Procurar no Site
ONDE ANDA
Alemão é empresário da bola.
Respondido em : 08/04/2003

GOSTARIA DE SABER POR ONDE ANDA O JOGADOR ALEMÃO,QUE DISPUTOU A COPA DE 90 , E TAMBEM NO SÃO PAULO ?
MARCIO SATO - MARILIA /SP
marcio_sato@bol.com.br

Márcio, o Ricardo Rogério de Brito é pouco conhecido no meio futebolístico, mas o “Alemão” (foto), mineiro de Lavras e que fez muito sucesso jogando em grandes equipes do futebol brasileiro e mundial, era um ótimo atleta.

Ele começou sua carreira no Fabril de Minas Gerais, mas foi no Rio de Janeiro, em 1981, que despontou para o futebol. Fez um teste no time de Marechal Hermes e foi aprovado de imediato. Alemão era um volante que em sua época existiam poucos. Quando se falava em volante, a primeira coisa que vinha na cabeça do torcedor, era a de que precisava de um homem para apenas marcar e matar a jogada no meio de campo.

Mas Alemão começou mudar um pouco este conceito nesta época. Ele era um jogador habilidoso e por isso foi logo se destacando quando assumiu a camisa titular do Botafogo carioca. Tinha um grande talento e por isso ficou apenas cinco anos no time da estrela solitária. No ano de 1985, ganhou o prêmio de Bola de Prata do futebol brasileiro.

Em 87 foi negociado com o futebol espanhol. Alemão foi jogar no respeitado Atlético de Madrid e ficou por duas temporadas. Com o sucesso do futebol espanhol, despertou interesse do então oásis do futebol mundial, o futebol italiano. Em 88 se transferiu para o Napoli, da Itália, e ficou até 1993. Por lá jogou ao lado de craques como Careca, Maradona e muitos outros.

Retornou ao Brasil em 94 e foi jogar no São Paulo, que tinha Telê Santana como treinador. Durante um bom tempo, foi homem de confiança do “Seo Telê”, como ele mesmo gostava de dizer. Jogou no tricolor até 96 e decidiu encerrar a carreira no próprio São Paulo, coisa que ocorreu neste mesmo ano.

Alemão pelo futebol apresentado, tanto no Brasil como na Europa, foi convocado inúmeras vezes para a Seleção Brasileira. Disputou duas Copas do Mundo, a de 86 no México e a de 90 na Itália. Para sua infelicidade, não conseguiu conquistar nenhuma das duas e ainda foi muito criticado quando da eliminação do selecionado brasileiro para o argentino, com a marcação do gol de Canigia. Para os especialistas de plantão, Alemão poderia ter feito uma falta no lance que Maradona iniciou e foi até a área brasileira, antes de tocar para Canigia decretar a morte do futebol canarinho naquela Copa do Mundo. Na época foi muito criticado porque jogava com Dieguito no Napoli, da Itália.

É verdade que conquistou alguns títulos. Foi campeão da Copa da Itália em 89 e Italiano em 90, pelo Napoli. Pela mesma equiope conquistou também a Copa da UEFA, no ano de 1989.

Hoje, com 42 anos, Alemão mora no Rio de Janeiro com seus familiares. Se tornou empresário da bola e faz negocios com alguns atletas e representa outros. Chegou em uma determinada época, a tocar o futebol do XV de Piracicaba. Mas fracassou em sua tentativa, devido a fragilidade da equipe armada na ocasião



FAÇA TAMBÉM SUA PERGUNTA PARA O ONDE ANDA
ondeanda@futebolinterior.com.br
PUBLICIDADE
SHOPPING
TKA ESPORTES

MERCADO LIVRE
© Copyright 1999-2007 Futebol Interior - Todos os direitos reservados - Tecnologia iBlox.net
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar