Você também está com pena do Sandrinho? Eis os culpados...

| Marcelo Cassaro | Erica Awano |
| Rodrigo Reis | André Vazzios | Ricardo Riamonde |


Marcelo Cassaro "Paladino"


Data de Nascimento:
1970 (o dia do aniversário ele não revela!)

Ocupação: editor/redator/ilustrador da revista de RPG Dragão Brasil; editor/roteirista/ninja de HOLY AVENGER; e outras multiclasses que não interessam

Antecedentes: começou sua carreira profissional em 1985, nos estúdios da Maurício de Souza Produções, como assistente de design em desenhos animados. Contratado pela Editora Abril Jovem em 89, atuou como argumentista e desenhista de quadrinhos infantis e super-heróis. Venceu o Prêmio Abril de Jornalismo em 91, 92 e 94, na categoria “Roteiro de História em Quadrinhos”. Assinou como editor e roteirista as mini-séries U.F.O.Team, Capitão Ninja, Lua dos Dragões, Street Fighter Zero 3 e, agora, HA. Na área de RPG, escreveu os jogos 3D&T • Defensores de Tóquio 3ª Edição, Invasão e é um dos autores do mundo de Tormenta.

Base de Operações: Itaim Bibi, em Sampa

Escritor: Asimov

Roteirista: John Byrne

Desenhista: Massamune Shirow (mas não ultimamente)

Filme: Sociedade dos Poetas Mortos

Livro: Missão Terra

Música: Holding out for a Hero, de Bonnie Tyler

Passatempos: PlayStation, Ibirapuera, TV na cama (isso, claro, quando tem algum tempo para passar)

Gosta de: anime/mangá, ficção científica, jogar AD&D, pizza de mozzarella da mamãe

Não gosta de: pizza califórnia, ser chamado de “Tio Palada”, festa-surpresa de aniversário (o próximo que tentar isso vai ter!)

Personagens favoritos: Deadpool (Marvel Comics), Ranma, Belldandy (Ah! My Goddess), Blanka (Street Fighter II)

Personagem que mais gosta em HA: Niele

Personagem que menos gosta em HA: o Paladino

Manias estranhas: tem por hábito levar Kasumi (o apelido carinhoso de sua enxaqueca de oito ou nove anos) para passear no Ibirapuera. Costumava aparecer em convenções de RPG fantasiado como Capitão Ninja, mas não faz mais isso: já passou da idade (e do peso).


Erica Awano

Data de Nascimento: segundo a Dona Laura, mãe da Erica, a filha nasceu no dia 12/12/??, mas há sérias controvérsias sobre o assunto.

Ocupação: desenhista em período integral (integral mesmo). Dona Laura diz que a filha nasceu uma criança normal, cresceu (também há controvérsias sobre esse ponto) num ambiente normal, tendo desenvolvido o hábito de dormir durante o dia ou simplesmente não dormir, se alimentar praticamente sob ameaça e passar o dia todo desenhando, dizendo que está trabalhando. Isso começou em 1999, quando começou a ilustrar HOLY AVENGER.

Antecedentes: apareceu pela primeira vez em 1996 na revista Megaman, mas a carreira profissional só começou mesmo com a revista Street Fighter Zero 3 da Editora Trama. Além disso é colaboradora da revista Anime Ex, onde faz a sessão “Manga ka”. Já fez trabalho semelhante na Animax, assumindo a sessão “Como desenhar mangá” a partir do número 19 (? preciso conferir isso). Também foi a criadora do character design da primeira mascote da revista Anime-do da Editora Escala. Dona Laura acrescenta: “A Erica também é Bacharel em Letras e Literatura pela Universidade de São Paulo. E só não escreveu este perfil porque está novamente enfiada naquele quarto ‘trabalhando’!”

Base de Operações: algum lugar do Ipiranga, em casa

Escritor: só um??? Sacanagem! Escolhe um aí... José Saramago, Guimarães Rosa, Machado de Assis, James Joyce, Goeth, William Shakespeare, Baudelaire... ^_^

Roteirista: Neil Gaiman

Desenhista: John J. Muth

Filme: A Vida de Bryan


Livro: O Fausto

Música: Stay (Faraway, so Close!) e The Fly, ambas do U2 ^_^

Passatempos: estes ERAM meus passatempos - Internet, leitura, música... Atualmente passo meu tempo desenhando, quando não estou fazendo isso, estou dormindo e em algum momento entre isto e aquilo, me alimento...

Gosta de: dormir, lasanha, laguinhos ou riozinhos de águas claras onde se podem ver peixinhos nadando, passear no sítio do meu tio... ah, e desenhar, é claro!

Não gosta de: política, advogados, Windows, mosquitos, injeções, banana, a própria comida... hummm, queijo gorgonzola

Personagens favoritos: Dark Schneider (Bastard!), Totoro (Tonari no Totoro), Iori Yagami (King of Fighters), Saeba Ryo (City Hunter), Tora (Ushio to Tora)

Personagem que mais gosta em HA: Sandro Galtran

Personagem que menos gosta em HA: o Paladino

Manias estranhas: eu não tenho manias estranhas, sou uma pessoa saudável, de hábitos saudáveis e mente sã! Derrubar morcegos com vara de bambu, jogar taturana em braseiro, arremessar besouros com raquete de badminton, jogar vinagre nas costas dos sapos eu fazia quando era criança! Agora sou uma pessoa adulta, não faço mais isso...


Rodrigo Reis

Data de Nascimento: 01/10/77

Ocupação: colorista, ilustrador e DJ nas horas vagas.

Antecedentes: desenha desde que se conhece por gente, mas profissionalmente começou na revista Godless, como arte-finalista. Logo depois se interessou por computação gráfica e, como pioneiro da colorização digital de quadrinhos, fez as cores de Blue Fighter, Mortal Kombat, Victory e ilustrações para a revista Dragão Brasil, todas da Editora Trama.

Base de Operações: Perdizes, São Paulo

Escritor: Stephen King

Roteirista: Garth Ennis

Desenhista: Chris Bachalo e Joe Chiodo

Filme: Fight Club o Clube da Luta

Livro: O Mochileiro das Galáxias

Música: tudo refente aos anos 80 (Cure, Echo and the Bunnymen, New Order...)

Passatempos: discotecar, Internet, assistir Pica-Pau (só os antigos), jogar pebolim

Gosta de: desenhar, sair de balada, Chilli Fries, ruivas, dormir tarde, frio, carne, Simpsons, pés femininos e Irlanda.

Não gosta de: acordar cedo, Xuxa, carros, USA, cafeteiras elétricas, hipocrisia, solidão, a bolinha saltitante do Gasparzinho, comida saudável.
Personagens Favoritos: Batman, Preacher, Calvin, Homer Simpson, Homem-Aranha, Charlie Brown,

Personagem que mais gosta em HA: Niele

Personagem que menos gosta em HA: Lisandra

Manias estranhas: trabalhar de madrugada, usar a tecla Esc do teclado, ter pavor de câmeras de televisão, odiar calor, nunca nadar depois de comer, não deixar o chinelo de ponta-cabeça, ouvir música brega...

 

 

André Vazzios

Data de Nascimento: 22 de julho de 1975

Ocupação: acrobático editor da revista Dragão Games, ilustra (quando consegue despistar todos os andróides, lutadores de rua e mutações genéticas da fase pela qual tem passado) para revistas Dragão Brasil e Tormenta, além de colorir as artes de capa de HOLY AVENGER. Como professor de quadrinhos, leciona na região do ABC paulista na Escola Oficina de Artes.

Antecedentes: era uma madrugada fria na maternidade, quando um grito... Aham, desculpem! Isto deve ser um pouco menos pessoal...
Publicou pela primeira vez em 95 na extinta Dragon Magazine da editora Abril Jovem, com ilustrações e quadrinhos. As colaborações na Dragão Brasil surgiram pouco depois (com uma forcinha de Rogério Saladino, editor da Dragon na época), onde atuou como ilustrador, capista e quadrinista até assumir o projeto Lua dos Dragões, minissérie premiada em 6 edições. Com a Fábrica de Quadrinhos expôs um trabalho na mostra "Batman o 60 anos" no MIS, além de ter participado de uma série de trabalhos ilustrativos nas áreas de publicidade, jornalismo e TV. Desta experiência, destaca-se a atuação como desenhista de produção na equipe responsável pelos efeitos visuais do programa "As aventuras de Tiazinha".

Base de Operações: Anywhere, Anytime.

Escritor: um poeta, Fernando Pessoa.

Roteirista: Alan Moore, Frank Miller, Neil Gaiman e outros que fizeram parte de minha geração como ávido leitor de quadrinhos.

Desenhista: Moebius

Filme: Os Idiotas

Livro: O Egípcio

Música: 2001, dos Mutantes com o Tom Zé

Passatempos: ver teatro, cinema, ler ou desenhar são coisas interessantes para deixar a mente "respirar" alguma cultura -- o que, além de muito saudável, também ajuda um bocado a ter idéias. Não considera jogar Final Fantasy VIII no Playstation um hobbie; ou está trabalhando, ou a caminho de uma crise de stress para obter um maldito Guardian Force (uns monstrinhos difíceis pra danar de conseguir)!

Gosta de: ver games com arte bem cuidada e boas histórias, conversar com minha noiva sobre o que ela faz (teatro), ler HOLY AVENGER, dirigir meu Dodge Viper... coisas simples.

Não gosta de: discussões sobre a "cena atual dos quadrinhos", TV e más avaliações.

Personagens Favoritos: o bom e velho Sandman e o absurdamente humano Demolidor.

Personagem que mais gosta em HA: Petra, com sua sensibilidade desastrada.

Personagem que menos gosta em HA: aquele elfo-do-mar esquisitão é um mala!

Manias estranhas: procuro manter elos mentais telefônicos de alta densidade, contribuindo assim para a manifestação do inconsciente coletivo que promove a idéia de uma segregação das facções controversas bipartidas em subplanos existenciais... blá-blá-blá, e tal. (Não liguem, não. Vazzios, quando se anima à falar esquisito, consegue ser uma figura realmente intergaláctica!)

 

 

Ricardo Riamonde

Data de Nascimento: 18 de maio de 1978

Ocupação: colorista, metido a designer. Também mexe com HTML, Corel, Flash, Dreamweaver, lava, passa, cozinha...

Antecedentes: apesar de ler histórias em quadrinhos desde pequeno e fazer uns rabiscos pra passar o tempo, nunca tinha pensado em se profissionalizar. No início de 98 começou o curso da Fábrica de Quadrinhos (ainda nas Perdizes, onde morava), mas apenas como hobby. Em maio de 99 foi convidado pela Fábrica para um estágio, onde surgiu sua primeira oportunidade de publicação: o card do Magneto para a editora Abril, além do preparo da maioria dos outros cards desta coleção. Logo em seguida participou da revista Quebra-Queixo (de Marcelo Campos) como ajudante de colorização e letrista. Sua primeira oportunidade na Editora Trama (graças à indicação de Eduardo "Mortal Kombat" Francisco) foi a capa da edição 56 da DRAGÃO BRASIL. Agora tornando-se profissional, no final de 99 começou, juntamente com outros estagiários e alunos, o Estúdio Jokebox (que, em março de 2000, tornou-se um site). Em 2000, além de fazer capas e ilustrações para a Trama e também trabalhar com publicidade e Internet, em julho colorizou a edição final da minissérie VICTORY (um de seus trabalhos mais importantes) e, atualmente, as páginas coloridas de HOLY AVENGER. Para o futuro ainda pensa em se profissionalizar e, quem sabe, arrumar um emprego, casar, constituir família e todas essas coisas de pessoas normais...

Base de Operações: fisicamente no Butantã, espiritualmente nas Perdizes (que coisa, não?!).

Escritor: infelizmente não tem o costume de ler muito, então não tem um escritor favorito

Roteirista: Frank Miller

Desenhista: Frank Miller, John Romita Jr. e alguns outros

Filme: a trilogia De Volta para o Futuro

Livro: : também nenhum favorito

Música: qualquer do Metallica

Passatempos: cinema, vídeo, sitcoms, desenhos animados, música, shows de heavy metal, jogos de videogame, conversar com os amigos...

Gosta de: cinema, vídeo, sitcoms, desenhos animados, música, shows de heavy metal, jogos de videogame, conversar com os amigos...

Não gosta de: gente que não leva seu trabalho a sério; gente que não respeita você por estar há pouco tempo no mercado (de trabalho); grupos de samba, pagode, axé, boybands, etc, etc, etc...

Personagens Favoritos: da época em que lia muitos quadrinhos: X-Men, Homem-Aranha, Batman e alguns outros. Da TV: Simpsons, Futurama, Superman e Batman (da Warner) e, é claro, o Chaves.

Personagem que mais gosta em HA: Niele, devido a seus grandes... dotes.

Personagem que menos gosta em HA: aainda não está muito familiarizado para não gostar de algum.

Manias estranhas: passar a maior parte do dia diante do computador; não passar por baixo de escadas; antes de dormir, verificar umas dez vezes se a porta do quintal está fechada; após gravar um arquivo em disquete (ou zip), verificar umas dez vezes se realmente gravou o arquivo e depois, na hora de transportar esse disquete (ou zip), verificar umas dez vezes se realmente pegou o disquete (ou zip) certo; e mais algumas manias que envolvem esse tipo de obsessão.


Voltar ao início

Holy Avenger © - Editora Talismã