Comité Olímpico de Portugal
Quem SomosHistóriaFederaçõesEstatutosComissõesLinksMarketing
Notícias
Notícias
Últimas Notícias
Revista Olimpo
COP
COP
Projecto Pequim 2008
Projecto Esperanças Londres 2012
Comissão de Atletas
Mínimos Olímpicos
Centro Preparação Olímpica
Apoio Médico
Portugueses nos Jogos
Resultados
Academia Olímpica de Portugal
Modalidades
Modalidades
Desportos Olímpicos
Olimpismo
Olimpismo
Jogos Olímpicos
Comité Olímpico Internacional
Solidariedade Olímpica
Carta Olímpica
ACOLOP
Documentos
FOJE
FOJE
Portugueses no FOJE
Medalhas / Arquivo FOJE
Eventos
Eventos
Calendário
Galeria
Galeria
Fotos
Video
Som
Media
Media
Informações
Acreditações
Download
Blogues
Blogues
Ver Blogues
Fórum
Fórum
Venha conhecer o nosso novo espaço de discussão. Atletas, professores, adeptos, desportistas em geral têm aqui algo a dizer.

Criar ContaVer Fóruns
Montra
Montra
Produtos

Login Registe-se
Pesquisar
 
  História » XXV Olimpíada – Barcelona 1992
 


XXV Olimpíada – Barcelona 1992

Em 1989, realiza-se em Tróia ao longo de sete dias, sob organização do C.O.P., o X Seminário dos Secretários Gerais dos Comités Olímpicos.

Em Outubro de 1989 é inaugurada uma exposição sobre os J.O. Seoul na Fundação Gulbenkian, e simultaneamente, projectado em estreia, o Filme Oficial.

Na ocasião, o Governo através do Ministro da Educação, Eng. Roberto Carneiro, galardoou o Gen. Raul Pereira de Castro com o colar de Honra do "Mérito Desportivo", uma das mais altas condecorações jamais atribuídas a um Homem do Desporto, no só pelos 26 anos com Delegado do C.I.O., em Portugal mas também pela brilhante e variada carreira desportiva, como Atleta e Dirigente.

Em 1990 o Comandante José Vicente Moura é eleito Presidente do C.O.P., substituindo o Eng. Fernando Lima Bello, entretanto nomeado Delegado do C.I.O., em Portugal. Lima Bello estreia-se no desempenho das novas funções na 96ª Sessão do CIO, em Tóquio.

Uma delegação Portuguesa formada pelo Presidente e S. G. do C.O.P., Comdt. José Vicente Moura e Dr. Vasco Lynce, respectivamente, e ainda pelo Eng. Lima Bello, membro do CIO em Portugal, participa na VII Assembleia Geral da ACNO (Associação dos Comités Nacionais Olímpicos), em Barcelona.

É publicada a «Lei de Bases do Sistema Desportivo» ( lei nº 1/90 de 13 de Janeiro 90) após discussão e aprovação na Assembleia da Republica, a qual veio dotar o País de uma Lei Quadro do Desporto.

Em Janeiro de 1991, morre o General Raul Pereira de Castro.

Em Julho do mesmo ano, o C.O.P. participa nas primeiras Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia ( JOJE ), em Bruxelas ( Bélgica ).

O C.O.P. comemora o seu 82º aniversário com a realização de um «Concerto em Diálogo», no cinema Tivoli, em Lisboa. Na altura, o Eng. Roberto Carneiro, Ministro da Educação, condecorou o C. O.P. com Medalha de Honra ao Mérito Desportivo.

Em Janeiro de 1992, é assinado um Protocolo de Cooperação entre o C.O.P. e o Comité Olímpico de Moçambique. Em Março, o Dr. Geraldes de Oliveira, chefe de Missão aos J. O. Barcelona/92, acompanhado de outros elementos, esteve naquela cidade em visita oficial e de trabalho.

O Dr. Nobre Ferreira, membro da Comissão Jurídica do C.O.P., esteve presente no Congresso Internacional do Direito e do Desporto, que decorreu também na capital da Catalunha.

Em Junho de 1992 a Assembleia Plenária Extraordinária aprova os novos Estatutos do C.O.P., alterando o nome de «Comité Olímpico Português» para «Comité Olímpico de Portugal». Em Setembro realiza-se em Lisboa a 1ª edição dos «Jogos Desportivos dos PALOP», com o apoio do Comité Olímpico de Portugal.

A maior delegação de sempre toma parte nos Jogos Olímpicos de Barcelona, mas os resultados não correspondem às expectativas, interrompendo um ciclo de Olimpíadas consecutivas com conquista de medalhas.

 

Home | Links | Contacte-nos | FAQs | Mapa do site © Comité Olímpico de Portugal

Webdesign e Web Marketing - Enterweb