blog*spot
get rid of this ad | advertise here
Joanar

Terça-feira, Dezembro 03, 2002



Comente

BYE, BYE

Este blog fez um ano no dia 26 de novembro e eu sequer me dei conta da data. Isto é um sinal inquestionável do fim, infelizmente. Mas foi muito bom enquanto durou. Continuo postando por aí nos comentários alheios.


Quarta-feira, Outubro 30, 2002



Comente

Enfim, a vitória, 22 anos depois

Os meus dois irmãos mais velhos sempre olharam para mim com um misto de orgulho e ciúme. O segundo sentimento é óbvio, afinal, a caçulinha da família é sempre cercada de cuidados, nunca pode ir até a esquina comprar o pão porque é pequenininha e sempre é defendida no caso de uma muito provável briga de socos e pontapés com os filhos mais velhos. O orgulho até que às vezes era bem disfarçado, mas eu sempre percebi a felicidade deles a cada conquista minha: o boletim, o vestibular, o diploma universitário, o primeiro emprego, a mudança para um jornal grande, o apartamento alugado recentemente para morar sozinha...

E foi com essa mistura de sentimentos que eu acompanhei o meu irmão menor até vê-lo chegar agora ao topo. Em 1980, quando eu tinha quatro anos, meus pais tiveram um outro filho. Ele tomou muito do tempo dedicado a mim. Isso me incomodou no início. Ele exigia cuidados diferentes dos que foram dados a mim e a meus irmãos mais velhos. O novo caçula era festeiro. Em um mês, meu pai - que sempre foi um cozinheiro de mão cheia - fazia um angu à baiana e enchia a casa de amigos (que eram chamados de companheiros). No outro mês, um panelão de canja de galinha levava mais dezenas e dezenas de pessoas que eu nunca tinha visto para dentro da minha sala. Sem entender muito bem o que estava acontecendo, eu até que gostava das festas. E tudo era motivo de festa. Também havia reuniões seriíssimas que levava umas 20 pessoas até minha casa. O assunto era o meu irmãozinho e eu ficava espiando pela porta entreaberta do quarto, onde meus pais presumiam que eu estava dormindo. Mas por que tanto se discutia esse moleque? Não basta ter apenas pai e mãe? Não, o meu irmão menor tinha uma infinidade de parentes. Nem eu havia sido tão paparicada... Ai que ciúme!

Fui crescendo, o ciúme foi acabando e no lugar dele cresceu o orgulho. Ficava feliz de ver cada conquista do meu irmãozinho em várias partes do país. Sim, meu irmão fazia sucesso e virou uma febre no Brasil todo. Em 1989, com apenas 9 aninhos, o moleque abusado resolveu que seria presidente. Meu pai, minha mãe, aqueles tios e tias que iam às festas lá em casa em 1980 agora já tinham se multiplicado por milhões. A famíila era grande e o moleque teria um bom apoio. Infelizmente, a primeira tentativa foi frustrada. Em 1994 e 1998, mais duas derrotas. Mas ele continuou crescendo, aparecendo, aprendendo e, sobretudo, merecendo.

Chegou 2002. Meus pais estavam um tanto decepcionados com o filho caçula que, aos 22 anos, havia se afastado um pouco do ideal que o cercava em 1980. O moleque estava em companhias suspeitas e seu Joaquim e dona Geyse se preocupavam muito com isso. Mas filho não se abandona e o amor falou mais alto: os dois voltaram a carregar no colo o garotão. Voltaram a sonhar com a possibilidade de um mundo melhor e se deram conta de que nunca estiveram tão perto disso. Eles estampavam no peito e no rosto o orgulho de ter ajudado a criar aquela criatura que levava milhões e milhões de brasileiros a sonhar com tempos melhores.

Domingo, 27 de outubro, eu estava na Praia de Icaraí comemorando com meu pai. Finalmente, o partido que ele ajudou a fundar em Niterói há 22 anos chegava ao topo. Minha mãe estava na Cinelândia, empunhando sua bandeira vermelha com a estrela branca. Meu irmão ficou em casa cuidando da sua pequena Ana Luísa, que nascera há apenas 11 dias. Minha irmã mais velha hoje mora em Fortaleza mas, certamente, de alguma maneira, estava comemorando a façanha do caçula da família. Durante a festa na praia, parou um daqueles companheiros da antiga, que freqüentava o angú à baiana e a canja de galinha, e gritou no ouvido do meu pai: "Joaquim, nós conseguimos!". O meu pai, com o olhar distante, respondeu apenas: "Em pensar que todas as fichas de filiação do partido cabiam em uma única caixa de sapato. E nós guardávamos aquela caixa como se fosse o nosso maior tesouro..."


Terça-feira, Outubro 15, 2002



Comente

SOLUÇÃO?

Para aqueles que acreditam que para salvar o futebol carioca só mesmo um super-herói, o Flamengo deu o primeiro passo, o clube acaba de eleger Super Helinho como presidente. Lembram dele? É aquele ricaço que, na falta do que fazer em 1986, candidatou-se a senador pelo estado do Rio e tinha a alcunha de Super Helinho, com direito a bonequinho voador e tudo. O número do cara era o mesmo que este ano representou o 666 na eleição carioca, 222. Mas, ao contrário de Crivella, o empresário ficou de fora do senado. Bom, agora ele é presidente do Flamengo, então tenho que torcer pelo sucesso dele, né? Fazer o que...


Segunda-feira, Outubro 07, 2002



Comente

ELEGEMOS A SENHORA CREYSSON

Nesta segunda-feira, acordei com um cheiro insuportável de rosas tomando a minha casa. Sentia que algo de estranho acontecia. Na rua, um carro de som estridente fazia entrar em minha casa o Elymar Santos. Cantor de pérolas eróticas como "Escancarando de Vez" e "Taras e Manias", ele estava cantando aquela que, sem dúvida alguma, é a música mais obscena e descarada de todo o seu repertório: o jingle da candidata Rosinha. Pior: o jingle da governadora eleita Rosinha. Sim, porque cinco minutos de olhos abertos foram suficientes para eu receber dois telefonemas, um do meu irmão e outro da minha mãe. Ambos com a mesma notícia: 51%, uma péssima idéia.

Na mesma hora, lembrei-me daquela mulher quase japonesa olhando para a câmera e dizendo que iria matar a minha fome, arranjar um emprego para mim. Lembrei-me da candidata quase autista que, durante o debate da Globo, insistia em dialogar exclusiva e unicamente com a câmera, ignorando a presença de outros três concorrentes e até a mediação de um jornalista. E, ato contínuo, lembrei-me do Seu Creysson. Sim, amigos, elegemos a Senhora Creysson. Com um discurso tão cheio de promessas vazias quanto o do personagem, aproveitando tanto a ingenuidade dos mais pobres quanto o personagem, Rosinha chega ao Palácio Guanabara. E assim como o candidato criado pelo Casseta & Planeta, a nossa próxima governadora também abusou das gafes lingüísticas. Ela prometeu reduzir a vasão escolar, acabar com o anafabetismo (será que a palavra escrita com o devido L na segunda sílaba lhe pareceu algum tipo de ato sexual?) e sábado, véspera da eleição, deu o golpe final ao aparecer na televisão em um direito de resposta concedido pelo TRE, quando jurou de pé junto que traria de volta a alta estima do povo do Rio de Janeiro. Não sei quanto a vocês, mas minha estima anda em baixa enquanto integrante do povo do Rio de Janeiro.

Lembrei-me de uma viagem que fiz a Porto Seguro, em 1993, excursão de colégio. Um belo dia, estávamos nós lá em um clube da cidade, cerca de 120 adolescentes no auge de seus 17 anos. Do outro lado, uns 30 paulistas chatos. A briga foi inevitável. Implicâncias de parte a parte que chegaram até ao alto-falante do clube. No Centro, uns 15 mineiros que resolveram entrar na briga só para não se sentirem excluídos. Mas nós, cariocas espertos, não nos incomodamos com os pães de queijo, nosso alvo era a galera do Rio Tietê. Tudo era apenas uma brincadeira saudável, mas naquele dia ganhamos a briga graças à superioridade numérica e à maior disposição conferida por nossa pouca idade, já que os adversários paulistas eram jovens senhores beirando os 30 anos. Hoje, quase 10 anos depois, eu sou uma jovem senhora beirando os 30 anos e estou do lado com inferioridade numérica. Se tivéssemos novamente um alto-falante à disposição, certamente os surfistas do Tietê ganhariam a briga, porque contra fatos não há argumentos: enquanto o malufismo parece ter sido definitivamente enterrado, os cariocas vêem (e fazem) nascer o garotinismo. Tudo bem paulistas, jogo a toalha. Podem nos gozar, implicar, divirtam-se! A festa é de vocês!


Domingo, Setembro 15, 2002



Comente

FESTA

SÃO PAULO 6 x 0 FLUMINENSE, BOTAFOGO 1 x 1 VASCO, GUGA CAMPEÃO. E ainda por cima o Flamengo não jogou, evitando qualquer vexame. O domingo só não foi perfeito porque eu estava de plantão e Bobinho Barrichello ganhou a corrida, mas não se pode querer tudo, não é mesmo?



Comente

Dislexia: incapacidade de compreensão do que se lê, devido a lesão de sistema nervoso central (Dicionário Aurélio).

Definitivamente, eu não estou bem. Troco as letras, leio uma coisa e entendo outra, o problema realmente está sério. Hoje tive a comprovação: lendo algo sobre música, fiquei perplexa ao perceber que o FMI tem uma gravadora! Gente, além de se meter na Argentina, no Brasil e em outros países por aí, o Fundo Monetário Internacional agora quer controlar a música? Ah, fiquei indignada, que isso? Já estava pensando em escrever um texto enfurecido, chutando o balde, malhando Deus e todo mundo quando assim meio que de relance olhei novamente para a notícia: "Paralamas gravarão CD pela EMI". Então tá, né?


Sexta-feira, Setembro 06, 2002



Comente

FIZ UM CURTA-METRAGEM. VEJAM AQUI!!!!


Quarta-feira, Agosto 14, 2002



Comente

Quatro perguntas para os quatro principais candidatos ao governo do Rio (a ordem das respostas foi definida pelo alfabeto):

JOANAR: Boa noite Candidata(o), tudo bem?

BENEDITA DA SILVA: Não está melhor porque eu herdei um estado falido do meu antecessor, o senhor Garotinho. Tenho que fazer um esforço enorme para conseguir administrar o rombo no orçamento deixado pelo meu antecessor, o senhor Garotinho. Além disso, em apenas nove meses terei que dar o máximo para tirar do Rio de Janeiro todas as mazelas deixadas pelo meu antecessor, o senhor Garotinho.

JORGE ROBERTO SILVEIRA: Em Niterói, está tudo ótimo. Sei que o resto do estado não está tão bem, mas o meu governo transformará o Rio todo em uma grande Niterói. Quem diz o contrário é a favor da baderna.

ROSINHA MATHEUS: Tudo bem!!!!! Boa noite para você, eleitor!!!! Eu quero dizer para você, olhando no seu olho, que comigo está tudo ótimo!!!!!!

SOLANGE AMARAL: Boa noite Joanar. Se está tudo bem? Não, mas NÓS temos um programa de governo que possibilitará que o cidadão responda com firmeza: está tudo bem. Tem que estar tudo bem na EDUCAÇÃO, na SEGURANÇA, na SAÚDE e na DOENÇA. NÓS vamos conseguir isso porque EU represento a mudança.

JOANAR: Candidata(o), que horas tem?

BENEDITA DA SILVA: Hora de trabalhar. Temos pouco tempo. Precisamos correr para administrar este governo falido que eu recebi do meu antecessor, o senhor Garotinho. Tenho certeza que com muito trabalho conseguiremos apagar a má impressão deixada pelo meu antecessor, o senhor Garotinho.

JORGE ROBERTO SILVEIRA: 22h30, hora de Niterói.

ROSINHA MATHEUS: Chegou a hora de apagar a velinha, vamos cantar aquela musiquinha, parabéns (GAROTINHO!), parabéns (GAROTINHO!), pelos seus adversários...

SOLANGE AMARAL: É hora de o povo dar um BASTA nesta política que aí está. Hora de dizer o QUANTO está insatisfeito e mostrar que QUER mudanças. EU represento a mudança.

JOANAR: Candidata(o), você pode me dar licença?

BENEDITA DA SILVA: A prática de distribuição de licenças era freqüente no governo do meu antecessor, o senhor Garotinho. Por conta disso, temos um rombo no orçamento enorme, deixado pelo meu antecessor, o senhor Garotinho. Eu tenho um relatório que mostra as condições que eu encontrei o governo do estado, após a saída do meu antecessor, o senhor Garotinho.

JORGE ROBERTO SILVEIRA: Há um mal-entendido. Algumas pessoas espalham boatos de que houve distribuição de licenças para obras com gabarito muito alto em Niterói, mas isso é uma inverdade. O gabarito de Niterói foi definido há 40 anos, era necessária uma mudança. Eu apenas aumentei a altura dos prédios em algumas ruas de dois pavimentos para 47 andares, mas essas licenças foram concedidas seguindo um plano estratégico para desenvolvimento da cidade. Aumentar o gabarito de 2 para 47 andares foi uma decisão altamente estudada. Quem diz o contrário é a favor da baderna.

ROSINHA MATHEUS: Claro, pode passar!!!! Querido eleitor, eu quero dizer mais uma vez, olhando nos seus olhos, que eu farei de tudo para que o seu caminho para a felicidade esteja sempre desobstruído.

SOLANGE AMARAL: Não sou EU que estou em seu caminho. Joanar, você tem que entender que a estrutura de poder PRECISA mudar. Muitas vezes, o que achamos que está no lugar errado, na VERDADE é o que está no lugar certo. E vice-versa. Vou te dar uma cópia deste livrinho aqui, que contém o MEU programa de governo, que irá comprovar que este é o MEU lugar porque EU represento a mudança.

JOANAR: Quer café, candidata(o)?

BENEDITA DA SILVA: Preciso tomar muito café para agüentar o ritmo deste governo difícil que herdei das mãos do meu antecessor, o senhor Garotinho. Durmo todos os dias às 2h e levanto às 6h. Tenho muita disposição, aos 60 anos, para livrar o povo do Rio das mazelas deixadas pelo meu antecessor, o senhor Garotinho.

JORGE ROBERTO SILVEIRA: Não tem hidrovita? (Nota da Redação: Hidrovita é um líquido não-identificado que só é vendido em Niterói).

ROSINHA MATHEUS: Querido eleitor, estou aqui para dizer, olhando nos seus olhos, que eu só tomo café sem açúcar!!!!

SOLANGE AMARAL: Aceito, Joanar. Por favor, coloque três gotas de adoçante e duas colheres de açúcar. Sim, porque EU tomo café com adoçante e açúcar. EU quero mostrar que sou diferente de todos os outros. Quem já leu o MEU programa de governo SABE que a NOSSA proposta é diferente de tudo o que já foi feito, porque EU represento a mudança.


Home