Câmara do Comércio e Indústria Luso-Brasileira




 
 Pesquisar
/ Portugal - Brasil: Uma nova realidade30.Jun.2007
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
Todas as notícias

 
Subscreva a nossa newsletter e receba notícias na sua caixa de e-mail.
  Subscrever
 
 





 

Portugal - Brasil: Uma nova realidade

Portugal e Brasil, dois parceiros históricos naturais, unidos por uma marcante identidade cultural, experimentaram diferentes fases nas suas relações económicas. Essas relações vieram a declinar, gradativamente, após a independência do Brasil e foram reduzidas a valores e actividades de expressão diminuta.

Com a adesão de Portugal à União Europeia e, mais recentemente, a criação do Mercosul do qual o Brasil é membro fundador, e a consequente abertura das fronteiras ao fluxo de mercadorias e capitais externos, abriram-se novas perspectivas nas relações entre os dois países.

Com efeito, a partir do final dos anos 80, verificou-se um novo fluxo de investimento do Brasil em Portugal. Portugal, adquire a convicção da necessidade de recuperação da sua vocação Atlântica como estratégia importante de posicionamento perante os seus parceiros europeus, gerando um crescente interesse pela América Latina em geral e pelo Brasil em particular.

A estabilidade política e económica que se verifica no Brasil aliada a um ordenado programa de privatizações levado a cabo pelo Governo Brasileiro, colocou Portugal entre os líderes do investimento internacional no Brasil.

Existem hoje sinergias suficientes para um estreitamento das relações bilaterais nas suas variadas vertentes e, como resposta a essa realidade, os serviços da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB) e do Clube de Empresários do Brasil (CEB) muito virão a contribuir para consolidar relacionamento bilateral.

A CCILB tem protocolos e convénios assinados com entidades congéneres no Brasil e em Portugal (Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Câmara de Comercio Portugal Moçambique e ICEP).


Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
Rua de São Marçal, 77/79
1249-030 LISBOA
Tels.: 213 477 475/213 424 423
Fax: 213 424 388
e-mail: geral@ccilb.net


Enviar por e-mail Enviar por mail
Imprimir a página Imprimir



   CCILB - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira
   Todos os direitos reservados
   Desenvolvido por: Visualmágico