Ocean Power Delivery Portugal SA  
Energia das Ondas
 

Energia das Ondas                                                 

        English Version    

 
     
 

Apresentação do Parque da Aguçadoura

No passado dia 12 de Maio foi apresentado, nos Estaleiros Navais de Peniche, o parque de ondas da Aguçadoura (Póvoa de Varzim). O evento, coordenado pela Enersis e pela Ocean Power Delivery, contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Manuel Lobo Antunes, do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, que classificou o Pelamis como “uma tecnologia avançada para a conversão de energia das ondas”. O parque numa primeira fase, a ser instalada no Verão (três máquinas) terá uma capacidade instalada de 2.25 MW.

A 16 de Maio os estaleiros navais de Peniche e as três máquinas Pelamis receberam a visita do Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho.  

Links para notícias relacionadas   

Primeiro Pelamis P1A transportado para Portugal

Este mês o primeiro de três Pelamis, cada com 750 kW de potência, sairá da linha de produção, sendo consequentemente levado da Escócia para Portugal. O primeiro parque offshore de energia das ondas será assim instalado ao largo da Póvoa de Varzim no seguimento do acordo com o grupo Enersis. 

O parque de 2.25 MW constitui a primeira fase de um projecto de 24 MW, dado que do acordo consta a colocação de mais 28 dispositivos, quando a instalação e testes desta primeira etapa estiver concluída. 


Clique para ver o comunicado de imprensa (14 de Março) 

Para mais detalhes veja a nossa página de I&D


A 23 de Fevereiro Malcolm Wicks, o Ministro da Energia do Reino Unido, visitou as instalações da OPD para observar os módulos de conversão de energia antes do seu envio para Portugal. O Ministério da Energia foi recentemente incumbido para liderar a reforma das políticas energéticas de longo prazo no Reino Unido, tendo Malcolm Wicks comentado:

 

“A indústria offshore Britânica é líder mundial e a Ocean Power Delivery, na Escócia, encontra-se na linha da frente”   

Para mais detalhes veja Últimas Notícias

A Ocean Power Delivery tem vindo a desenvolver uma nova tecnologia para converter a energia das ondas, a que chamou Pelamis. Usando a experiência adquirida na indústria offshore, o Pelamis tem um output semelhante a uma turbina eólica convencional. O primeiro protótipo à escala real foi construído em 2004 e encontra-se a ser testado no European Marine Energy Centre, nas ilhas Orkney, na Escócia.  

Prevê-se que futuros parque de energia das ondas possam consistir de varias máquinas interligadas, sendo a ligação com a rede eléctrica assegurada por um único cabo submarino. Um parque típico de 30 MW ocupará cerca de 1 km2 de oceano, e fornecerá electricidade para cerca de 20 000 habitações.  

 

Com o intuito de implementar e desenvolver a tecnologia Pelamis em Portugal, foi formada em 2005 a Ocean Power Delivery Portugal SA. Nesta primeira fase serão instaladas três máquinas ao largo da Póvoa de Varzim, seguindo-se mais 28 após a conclusão desta primeira etapa.

Mais detalhes sobre a Ocean Power Delivery


Fotografias (Orkney) cortesia da Aquatera - www.aquatera.co.uk


Últimas Notícias

Modelo Interactivo

Vídeos

Revista de Imprensa










O Pelamis instalado no EMEC, Orkney 

 
         
Email: enquiries@oceanpd.com
Designed by DestiNet. Powered by EditSite.
   Prémios Recebidos Mercado Potencial para a Energia das Ondas Conceitos Chave | Previsão de Potência | O Futuro Protótipo 1:1 | Módulo de Conversão de Energia | Protótipo 1:7
| Modelos Computacionais | Modelos Experimentais