x fechar janela

 

Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal

Os Livros Vermelhos são considerados documentos estruturantes de uma política de conservação da natureza, constituindo uma ferramenta da maior utilidade no contexto da conservação das espécies da flora e da fauna selvagens e respectivos habitats.

Nos últimos anos, o Instituto da Conservação da Natureza investiu significativamente na promoção e desenvolvimento de estudos e projectos de conservação de habitats e espécies, muitas vezes em parceria com outras Instituições nacionais e internacionais.

Os Livros Vermelhos existentes em Portugal datam de 1990 (Mamíferos, Aves, Répteis e Anfíbios), 1991 (Peixes Dulciaquícolas e Migradores) e 1993 (Peixes Marinhos e Estuarinos) encontrando-se a sua informação desactualizada.

Por outro lado, a IUCN – International Union for Conservation of Nature – estabeleceu novas categorias de ameaça que se baseiam, pela primeira vez, num conjunto de critérios de natureza quantitativa e que pretendem avaliar os diferentes factores que afectam o risco de extinção das espécies.


Os Livros Vermelhos devem constituir obras em permanente actualização, reflectindo cada edição o melhor conhecimento científico disponível. A sua elaboração deve ser considerada como uma tarefa de interesse público e mobilizadora de todos os que disponham de informação relevante e actualizada para a avaliação do estatuto das diferentes espécies, nomeadamente entre a Comunidade Científica.


É, no entanto, importante realçar que o estabelecimento de prioridades de conservação deverá ser compreendido como um processo autónomo relativamente à elaboração do Livro Vermelho. As prioridades de conservação não decorrem directamente dos diferentes níveis de ameaça de extinção, podendo haver espécies não ameaçadas que necessitem de medidas de conservação e espécies de elevado risco de extinção que não constituam um prioridade de conservação. O conhecimento das prioridades de conservação não deve interferir no processo de classificação.

Competindo ao ICN promover a elaboração dos Livros Vermelhos (Dec.-Lei nº19/93 de 24 de Maio), o presente projecto de Revisão, inclui os seguintes grupos taxonómicos – Peixes Dulciaquícolas e Migradores, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. A análise dos Peixes Marinhos e Estuarinos será feita posteriormente.


Para o desenvolvimento deste projecto, e para além de um conjunto de técnicos do ICN, foram convidados vários especialistas de reconhecido mérito técnico e científico, no âmbito dos grupos taxonómicos abrangidos.


O presente projecto foi assegurado pelo funcionamento de uma equipa coordenada pelo ICN e composta por uma Comissão de Editores, Grupos de Autores e uma rede de colaboradores.

Ficha Técnica >>

Ao longo do projecto foram adoptados vários documentos produzidos pela IUCN, tendo sido também elaborada documentação específica para apoiar os trabalhos no sentido de orientar a aplicação dos conceitos da IUCN relativos à classificação de espécies.


DOCUMENTAÇÃO DE APOIO

- RedList Guidelines >>
- Regionalguidelines >>  
- Definições >>
- Critérios >>
- Categorias >>
- Quadro das Categorias >>

A classificação das espécies foi feita com recurso ao programa RAMAS Red List o qual, permitindo a incorporação de níveis/graus de incerteza, apresenta o resultado final sob a forma de uma única categoria ou de um conjunto de categorias plausíveis.

CLASSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES


- Legenda da tabela de espécies >>
- Peixes Dulciaquícolas e Migradores >>
- Anfíbios >>
- Répteis >>
- Aves >>
- Mamíferos >>

 

Relativamente a estes resultados, e caso deseje fazer-nos chegar o seu contributo, dirija-se a   livrovermelho >>

 

x fechar janela