SERVIÇOS
  Sobre nós
  Produto
  Cadastro

SEÇÕES
  Legislação
  Base de Dados
  Links

ARQUIVOS
  Clipping
  Arquivo imprensa
  Imagens
  Artigos

PASTAS
  Educ. Ambiental
  Fauna
  CO2
  Ciências
  Informática
  Meio Ambiente
  Turismo
  Água
  Análises

DOSSIÊS
  Petrobras
  Transgênicos
  Copel
  Crise Energética
  Código Florestal
  Guerra Biológica

Classe: MAMMALIA
Ordem: CARNIVORA
Família: CANIDAE

Espécie: Speothos venaticus (Lund, 1842)
Nome vulgar: Cachorro-vinagre
HB: 575-750mm
T: 125-150mm
WT: 5-7kg

Este canídeo distribui-se pela América Central e América do Sul, desde o Paraná, Bolívia e Paraguai, até o Nordeste da Argentina. No Brasil sua distribuição original inclui toda a região amazônica, Brasil Central e de Minas Gerais até santa Catarina.

È um animal com pelagem longa e macia, de coloração parda de tom mais claro, ruivo-avermelhado na cabeça, pescoço e dorso. O focinho, as pernas e a cauda são curtos em relação ao corpo. Os filhotes são preto-acinzentados.

Freqüenta ambientes florestais, é diurno, terrestre e usualmente anda em pequenos grupos, sendo provavelmente o mais social dos canídeos sul-americanos, mas também pode ser solitário.

Tem hábito alimentar fortemente carnívoro e em grupo pode capturar presas maiores do que ele. Nada bem e utiliza tocas como abrigo.

Pode ter até seis filhotes, após 63 dias de gestação.

É uma espécie endêmica de cerrados e de florestas tropicais e equatoriais, extremamente rara em toda a sua área de distribuição.

Faltam informações oficiais sobre a ocorrência e situação desta espécie no Paraná, mas o Estado de Santa Catarina é considerado seu limite meridional.

Home ]Acima ] CUÍCA D'ÁGUA (Chironectes mininus) ] MICO-LEÃO DA CARA PRETA (Leontopithecus caissara) ] BUGIO, GUARIBA (Alouatta fusca) ] TAMANDUÁ BANDEIRA (Myrmecophaga tridactyla) ] TATU CANASTRA (Prodonte maximus) ] PACA (Agouti paca) ] LOBO GUARÁ (Chrysocyson brachiurus) ] SUÇUARANA (Felis concolor) ] GATO DO MATO GRANDE (Felis geoffroyi) ] QUEIXADA (Tayassu pecari) ] TAPITI (Sylvilagus brasiliensis) ] CERVO DO PANTANAL (Blastocerus dichotomus) ] VEADO CAMPEIRO (Ozotocerus bezoarticus) ] ANTA, TAPIR (Tapirus terrestris) ] [ CACHORRO VINAGRE (Speothos venaticus) ] ONÇA PINTADA (Panthera onca) ] LONTRA (Lutra longicaudis) ] GATO DO MATO MARACAJÁ (Felis wiedii) ] GATO DO MATO PEQUENO (Felis tigrina) ] ARIRANHA (Pteronura brasiliensis) ] JAGUATIRICA (Felis pardalis) ]

 

MANUAL PRÁTICO DE PODA E ARBORIZAÇÃO URBANA
Eleutério Langowski & Neuceli Klechowicz
Com 42 páginas, a publicação tem sentido prático e é de muita utilidade para técnicos, planejadores e operários que se dedicam ao nobre trabalho de cuidar da Arborização Urbana das nossas cidades. A publicação é vendida ao preço de R$ 10,00 e pode ser adquirida por reembolso postal.
Contate-nos!

 

Voltar ] Acima ] Avançar ]