Newsletter


Autódromo Internacional de Brasília Imprimir

O Autódromo Internacional Nelson Piquet foi inaugurado em fevereiro de 1974, bem no centro da cidade de Brasília. Sua construção foi feita em dois anos e o engenheiro responsável, Samuel Dias, fez um circuito que até hoje é considerado um dos melhores do mundo. O que poucos sabem é que por trás das retas e curvas está o semblante estilizado de uma mulher tocando harpa.

O Autódromo possui seis curvas para a esquerda e seis para a direita. A extensão é de 5.475,58 km e a maior reta tem 750 metros. Sua maior qualidade é o asfalto, que não possui ondulações e ainda é o original da construção.

O Autódromo tem 4 arquibancadas, 11.500 lugares no pavilhão de cadeiras cobertas e está localizado ao lado do setor hoteleiro de Brasília, próximo aos maiores shoppings e à rodoviária, além de a apenas vinte minutos do aeroporto.

A inauguração foi feita em grande estilo, com uma prova de Fórmula 1 extra campeonato. O vencedor foi Emerson Fittipaldi, de McLaren, em segundo ficou Jody Scheckter, de Tyrrel e, em terceiro, ficou Arturo Merzário com uma Iso Marlboro.

Em 1995, o autódromo foi arrendado do Governo do Distrito Federal por uma empresa de Nelson Piquet, a NZ Empreendimentos. De imediato foram realizadas obras de recuperação e aperfeiçoamento do circuito cabendo destacar: criação de áreas de escape e caixas de brita nas principais curvas, nivelamento das áreas que margeiam a pista, colocação de 30.000 pneus como muros de proteção, construção de muro em todo o perímetro do autódromo, cobertura metálica do padock, construção de kartódromo, criação de área para as sedes das equipes nacionais de competição com sede em Brasília, construção de restaurante e instalação de iluminação em todo o anel externo.

Atualmente os principais eventos realizados em Brasília são a Fórmula 3 Sul Americana, a Fórmula Renault, a Copa Clio, a Stock Car, a Fórmula Truck, o Brasileiro de Motociclismo, os campeonato de Automobilismo, Arrancada e kart do Distrito Federal e os 1000 KM de Brasília, além de eventos da comunidade, shows musicais e exibição de veículos.

 
Patrocinadores
Fornecedores
Apoio
Realização