Clínica de Urologia

Dr. Anoar  Samad

Chefe dos serviços de urologia dos hospitais

Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas  Hospital Adventista de Manaus

Telefone 0xx92 - 233 6698 / 622 3939 ramal : 184 / 613 1313

Principal

A Clínica

Exames diagnósticos

Tratamentos

Cirurgias

A anestesia

Horário das consultas

Equipe médica   

Dr. Anoar Samad

Patologias urológicas mais comuns

Casos clínicos

LInks de interesse

Sociedade Brasileira de Urologia

 

 

Casos Clínicos

 

CANDIRU  DENTRO DA URETRA.

Candiru: peixe da região amazônica: Ordem Siluriformes ; Família Trichomycteridae e Gênero Plectrochilus

 

Introdução : Urologistas que atendem em serviços de urgência estão acostumados às causas mais frequentes de uretrorragia como cálculo impactado na uretra , infecções e até mesmo alguns casos de corpos estranhos.Mas, sem dúvida , um peixe dentro da uretra é incrível.

Caso clínico : Paciente de 23 anos, sexo masculino , procura o serviço de urgência com extrema dificuldade para urinar e sangramento pela uretra , com história de que há 3 dias sofrera um ataque por um peixe da região amazônica conhecido pelo nome de CANDIRÚ e que o mesmo havia penetrado em sua uretra quando estava urinando dentro do rio, referia que tentou segurá-lo,  mas era muito liso e parecia ser de pequeno tamanho. Ao exame físico, o paciente apresentava-se descorado com febre , forte dor à manipulação do pênis ,retenção urinária, sangramento pelo pênis  e grande inchaço de bolsa  escrotal . Encaminhado ao centro cirúrgico , e , sob anestesia , realizamos cistoscopia ( endoscopia da uretra e bexiga )  para diagnóstico e documentação do caso. Identificamos  que o peixe era de grande tamanho ocupando toda a uretra anterior e com impactação perto do esfíncter urinário ou músculo que controla a urina  ( provavelmente, enquanto vivo o peixe tentou penetrar em bolsa escrotal, explicando o importante inchaço  da mesma ). Pensamos em abrir o períneo e retirá-lo por esta via, mas conseguimos retirá-lo por via endoscópica. Paciente permaneceu internado com cuidados clínicos inerentes ao caso e , no seguimento de um ano , não aprentou estreitamento da uretra  e /ou  qualquer outra complicação.

Discussão : Este peixe foi tombado na coleção ictiológica do INPA  ( 15590 ) e positivamente identificado como da ordem Siluriformes ; Família Trichomycteridae e Gênero Plectrochilus.Provavelmente o ataque ocorrera por alguma substância na urina humana que atraiu este peixe. De todas as formas este foi o único testemunho documentado de acidente com humanos.  

Odontoidios do Candiru

 

 

Comentários e sugestões escreva para

Dr. Anoar Samad

Endereço da clínica

Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas

Av. Joaquim Nabuco 1359 Centro

Telefone 0xx92 - 233 6698 / 622 3939 ramal : 184

e-mail : urologia@clinica.net

Esta home page foi criada usando 

Designer by soraya@medicina.net