www.portugaldiario.iol.ptPortugalDiário
 

Sociedade

  • Imprimir
  • Enviar a amigo
  • Ler comentários
  • Comentar
José Miguel Júdice
José Miguel Júdice

«Há corrupção em investigações criminais»

2003/09/19 | 12:11 ||  Entrevistado por Cláudia Rosenbusch 
«Pessoas altamente responsáveis têm-me dito isso». Júdice em ENTREVISTA ao PortugalDiário
 

É muito fácil acabar com as violações ao segredo de justiça. Júdice diz como

Diz que é fácil acabar com a violação do segredo de justiça. Por que ninguém o faz?
Porque não querem. 1) Os portugueses não têm sentido de confidencialidade. Segundo parece, houve um juiz que falou com outro juiz no caso «Casa Pia». Não podia. 2) Serve como moeda de troca para informações. 3) Estratégia de investigação. Para fazer saltar algumas coisas e ver como é que as pessoas reagem. 4) Hoje, acredito que haja métodos sofisticados em mãos de particulares - é crime - e que eles próprios possam estar a fazer escutas e outras formas de captação de informação. 5) Roubar peças processuais. Não há cuidado em desfazer os papéis. Se calhar, quem for ao lixo da PJ...

Há corrupção na investigação?
Imagine que, além de informarem os jornais, informam os criminosos que estão a ser investigados. Admito que aconteça. Pessoas altamente responsáveis têm-me dito isso: que há corrupção na investigação. Onde, não sei.

O que se pode fazer para acabar com as violações ao segredo de justiça?
Se alguém fizer uma leitura com recortes de jornais, sabe que alguns jornalistas têm sempre peças vindas de um dado tribunal, em processos que são diferentes ao longo dos anos. Ora, se formos ver quem são as pessoas que estão envolvidas nesse processo, provavelmente descobre-se que há uma pessoa que aparece em todos. Segundo: se for feita alteração legislativa que permita escutas telefónicas para a investigação do crime de segredo de justiça. Põe-se sob escuta telefónica quem esteja relacionado com o processo e depois descobre-se. Terceiro: nada impede que a investigação criminal siga alguém. Se há suspeita de violação do segredo de justiça é muito fácil: é ver se essa pessoa está ou não a falar com o jornalista. Se chegarmos à conclusão que essa pessoa se encontra sistematicamente com o jornalista e, dias depois, aquele revela um facto que ele sabia, temos aqui um fortíssimo indício. Quarto: se os processos mais polémicos forem guardados em cofres. Quinto: se forem escolhidas para tratar dos processos pessoas que, internamente, se entenda que são mais rigorosas na manutenção do segredo.
Outra medida é diminuir o segredo de justiça. Porque grande parte da sua violação resulta de uma compreensível vontade de informar perante o muro de silêncio. Um colega meu, a quem morreu um sobrinho atropelado, anda, há três anos, a tentar ver o estado do processo e não lhe mostram porque está em segredo de justiça. Isto é absurdo. Se o segredo fosse mais sensato seria menos violado.

Quer comentar esta frase de Paulo Pedroso na carta que escreveu ao PS: «Um dia [direi] o muito que aprendi sobre o funcionamento do sistema judicial e do sistema prisional. De como aqui encontrei faces graves da exclusão social»?
Só quem passa pelas prisões (eu estive preso, sei o que isso é) é que sabe que o sistema protege pouco os arguidos. Fernando Negrão - grande juiz - e que foi objecto de processo de que veio a ser absolvido, teve a dignidade de dizer: «Eu antes de ser constituído arguido nunca pensei que houvesse falta de garantias. Pelo contrário, achava que o sistema dava excesso de garantias. Hoje reconheço que o sistema não dá garantias suficientes».
Os partidos, que estiveram no poder e na oposição, são responsáveis. As leis foram feitas por eles, e algumas estão mal feitas. Agora estão a sentir, e ainda bem que perceberam: os cidadãos que têm o azar de ser constituídos arguidos estão desprotegidos. Se alguém me acusar, com razão, ou sem ela, de ter cometido um crime grave, e o juiz determinar a minha prisão preventiva, eu arrisco-me a estar um ano preso e, no fim, não ser sequer acusado, sem indemnização. As pessoas podem ir presas só com base em dois ou três testemunhos. Não sei se é o que se passa no caso «Casa Pia», mas é o que consta cá para fora. A consciência de um sistema que está mal pensado é importante para o melhorar.

  • Imprimir
  • Enviar a amigo
  • Ler comentários
  • Comentar
Comentários dos leitores
  • Ohhh Ohhh Deus que emigraste

    sei lá
    2006-01-24 22:05
    Vamos negar padrões acima do homem, e procurar vitalidade abaixo dele. A perda do principio da realidade representa um indicio de morte. Eles (...) bem. Se o bem e o mal são validos tudo que aponta para um mundo do espirito e disciplina de uma lei moral ultima é simplesmente detestada. È inevitável que nos (...) bem. Apesar disso o conceito da excelência persiste.

  • Não deveria voçê dar o exemplo?

    Pedro Lopes
    2003-12-03 17:40
    O Dr. Júdice faz parte dessas pessoas que alimentam a corrupção, senão vejamos: quem foi que disse ao Ferro Rodrigues certas coisas confidênciais sobre o processo casa-pia? O Dr. Júdice. Que o Ferro se está a cagar para o secredo de justiça, já os portugueses sabem, agora que o Bastonário da ordem dos advogodos contribui para que não haja secredo e, anda ele próprio a pressionar os tribunais, isto parece-me de um contra senso grotesco e nojento. Eu mandaria o Dr. Júdice ler o "seu" código de ética e deontologia. Falam das coisas como se delas não fizessem parte. Tenham respeito pelo cidadão.
  • Para "Justiça"

    JusticeXXI
    2003-09-28 22:37
    Tramar o PS é a coisa que menos interessa e menos preocupa, pois o PS não precisa que o tramem, trama-se a si próprio, nomeadamente através da personagem Ferro Rodrigues que continua estupidamente a insistir em associar o PS ao caso Casa Pia e a fazer do mesmo um cenário político. Calúnias ? Então não me acuse a mim mas sim a imprensa, onde li que ambos são advogados, Granja e Pedroso e que o segundo é padrinho de um dos filhos do primeiro. Sabe qual é o maior problema da Casa Pia, meu caro ? A meu ver é a questão de serem todos uns grandes amigos uns dos outros, mas pelo andar da carruagem, não tem de se preocupar com nada. Quanto a Paulo Pedroso, se foi vítima de uma cabala acredito que esta tenha vindo de dentro do próprio partido socialista e não de fora, mas como lhe disse, o PS não precisa que o tramem, já tem um desempenho excelente nessa matéria. Passe bem e não se enerve, fique descansado que a corrupção encarregar-se-à de fazer o trabalho que lhe compete, infelizmente.
  • Ao Justice XXI

    Justiça
    2003-09-26 17:09
    Essa do Granja ser compadre do Pedroso é mais uma daquelas atoardas que se mandam para o ar para tentar descredibilizar as pessoas! Neste processo já é habitual usar a mentirola e a calúnia como forma de pressionar num determinado sentido. O que espanta é pessoas como você atacarem uma pessoa digna como o Granja, que já denunciava esta situação em 1976 quando outros estavam caladinhos, preferindo acreditar em testemunhas (?) com um passado de delinquência, de crime, de droga, de prostituição, de mentiras, etc. Sobre uma das testemunhas chave é a própria família que afirma publicamente que se trata de um mentiroso e que chegou a afirmar ter sido pago (!) para atacar certas pessoas!!! Outro, telefona ao Granja a ameaçá-lo com um tiro na cabeça!!! Mas sobre isto o Justice XXI nem pia - prefere a intrigalhada e a calúnia barata sobre alguém que SEMPRE denunciou este crime e SEMPRE foi correcto!!...

    Dá para perceber que há quem queira, custe o que custar, incriminar o Paulo Pedroso - dá jeito para lixar o PS, não é?... Pois dá... E sabendo a gente que na amálgama de "justiceiros" há gente desde o PC até ao PP, dá para perceber o jeitaço que dava lixar o PS nesta treta, ai, pois dava!... E querem chamar JUSTIÇA a isto?...

  • A questão do sr. Granja

    JusticeXXI
    2003-09-24 14:57
    O grande problema de Granja é ser compadre de Paulo Pedroso. Se repararem, desde que este último foi detido, o sr. Granja mudou como a noite, já não o preocupa o facto de ter sofrido na pele o mesmo que as outras crianças. Para bom entendedor... e dr. Júdice, venha à Praça Pública retratar-se e provar onde é que existe corrupção nas investigações. Se quiser, digo-lhe onde é que ela existe no seio da sua advocacia !
  • Imprimir
  • Enviar a amigo
  • Ler coment౩os
  • Comentar
 
Ver artigos de:
 
    • Estrella Morente

      «Mujeres», o espectáculo a apresentar no CCB. Bilhetes aqui à venda!
    • iPod

      Procure, compare e poupe com o comparador de preços nº1 em Portugal.
    • Viagens

      Destinos de férias para todas as bolsas
    • Cartão Valor

      Simples é aderir ao cartão e não pagar a 1ª anuidade.
Meios Media Capital   |  Agência Financeira  |  PortugalDiário  |  Rádio Clube Português  |  TVI

Meios associados   |  Imprensa: AS  |  Cinco Días |  El País  |  Rádio: Cadena SER  |  Los 40  |  TV: Cuatro  |  Plus