Comité Olímpico de Portugal
Quem SomosHistóriaFederaçõesEstatutosComissõesLinksMarketing
Notícias
Notícias
Últimas Notícias
Revista Olimpo
COP
COP
Projecto Pequim 2008
Projecto Esperanças Londres 2012
Comissão de Atletas
Mínimos Olímpicos
Centro Preparação Olímpica
Apoio Médico
Portugueses nos Jogos
Resultados
Academia Olímpica de Portugal
Modalidades
Modalidades
Desportos Olímpicos
Olimpismo
Olimpismo
Jogos Olímpicos
Comité Olímpico Internacional
Solidariedade Olímpica
Carta Olímpica
ACOLOP
Documentos
FOJE
FOJE
Portugueses no FOJE
Medalhas / Arquivo FOJE
Eventos
Eventos
Calendário
Galeria
Galeria
Fotos
Video
Som
Media
Media
Informações
Acreditações
Download
Blogues
Blogues
Ver Blogues
Fórum
Fórum
Venha conhecer o nosso novo espaço de discussão. Atletas, professores, adeptos, desportistas em geral têm aqui algo a dizer.

Criar ContaVer Fóruns
Montra
Montra
Produtos

Login Registe-se
Pesquisar
 
  ACOLOP aprova programa dos 2.ºs Jogos da Lusofonia
 

A Assembleia-geral da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP ), reunida hoje em Lisboa, aprovou o programa desportivo, datas de realização, logótipo e mascote oficiais dos segundos Jogos da Lusofonia Lisboa 2009.

Os presidentes e secretários-gerais dos Comités Olímpicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau, Sri Lanka e Portugal decidiram que os 2.ºs Jogos da Lusofonia se realizem em Lisboa de 11 a 19 de Julho de 2009, mantendo as oito modalidades que já fizeram parte do programa dos 1.ºs Jogos da Lusofonia Macau 2006 (Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Taekwondo, Ténis de Mesa, Voleibol e Voleibol de Praia) e acrescentando o Judo.

O presidente do C.O.P., José Vicente Moura, fez uma apresentação do modelo organizativo e dos locais previstos para a competição, os quais foram visitados durante a tarde desta segunda-feira. Os membros da ACOLOP também visitaram pela primeira vez as instalações na Alta de Lisboa, cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa, onde funcionará a sede do COJOL 2009.

A sessão de abertura desta Assembleia Geral Extraordinária da ACOLOP foi presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, que reiterou a garantia governamental de apoio ao projecto do C.O.P.

Os 2.ºs Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 deverão decorrer nas instalações desportivas do Estádio Universitário, Estádio do Restelo, Pavilhão da Luz, Pavilhão do Casal Vistoso, Complexo Municipal dos Desportos Cidade Almada e praia de Santo Amaro de Oeiras, estando as Cerimónias de Abertura e de Encerramento previstas para o Pavilhão Atlântico.

Logótipo e mascote

O logótipo e a mascote dos 2.ºs Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 foram criados pela empresa DNA – Design New Approach, do grupo Y&R Brands.

O logótipo utiliza a imagem de um atleta celebrando a vitória, empunhando uma fita multicor, obedecendo ao lema «A união é mais forte que a vitória».

A mascote desenvolvida para interagir com todos os desportos envolvidos é uma pequena chama, simbolizando o espírito de amizade, alegria e juventude do fogo olímpico.

O nome definitivo da mascote será eleito num concurso de ideias a lançar entre a população escolar portuguesa e dos outros países membros da ACOLOP.

A equipa multidisciplinar da DNA envolvida no desenvolvimento deste projecto foi constituída por Tiago Menezes, Frederico Arruda, Graça Martins, Sofia Freire, Luciana França e Maria Couceiro com direcção criativa de Alexandre Costa.

Fotografias da Assembleia Geral da ACOLOP disponíveis em GALERIA

Voltar   Imprimir notícia  Enviar notícia
 
 
GALERIA DE IMAGENS

» Assembleia Geral Lisboa 12-11-2007

Home | Links | Contacte-nos | FAQs | Mapa do site © Comité Olímpico de Portugal

Webdesign e Web Marketing - Enterweb