolvido neste encontro.

Adquira-o clicando aqui.


Uma trajetória poética em uma instituição psiquiátrica

STELA DO PATROCÍNIO
reino dos bichos e dos animais é o meu nome

Stela do Patrocínio foi, em toda sua vida adulta, uma interna de hospitais psiquiátricos. Aos 21 anos, foi internada no hospital Pedro II. Diagnóstico: "personalidade psicopática mais esquizofrenia hebefrênica, evoluindo sob reações psicóticas". Vinha da quarta Delegacia de Polícia. Quatro anos depois, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, onde viveu até sua morte, 26 anos depois. Gostava de falar e de escrever em papelão. Mas sempre foi uma voz excluída: negra, pobre, sem família, nunca possuiu a chance de ser ouvida pelo mundo. Isto começou a mudar em meados dos anos 1980, durante o movimento chamado Reforma Psiquiátrica, quando teve sua fala gravada em fitas cassetes por um grupo de estagiárias. Já naquela época, chamou a atenção pela poeticidade e força que continha. Agora, quinze anos depois, esta fala é pela primeira vez publicada em livro, possibilitando o alcance do grande público.

clique aqui!


MATÉRIAS ARQUIVADAS

Aqui você encontra todas as matérias nacionais passadas, que foram publicadas em nosso site

Clik aqui para conhecer!

CONFIRA NOSSOS FILMES

Alguns filmes estimulam férteis discussões sobre o indivíduo desviante, a loucura e as instâncias produtoras do sofrimento psíquico (família, escola, trablho, etc.)

Clik aqui para conhecer!



Dia Mundial da Saúde Mental,

A exclusão não faz sentido. A discriminação é injusta, para não dizer contrária à ética. Um tratamento é possível e deve ser oferecido. Desejosa de chamar a atenção para a exclusão e a discriminação que envolvem a saúde mental, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convida os governos, os profissionais de saúde e a sociedade a enfrentar o desafio que os transtornos mentais e cerebrais representam. “Não à exclusão, sim aos cuidados”, é a mensagem da OMS que resume uma campanha de um ano, cujo ponto forte será o Relatório sobre a saúde no mundo, consagrado à saúde mental, cuja publicação é prevista para 2001. Leia mais...



Nise Magalhães da Silveira

Conheça Nise da Silveira

Nasce em 15 de fevereiro de 1905 na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil,onde passou toda sua infância, depois do falecimento de seu pai foi embora para o Rio de Janeiro onde já encontrava-se formada em Medicina,Nise Magalhães da Silveira.Graduou-se em Medicina em 1926, pela Faculdade de Medicina da Bahia tendo especializado-se em Psiquiatria em 1933. Leia mais...



Nise Magalhães da Silveira

Conheça o museu do Inconsciente

O MUSEU NISE DA SILVEIRA define-se como um espaço de vida, dinâmico e interativo - uma casa de história, arte, cultura e saúde. Os passadiços, as salas de exposição, a Reserva Técnica, o Arquivo Memória da Loucura e as oficinas estão abertos ao público em geral de segunda a sexta-feira, no horário das 10:00 às 16:00 hs no seguinte endereço:ESTRADA RODRIGUES CALDAS 3400/3O ANDAR TAQUARA/JACAREPAGUÁ · RIO DE JANEIRO/RJ · BRASIL · CEP 22713-370 · TELEFAX (0055XX21) 446-6628. Para uma maior comodidade o Movimento da Luta Antimanicomial oferece para você de forma virtual o grande mundo de que é o Museu, Visite clicando aqui!...




Visite o glossário de palavras do Movimento Antimanicomial, se você é um conhecedor de palavras da área, envie-nos para ela ser publicada. O endereço para envio é:farias@sunnet.com.br



Notícias do SUS, clique abaixo!


Adquira sua cartilha, farias@sunnet.com.br

Cartilha lançada em Maceió - Alagoas, na campanha "EU,MEU MUNDO E AS DROGAS" onde participaram colégios estaduais, municipais e privados nas categorias de cartazes, poesias, redações e home-page do 1º ao 3º lugar. Adquira sua cartilha pelo e-mail:farias@sunnet.com.br




Envie sua matéria para publicarmos


Entre com Email:

Seu nome:

Sua cidade e Estado:

Digite aqui sua Matéria:

Esta matéria é própria?

SimNão


Observação:

Esta matéria será analizada, aguarde nossa resposta.

sddsffssfsdfdsfsfsfsfsffssfssdfdsds
Reforma Psiquiátrica

Levante você também esta bandeira em seu estado e ou município.





Saúde não se vende, Loucura não se prende!

18 de Maio dia Nacional da Luta Antimanicomial



Conselho Nacional de Saúde em questão

Confira as recomendações e o regimento clicando aqui!

A Drª Brundtland apresenta as novas estratégias da OMS.

Para reduzir o peso dos transtornos mentais e das doenças neurológicas que afetam atualmente cerca de 400 milhões de pessoas no mundo, a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Drª Gro Harlem Brundtland anunciou hoje o lançamento de novas estratégias mundiais para a saúde mental. Leia mais...



Conheça O Programa de Saúde Mental de Rio das Ostras

O Programa de Saúde Mental de Rio das Ostras tem como fundamentos os conceitos e diretrizes que constam da Declaração de Caracas, do texto final da 2ª Conferencia Nacional de Saúde Mental, da Proposta Preliminar do Ministério da Saúde - Plano de Inclusão das Ações de Saúde Mental na Atenção Básica - e da Lei 3.657, de 27/03/2001.

Conheça na íntegra.



Conheça o Projeto de Lei No 3.657/89, projeto Paulo Delgado.

Este Projeto,"Dispõe sobre a extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória"

Projeto Original.

Redação Final


Curtas...

1. A Constituição da OMS lembra que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas em ausência de doença ou enfermidade”. A saúde mental é um aspecto fundamental da saúde que permite ao ser humano aproveitar plenamente suas aptidões cognitivas, afetivas e relacionais. Uma boa disposição mental permite enfrentar as dificuldades da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para as ações da sociedade.


2. Apesar dos progressos marcantes observados em quase todos os países no plano da saúde física, os problemas mentais – frequentemente agravados por fenômenos psicológicos e sociais complexos como guerras, migrações, violações dos direitos fundamentais, discriminação com relação às mulheres, exclusão social ou pobreza – são atualmente uma causa importante de doença e incapacidade.


3. Fatos cada vez mais numerosos comprovam a incidência dos problemas mentais no mundo todo, qualquer que seja a idade, o sexo e a classe social. Esses problemas representam 5 das 10 principais causas de incapacidade no mundo: depressão maior, esquizofrenia, transtorno bipolar, dependência do álcool, transtorno obsessivo-compulsivo. Cerca de 400 milhões de habitantes do planeta sofrem de transtornos mentais ou neurológicos ou ainda de problemas psicossociais associados, por exemplo, ao abuso de álcool ou drogas.


4. A prevalência e o impacto dos transtornos mentais foram, por muito tempo, subestimados. Em muitas regiões do mundo a saúde mental é ainda negligenciada e ocupa um ordem de prioridade menor no plano sanitário. O acesso a um tratamento e a medicamentos com boa relação custo-benefício é ainda limitado. É urgentemente necessário dar mais importância à saúde mental e dar respostas reais aos problemas, por diferentes razões: as pessoas afetadas são numerosas; os transtornos mentais têm repercuções socio-econômicas catastróficas; os transtornos mentais e suas consequências deverão aumentar, em princípio, em razão do envelhecimento da população, da agravamento dos problemas sociais e dos transtornos civis.


LANÇAMENTO

MAIS UM PARA NOSSA BIBLIOTECA

 Livro de Ana Marta Lobosque

Baseado em um amplo conjunto de ousadias e rupturas, Experiências da loucura  introduz um novo saber-fazer em relação aos portadores de sofrimento psíquico, no qual merece destaque não apenas a dimensão teórica da clínica, mas também suas dimensões política e social (muito distantes de uma vulgar politização): isto porque a forma de uma sociedade lidar com a loucura implica uma tomada de posição em relação a toda diferença, diversidade, alteridade.


PROFISSIONAIS DISCUTEM...

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JUNTO AO INDIVÍDUO PORTADOR DA PARALISIA CEREBRAL

A paralisia cerebral pode ser definida como um prejuízo permanente da postura e do movimento resultado de uma desordem encefálica não progressiva (Schwartzman - 1993). As causas da paralisia cerebral são várias, mas frequentemente encontramos: - problemas durante a gravidez .



Seguem abaixo as Portarias em Saúde Mental,adquira aqui gratuitamente.

Portaria 189
Portaria 224
Portaria 106
Portaria 799
Portaria 1.220

Dúvidas


Se você tem dúvidas ou sugestões envie para farias@sunnet.com.br ou lesinho@zipmail.com.br

Produtos

Carta ao Leitor
Novo espaço ofertado Notícias
Organização
Históricos
Exp.Assistênciais
Eventos
Endereços
Bibliografia
Novo espaço ofertado Legislações
Links
Novo espaço ofertado Glossário
Pesquisa

Institucinal

Cadastre seu e-mail e receba notícias atualizadas do movimento



Institucinal

CRP-15

Serviços com home-page, seleção e treinamento


Fly Soft Serviços com Design em home-page, Seleção e Treinamento. WebMaster: Alessio Sandro Tel.:(082) 976 9420 Maceió/Alagoas - Brasil

Patrocínio


Conselho Federal de Psicologia


Conselho Regional de Psicologia - CRP06

Banco do Brasil
Conselho Federal de Medicina

Apoio


Provedor Sunnet

Conselho Regional de Psicologia/Al

Conselho Regional de Enfermagem/Al

Conselho Regional de Serviço Social/Al

Projeto Crescer Ligue (0xx82-336-5656

Emturma Turismo Oficial de Maceió

Prefeitura de Maceió-Al

Polícia Militar de Alagoas

Telemar Alagoas

Centro de Crescimento Humano / CCH

Secretaria Estadual de Saúde / SESAU

Unipsico de Alagoas

Conselho Regional de Psicologia CRP - 04

Ministério da Saúde

 


Voltar Painel

Núcleo Estadual de Saúde Mental de Alagoas - NESM / AL
Movimento Nacional da Luta Antimanicomial
  E - mail: farias@sunnet.com.br
Você é o visitante nº
Nacionalidade BrasileiraCopyright ©1999 Luta Anti Manicomial Alagoana.Estado de Alagoas
Home Page criada em 14 de Maio de 1999 por:

Fly Soft Serviços com Design em home-page, Seleção e Treinamento. WebMaster: Alessio Sandro Tel.:(082) 976 9420 Maceió/Alagoas - Brasil