De olho na TV

Carmem Maura
Arquivo JB 

Tempo, tempo, tempo

Ele já foi mocinho de novela, tipo Fábio Assunção. Começou na Globo em 1967 na novela A rainha louca e o tempo foi passando e ele emendou uma novela na outra. O homem proibido, Rosa rebelde, O cafona, Bandeira 2, Os ossos do barão, Bravo.... um monte. Agora, ele é Nereu, pai de Daniel (Fábio Assunção), um senhor simpático, com certa barriguinha, cabelos brancos, simpático e agora se despedindo da novela. As novas gerações não imaginam a trajetória de um ator e todas as dificuldades pelas quais passou. Se a vida for boa com Fábio Assunção, daqui a 30 anos, tomara que ele também encontre um papel de pai em uma novela do futuro. É claro que ninguém vai saber de quem se trata. E daí, não é mesmo?

Olhos oblíquos

Atenção, mocinhas de “olhar de cigana oblíqua e dissimulada”. Se você for bonita e ótima atriz, menos de 18 anos, quem sabe você não entra para o elenco de Capitu, próxima microssérie de Luiz Fernando Carvalho? Personagem de Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis, Capitu provocou os brasileiros em 1900. Ora, o leitor achava que a mocinha traía o marido Bento, com Escobar. Ora, ela parecia uma santinha. O nascimento de Ezequiel aumentou as dúvidas de Bento: o menino era a cara de Escobar! Isso, numa época que não existia o exame de DNA, esse destruidor de ganchos românticos...

Que Renato?

O repórter de Maceió, que iria entrar ao vivo no Bom dia Brasil, terça-feira, não entendeu quem estava lhe dirigindo a palavra e atacou de: “Bom dia, Renata”. Só que foi Renato Machado, e não a apresentadora Vasconcellos, que o chamava.

Repeteco

Os trechos dos depoimentos usados no Jornal Nacional se repetem em todas as edições do Em cima da hora, da GloboNews. Todo mundo sabe que a emissora especializada em notícia é a prima pobre da Rede Globo, mas perguntar não ofende: não dava para mudar os depoimentos de vez em quando? Só para não enjoar?

Estranho amor

Fernanda, interpretada por Juliana Didone, que enche a paciência de Camila (Patrícia Werneck) por causa de Fred (Paulo Vilhena), não é irmã biológica do empresário. Imagine se uma irmã teria tanto ciúme... Se fosse assim, ela iria precisar de várias sessões diárias de psicanálise. O engraçado é que a família não percebe a tara de Fernanda em Paraíso tropical.

De volta à oficina

Vamos combinar uma coisa: antes de voltarem a alguma nova trama, que tal convidar Rodrigo Veronese (Lucas, casado com Ana Luísa/Renée de Vielmond) e Luli Miller, a Gilda, para uma temporada na Oficina de atores da Globo ou uma bolsa da Casa de Artes Laranjeiras? Eles são bonitos, mas fracos, fracos, fracos de marré deci.

Viva Otávio Müller

Discreto, bom ator, doce, Otávio Muller, o Vidal de Paraíso tropical, vale por 10. Assim como Chico Diáz, o Jáder, que pode fazer qualquer papel. Até esse, em que um mau caráter se regenera (em parte). E a gente continua acreditando nele.

Fofoca via internet

Tem gente que não tem o que fazer e fica inventando lorota, como essa que acaba de correr pela internet: A TV Globo foi vendida para os americanos e, por isso, Tarcísio Meira e Xuxa estariam entrando na justiça contra a emissora“. Puro delírio de quem não bate bem da cabeça.

Caras bocas

Deborah Secco disse que tinha o sonho de interpretar uma prostituta e seu desejo foi atendido. A performance de Betina para arrastar Olavo para cama pode ter convencido o garanhão, mas pareceu over para parte do público. “O meu pai é militar, muito rigoroso”, frase que Betina repetiu tantas vezes caiu no vazio. O jeito vagaba, as desculpas.... Fala sério, existem perfis mais bem desenhados de mulheres da vida que ascenderam na sociedade, como ela.

Haja

“Desespero: ela deu o golpe da barriga e ficou sozinha”. Este foi mais tema palpitante (até parece!) do programa de Márcia Goldsmitch na Band. Há coisa mais pobre do que essas atrações da tarde que expõem a dor e a intimidade de um ser humano, que ainda tem que ouvir um bando de gente desqualificada falando sobre o que não entende? É triste, mas é a cara do Brasil grotesco.

Jeitinho de andar

Wagner Moura inventou para Olavo um jeito hilário de andar quando está contrariado. Ombros caídos, bumbum para dentro e passinhos rápidos. Um ser mesquinho. A maneira como o ator caminha no filme Ó paí ó é também muito engraçado. A postura cria um personagem malandro e grosseiro.

Kit fuga

A TV Globo mandou para a imprensa um kit-fuga com uma proposta indecorosa: “Se você pudesse mudar a sua vida, o que você queria ser?” Na malinha, incluiu três carteiras de identidade com nomes diferentes, uma peruca vermelha, um par de óculos escuros, uma lupa, luvas e passagens para Londres, Miami e Genebra. Tudo falso, é claro. Foi só para divulgar um encontro com o autor Aguinaldo Silva e o diretor Wolf Maia de Duas caras. Sei não, do jeito que as coisas estão difíceis no Brasil, vai ter muito jornalista querendo fugir, de verdade.

Enfim, gays

De um tempo para cá, os gays criados por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, antes tão tímidos, estão se tocando de leve. Ficam sentadinhos um perto do outro, se abraçam e fazem uma ligeira insinuação de que em vez de dormir, podem fazer outra coisa na cama. Demorou.

 

 

 

26/ 08/ 2007