ClandestinaRBemba



  Page d'accueil
    * ¿Qué pasó? *
    * Me gustas tú *
    * Planeta Trampa *
  A propos
  Archives
  Livre d'or
  Contacts
 

  Souscrire
 



  Liens
   .: ClandeInterviews :.
   Scart, Australian Artist
   Karim Aou, France
   Víctor Afonso, AutarquíA
   Lau Siqueira, Brasil
   Jaleo Real, Barcelona
   Romain Blachier, France
   Alejandro Radovic, Tierra
   Pulpul, Ska-P
   Paulo Murta, Brasil
   Douglas Kim, Lest3r, Brasil
   Rodrigo Dimenor, Brasil
   Julio Lobos, Gaia Stalla
   Alain Joannes, France
   Mariuà, Barcelona, España
   Jamie Cotto, 1 Giant Leap
   Alessandro Buzzo, Brasil
   Chupa, Scotish Artist
   .: ClandeMúsica :.
   1 Giant Leap
   Banda Bassotti
   Che Sudaka
   Fermin Muguruza
   Fred Alpi
   Gaia Stalla
   Katumbi Express
   La Grande Sophie
   La Verdolaga
   Manu Chao FVG
   Manu Chao Galicia
   Manu Chao Guia Web
   Manu Chao México
   Manu Chao Peny's Page
   Manu Chao Site Officiel
   MicroPlatform
   Ojo Projekt
   Radio Chango
   Ridan
   Rita Lee
   .: ClandeBlogs :.
   Agua Fuertes (Cast.)
   Alea jacta est (Fr.)
   Alma de cantaro (Cast.)
   Appunti di viaggio (It.)
   Au fil de soi (Fr.)
   Blogue de Zub (Fr.)
   Cabezas (Port.)
   Caro Diario (Cast./It.)
   Cerveau Disponible (Fr.)
   Cuba Vive (It.)
   Daniel K (Cast.)
   De Treinta y Pico (Cast.)
   Diario de la Tierra (Cast.)
   Djaratoh (Fr.)
   El País de Sikanda (Cast.)
   Escolar.net (Cast.)
   Esprit du Vinaigre (Fr.)
   Frontera de Papel (Cast.)
   Gabriela (Cast.)
   Giusec & Frienz (It.)
   Globalizado (Cast.)
   Goleech (Cast.)
   Gorka Limotxo (Cast.)
   Guillermito (Eng./Fr.)
   Hchicha's Blog (Fr.)
   Imposture (Fr.)
   Jabalí Digital (Cast.)
   Joey (Fr.)
   La Cigale (Fr.)
   La Konchita (Fr.)
   La Vida Sound... (Cast.)
   Maevina (Fr.)
   Mediactu (Fr.)
   Michael Bérubé (Eng.)
   No Filter (It.)
   Nouvelle Vague... (It.)
   Patchuko (Cast.)
   Pépites (Fr.)
   Perspective (Eng.)
   Poesia Sim (Port.)
   Publicus Sociale (Port.)
   Quintescent (Fr.)
   Rayuela Fotoblog (Cast.)
   Sir Dystic D'Arcy (Fr.)
   Son dévidoir... (Fr.)
   Suburbano (Port.)
   Surfing Amazonas (Cast.)
   Synapse (Fr.)
   Todo lo sólido… (Cast.)
   Tu vida es mi vida (Cast.)
   True (Cast.)
   Yenayer (Fr.)
   Yoggibat (Fr.)
   .: ClandeNews :.
   24 Horas Libre
   ArgenPress Info
   El Peruano
   Google News
   La Jornada
   Le Monde
   News.com.au
   Perú 21
   Rebelión
   .: ClandeArt :.
   Daeron.net
   Luis Royo
   Sebastião Salgado
   .: ClandeStina :.
   Projeto Hip Hop Educando
   Clandestina por Buzo
   ¡La VoZ del PUebLo...!
   Os Olhos do Mundo
   .: ClandeLinks :.
   Artisans du Monde
   Blogwise
   FRMT
   Globalise Resistance
   Indymedia
   My-TV
   Secouez.org
   Survival International
   .: ClandeGuestBook :.
   Mi Libro de Oro... Mon Livre d'Or... My Guestbook...





http://20six.fr/clandestinarbemba

Hébergé par 20six.fr



Entrevista com Paulo Murta

 


       Hoje, encontro com  Paulo Murta, graduado em Eletrotecnica  pelo CEFET PR, e em Ciência Política, pela Faculdade Internacional de Curitiba  é um dos fundadores do Partido Verde no Brasil , é fundador e membro  da ONG de proteção ambiental ARASTAO, com sede no estado do  Paraná  região sul do Brasil, Administrador de Empresas  na cidade de Curitiba . fficeffice" />


 


 


                            



 


 


- Qual é a sua idéia sobre política?


 



Política é o nosso dia a dia , a política envolve uma grande parte da nossa vida , e sendo assim ela está  longe de ser coisa apenas de políticos, por estarmos vivendo já estamos fazendo política , o nosso cotidiano é uma eterna política;  alguns de nós temos a política como vocação ( ou seja vivemos para a política, sem visar benefícios , outros a tem por profissão ( ou seja vivem da política, e dela visam benefícios). 


 


- Como começou sua participação na política?


 



 Militando em movimentos ambientais ,  sempre na minha vida acadêmica exerci uma liderança carismática, e sempre tive ideal, por uma melhor  qualidade  de vida  no planeta.


 


- A Amazônia, pulmão do mundo, está sendo destruída mais e mais a cada dia. O que pretende fazer  corretamente a fim de parar isto?


 



 Toda a riqueza acaba por se tornar , objeto de cobiça , impondo ao detentor  o ônus da proteção. a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, em sua soberania é muito defendida pelo governo brasileiro,  e pelo povo Brasileiro ,ela não é internacional ela é parte do território Brasileiro,  o nosso governo está  implantado um sistema de vigilância por satélites, para monitorar desmatamentos e queimadas, e nós ambientalistas somos os fiscais deste monitoramento.  Defendemos que os recursos da amazônia devem ser explorados de forma racional, os povos que habitam a floresta tem que ser preservados, a conscientização da população é o melhor remédio, para salvar esta floresta. Nós defendemos uma preservação radical porem sustentável, não prejudicando aquela população ribeirinha, ou nativa da região. estudos científicos devem ser realizados, com cautela , para que a humanidade possa usufruir racionalmente os benefícios ali extraídos, em seu bem.


 


- Qual é o maior fator de poluição no Brasil?


 



 Poluição das águas, problema este também do mundo


 


- Como pretende reduzi-lo?


 



 Desenvolvendo políticas publicas , que visem a conscientização da população, temos que educar o cidadão para  que ele enxergue  a necessidade de  cuidar das águas, e torne se fiel protetor das águas.  temos que proteger as matas ciliares,  temos que investir maciçamente em saneamento básico, rede de esgoto, reciclagem e despoluição de rios já contaminados.


 


- Qual é a atual política de Lula a respeito da ecologia?


 



 Por enquanto uma  política tímida, o ponto positivo foi a  nomeação  da ministra Marina Silva, uma eterna militante defensora  do meio ambiente. Nós do partido verde estamos colaborando com propostas e projetos.  


 


- Os brasileiros são interessados e preocupados com a ecologia e o Partido Verde?


 



 Nós os brasileiros nas duas ultimas décadas , começamos a encarar a questão ecológica com mais respeito, e por ela nos preocupamos bastante,  os movimentos ambientais e o Partido Verde são os canais de voz , para levar esta bandeira, esta luta  para a população  temos muito a colaborar ainda.


 


- O teu programa aborda a democratização das instituições. Podes explicar-nos esta idéia? 


 



Defendemos uma participação mais transparente da sociedade , nas políticas publicas , queremos um estado  menos burocrático  e que as liberdades sejam respeitadas.


 


- Buscar novas tecnologias é uma das idéias do Partido Verde. Poderia citar alguma?


 



Defendemos formas alternativas para geração de energia, um dos maiores problemas da humanidade. Dizemos  não ao nuclear e  sim para a energia leve: Eólica, Solar,  gerada em micro e pequenas hidroelétricas,  defendemos a utilização de combustíveis menos pesados (  biodiesel , álcool etc.).  


 


- Direitos das mulheres, liberdade sexual. Entendemos a necessidade das mulheres serem consideradas iguais aos homens, mas em relação à liberdade sexual é menos claro. Poderia esclarecer?


 



A defesa das minorias , é uma das bandeiras do nosso partido. Qualquer maneira de amor vale a pena, desde que os direitos sejam  respeitados. Em uma sociedade educada culturalmente , a liberdade sexual pode ser liberada, cada um faz o que quer , respeitando o  próximo. lutamos em defesa para que esta sociedade se eduque e os  grupos minoritários sejam respeitados e possam expressar suas necessidades..


 


- Um salve final.


 



 Vivemos  em um pais, de terceiro mundo , que saiu de um longo regime ditatorial, em que todas as liberdades foram castradas , e ainda hoje duas décadas depois da conquista da democracia ainda  enfrenta graves  problemas, sociais ,aqui existe   muita pobreza; Ao falarmos em defesa de meio ambiente, defesa de liberdades, de minorias,   normalmente  somos taxados de loucos, ao  ser contra o corte de uma arvore, ser contra um desmatamento,  ser  contra a abertura de uma estrada, ser contra a liberação de produtos  modificados geneticamente , por que  a sociedade ainda  carrega a cultura do regime ditatorial, mas  estamos vencendo essas  barreiras , a população está se politizando e com o tempo  melhoraremos estas condições. a população brasileira é uma população miscigenada, formada por varias raças, e esta miscigenação é que faz a alegria deste povo tão sofrido. Com o tempo conquistaremos o nosso espaço, a nossa arma será a conscientização da população e a participação dela será a solução para  melhorar  a nossa qualidade de vida.


 


 


Biografia de Paulo Murta


 


 


 


 


 


Agradeço-o muito, Paulo, ter-se consagrado do tempo e ter respondido nesta entrevista.


 


  


 


 


Entrevista realizada por Clandestina  


6.3.04 01:06
 


Aller à la date 8 Commentaire(s)     URL de TrackBack


xavi (6.3.04 12:11)
Los partidos verdes son necesarios para este mundo en el que vivimos tan estropeado. La gente, en cuanto les hablas de ecologia, de residuos radioactivos y de guerra, del Amazonas, de los transgenicos, de las ballenas, del prestige, de greenpeace o de Amnistia Internacional, te miran por encima del hombro y te juzgan como "bicho raro" aunque no es mas que para acallar sus conciencias ya que se defienden con el ataque para no ver la "paja en el ojo propio".
En cuestion de las politicas, de cualquiera... lo triste es que la gente de partido luchadora y honrada solo estan en su mayor parte en las bases, en personas que aun no tienen poder politico ni escaños... en cuanto lo consiguen, se convierten en servidores del poder y las multinacionales, pues tienen que "negociar" con opinion publica (prensa, tv y electorado) capitalismo (multinacionales, patronal, bancos, etc) y deben entrar en el "juego sucio" para mantenerse. Para mi, la proporcion de esto esta en el 60-70 y 80 % respecto a los partidos ya bien sean de izquierdas, centralistas o de derechas y en ese orden de %.
La humildad con su significado del diccionario mas literal, solo existe en mayor medida cuando no hay poder, dinero ni votos que mantener. Sad but true.
Pese a todo esto, no soy apolitico y siempre voto a los verdes.


xavi (6.3.04 12:15)
Por cierto, un gran saludo a Corinne y felicitarla por su blog, sus entrevistas
y sus puntos de vista por este mundo. Besos a tod@s.
Altre mon, es posible


Zen (6.3.04 19:39)
http://zen.weblogger.terra.com.br
Interessante a entrevista. Concordo com as ideias dele. Discordo da analise que ele faz da politica ambiental do governo Lula. A politica dele ateh agora tem sido desastrosa. Tanto que o Fernando Gabeira, lideranca verde importantissima no Brasil, saiu do PT. Dois exemplos claros sao a liberacao dos transgenicos e a importancao de pneus. Outro absurdo foi a defesa da bomba atomica pelo ministro da ciencia e tecnologia. Marina Silva eh uma ministra excelente, mas o seu ministerio nao tem poder nenhum. Ela eh a token ambientalista desse governo.
Lula, infelizmente, traiu as suas origens e atualmente faz o jogo neoliberal. Eh compadre do Bush que o admira muito...(precisa dizer mais?)
Gostei da entrevista com o Paulo. Muito legal ele...


Angela zanetri (8.3.04 16:53)
Muinto interessante o ponto de vista do paulo, são pessoas assim quem devem participar de forma mais intenssa das decisoes , do nosso pais. Parabens pela entrevista .


julio cesar oliveira (8.3.04 16:58)
Brasil, o país que precisa ser salvo. as nossas florestas estao sendo destruidas de forma absurda, os nossos rios estao sendo poluidos, as nossas cidades estao se acabando. salvem nos, sou simpatizante do partido verde. parabens pelo trabalho.


robert m. carthy (8.3.04 19:12)
For the interview, the beliefs or ideas of Paul, of a loving one of the nature, and these ideas have that to be spread out for all the alive world the green movement. one saves planet.


(9.3.04 00:00)
La humildad Xavi, seria tan bueno que existe aun esto, si ya ha existido. Muchas gracias por todo. Besos
Zen, Angela, Julio ---> sim, o trabalho Paulo é muito importante e temos chances que pessoas como ele batem-se assim neste mundo.
Robert ---> we try to spread them all over us. We have to save our planet!!!


daniel (16.3.04 19:30)
Dá-lhe Minas, sucesso ao seu trabalho.
viva a vida.

Nom :
E-mail :
Site web :
M'envoyer un e-mail quand des commentaires sont postés.
Mémoriser les informations (cookies).



 Insérer des smileys
Recopiez le code de sécurité:
 



L'auteur du blog est responsable de tous ses contenus. Ouvrez votre blog sur 20six.fr
Hotels / Conrad.fr / Adn-Tuning / Koonect.com / Baby-Walz