Comité Olímpico de Portugal
Quem SomosHistóriaFederaçõesEstatutosComissõesLinksMarketing
Notícias
Notícias
Últimas Notícias
Revista Olimpo
COP
COP
Projecto Pequim 2008
Projecto Esperanças Londres 2012
Comissão de Atletas
Mínimos Olímpicos
Centro Preparação Olímpica
Apoio Médico
Portugueses nos Jogos
Resultados
Academia Olímpica de Portugal
Modalidades
Modalidades
Desportos Olímpicos
Olimpismo
Olimpismo
Jogos Olímpicos
Comité Olímpico Internacional
Solidariedade Olímpica
Carta Olímpica
ACOLOP
Documentos
FOJE
FOJE
Portugueses no FOJE
Medalhas / Arquivo FOJE
Eventos
Eventos
Calendário
Galeria
Galeria
Fotos
Video
Som
Media
Media
Informações
Acreditações
Download
Blogues
Blogues
Ver Blogues
Fórum
Fórum
Venha conhecer o nosso novo espaço de discussão. Atletas, professores, adeptos, desportistas em geral têm aqui algo a dizer.

Criar ContaVer Fóruns
Montra
Montra
Produtos

Login Registe-se
Pesquisar
 
  História » XXIV Olimpíada – Seul 1988
 


XXIV Olimpíada – Seul 1988

Em 1985, o Secretariado-Geral do C.O.P. é convidado pelo C.O.I. para integrar as acções de formação de Dirigentes de países de Terceiro Mundo e marca presença nas reuniões dos secretários-gerais em Budapeste e na Assembleia dos Comités. Europeus, em Roma.

Por ocasião da reunião em Lisboa dos Ministros dos Desportos o C.O.P. chama a atenção para a escalada de violência que se estava a verificar nos campos desportivos e pede que o assunto seja tratado com decisão e premência.

Uma delegação visita as cidades candidatas aos Jogos de 1992 : Paris e Barcelona.

É criada pelo C.O.P. a Assembleia de Desporto Federado, destinada a substituir a confederação dos Desportos, cuja tentativa de constituição se gorou por duas vezes.
Em Outubro, reuniu em Lisboa com a presença do Comité Olímpico Internacional a Assembleia dos Comités Olímpicos Nacionais, com a presença da grande maioria dos seus membros. Tratou-se de uma organização de grande vulto a cargo do C.O.P.

Na ocasião, o C.O.P. promoveu a Exposição Arte e Desporto que teve grande número de participantes. Os prémios foram concedidos pelo C.O.I. e pelo Ministério da Educação. No mesmo ambiente realizou-se um concerto de música clássica.

O C.O.P. participa em Madrid na I Conferência Ibero-Americana de Desporto e Educação Física. Assina um protocolo com o Comité Olímpico de Moçambique. Apoia e participa no I Seminário organizado ISEF, do Porto, colabora com a D.G.D. de Coimbra na Exposição sobre Olimpismo ali realizada.

Em 1987, é constituída a Academia Olímpica de Portugal, o C.O.P. está presente em Sofia na Assembleia dos C.O. Europeus e promove a participação de jovens atletas com o apoio do C.O.P. numa estada em Albertville.

A preparação para os Jogos de Seul é rodeada de grandes cuidados, mercê da constituição de duas comissões (Médica e Técnica) em colaboração com as Federações. Três anos antes dos Jogos já estavam definidas orientações. Pela primeira vez foi estabelecido um regulamento da Missão.

O Governo de Macau oferece o território para o estágio de três modalidades antes dos Jogos, o que foi aceite.

Duma maneira geral verificaram-se resultados de relevo, com vários recordes nacionais e uma medalha (de ouro) na Maratona Feminina, por Rosa Mota.

 

Home | Links | Contacte-nos | FAQs | Mapa do site © Comité Olímpico de Portugal

Webdesign e Web Marketing - Enterweb