Comité Olímpico de Portugal
Quem SomosHistóriaFederaçõesEstatutosComissõesLinksMarketing
Notícias
Notícias
Últimas Notícias
Revista Olimpo
COP
COP
Projecto Pequim 2008
Projecto Esperanças Londres 2012
Comissão de Atletas
Mínimos Olímpicos
Centro Preparação Olímpica
Apoio Médico
Portugueses nos Jogos
Resultados
Academia Olímpica de Portugal
Modalidades
Modalidades
Desportos Olímpicos
Olimpismo
Olimpismo
Jogos Olímpicos
Comité Olímpico Internacional
Solidariedade Olímpica
Carta Olímpica
ACOLOP
Documentos
FOJE
FOJE
Portugueses no FOJE
Medalhas / Arquivo FOJE
Eventos
Eventos
Calendário
Galeria
Galeria
Fotos
Video
Som
Media
Media
Informações
Acreditações
Download
Blogues
Blogues
Ver Blogues
Fórum
Fórum
Venha conhecer o nosso novo espaço de discussão. Atletas, professores, adeptos, desportistas em geral têm aqui algo a dizer.

Criar ContaVer Fóruns
Montra
Montra
Produtos

Login Registe-se
Pesquisar
 
  História » XXVII Olimpíada – Sydney 2000
 


XXVII Olimpíada – Sydney 2000

Em Dezembro de 1996, a Academia Olímpica de Portugal comemorou o 10º aniversário da sua existência, com uma sessão solene presidida pelo Senhor Ministro Adjunto da Presidência do Conselho de Ministros.

Em 1997, o Comandante José Vicente Moura é eleito novo Presidente do C.O.P. e toma posse como Presidente do Conselho Superior do Desporto.

Em Junho, realizam-se em Portugal, numa organização do C.O.P., as IV Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia (JOJE).

Em Setembro, tem início o II Mestrado Europeu de Gestão de Organizações Desportivas, na cidade Francesa de Lyon, e terminará em Julho/99, em Lausanne.
É assinado um Protocolo de cooperação e interligação entre o C.O.P. e a CDP (Confederação do Desporto de Portugal ).

O Presidente e o Secretário-Geral do C.O.P. participam, em Estocolmo, na A.G. dos Comités Olímpicos Europeus. O Eng. Vitor Mota, Secretário-Geral do C.O.P., procura sensibilizar os representantes dos vários Países presentes, para um tema da actualidade, o «Desporto Europeu contra o Racismo». Como membro da Comissão Jurídica dos COE participou igualmente o Dr. Nobre Ferreira.

Como habitualmente, decorreu, num restaurante de Monsanto, o tradicional jantar do «Dia Olímpico», com a presença de inúmeros convidados, e destacadas individualidades ligadas ao Desporto português.

Em Dezembro, Morre Alfredo César Torres, membro da Comissão Executiva do C.O.P., ilustre Homem do Desporto (sobretudo automóvel), tendo sido também durante vários anos Presidente do A.C.P.

Em 1988, no âmbito das remodelações informáticas já efectuadas dentro do C.O.P., foi inaugurada a ligação à Internet.

Em Fevereiro, Portugal esteve presente com dois atletas nos J.O. de Inverno, em Nagano ( Japão), tendo como Chefe da Missão o Prof. Oliveira Duarte.

É assinado o Protocolo entre o IND, C.O.P. e a C.D.P., denominado Projecto Sidney 2000. Mercê deste projecto, e pela primeira vez na história, os atletas Portugueses iniciaram a sua preparação logo após os Jogos de Atlanta.

O Eng. Marques da Silva é eleito chefe de Missão para os Jogos Olímpicos de Sidney 2000.

Em Março, morre o Brig.º Daniel Salles Grade, antigo Presidente do C.O.P. e seu membro honorário.

A atleta Marta Ferreira, a convite do C.O.P., salta de pára-quedas no Pólo Norte, onde colocou as bandeiras de Portugal e do Comité Olímpico.

O C.I.O., em colaboração com o C.O.P., esteve presente com um pavilhão na Expo 98.

O C.O.P. e a C.M.L. assinam um Protocolo nos termos do qual a edilidade irá oferecer os terrenos onde será construída a futura sede Social do Comité, na Trav. da Memória, na Ajuda.

Na central Tejo esteve patente uma Exposição organizada pelo Museu do Desporto, denominada «Encontro com a memória do Desporto», e onde o Primeiro Ministro, António Guterres, aquando da sua visita, aproveitou para galardoar alguns atletas e técnicos Olímpicos.

O Presidente e o S.G. do C.O.P. participam na Assembleia Geral da ACNO, em Sevilha.

Em Julho, uma delegação de Portugal disputa os I Jogos Mundiais da Juventude, que decorreram em Moscovo, tendo sido o Prof. Alípio de Oliveira o chefe da Missão.

O Primeiro Ministro, António Guterres, inaugurou o complexo de piscinas do Jamor, marco histórico na natação Portuguesa. O Comdte. Vicente Moura, Presidente do C.O.P., também esteve presente tendo proferido um discurso alusivo à inauguração.

Em Março de 1999, o Eng. Marques da Silva, chefe de Missão aos J.O. Sydney 2000, esteve em visita oficial e de trabalho ao local onde se irá desenrolar a competição.

Acompanhou-o o seu Adjunto, Dr. Alberto Silveira.

No mês seguinte, morre o Major Orlando Ramos, Tesoureiro da comissão Executiva do C.O.P., na XXV Olimpíada ( Barcelona ).

Em Junho de 2000, O Secretário Geral do C.O.P., Eng. Victor Mota, e o Chefe da Missão aos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Eng. Marques da Silva, estiveram presentes em Amsterdão no Seminário Anual de S. G. e Chefes de Missão dos Comités Olímpicos Europeus e no mês seguinte Victor Mota tomou parte na sede do COI, em Lausana, na reunião do Comité de Direcção do Mestrado Europeu em Gestão de Organizações Desportivas, de que é Membro.

Em Lisboa decorreu no Centro de Medicina Desportiva, o Congresso de Medicina Desportiva do C.O.P.

Foi assinado o contrato programa entre a CML e o C.O.P. para a cedência do antigo cinema Salão Portugal, situado na Travessa da Memória para sede definitiva do Comité.

Em Julho, Portugal esteve presente, com 60 atletas, nas J.O.J.E. que tiveram lugar em Esbjerg, na Dinamarca.

Em Novembro, na antiga FIL realizou-se o Jantar de Gala comemorativo do 90º aniversário do C.O.P.. Entre outras individualidades destaque para as presenças do Ministro Adjunto e da Administração Interna, Dr. Fernando Gomes, Dr. João Soares, Presidente da CML e ainda o Dr. Jacques Rogge, então Presidente dos Comités Olímpicos Europeus. Nesta cerimónia foi entregue ao C.O.P. o mais alto galardão desportivo do Governo – o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.

O ano olímpico de 2000 ficou assinalado com a inauguração, a 11 de Maio, da nova sede do C.O.P., que contou com a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o Presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, da Ministra da Igualdade, Dra. Maria de Belém, do Secretário de Estado do Desporto, Dr. Vasco Lynce, do Presidente da CML, Dr. João Soares e da Vereadora do Desporto da autarquia, Dra. Rita Magrinho, entre muitos outros convidados.

No final do Verão, em Setembro, Portugal participou nos Jogos Olímpicos de Sydney com uma delegação de 62 atletas donde regressou com duas medalhas de Bronze: Nuno Delgado (Judo) - 81 Kg e Fernanda Ribeiro (Atletismo) – 10.000 metros.

O ano encerrou com o habitual jantar de aniversário (91º), na Quinta da Rosa, com a entrega de prémios atribuídos anualmente pelo C.O.P., e que contou com a presença do Ministro do Desporto, Armando Vara.

 

Home | Links | Contacte-nos | FAQs | Mapa do site © Comité Olímpico de Portugal

Webdesign e Web Marketing - Enterweb