Primeiro de abril na interwebs: você foi pato de quem?

A tradição de inundar a rede com mentiras e boatos a là Mr. Manson no dia de hoje já fez muita gente de besta, enfureceu leitores de blogs e enraiveceu usuários de serviços com bom-humor. O Google, por exemplo, sempre prega uma peça que nem sempre é bem interpretada pelos mais ranzinzas. Os blogs também tiram o dia pra chutar a bunda da relevância e publicar hoaxes bem elaborados (ou pelo menos na maioria das vezes).

Essa é a vantagem de ser cético: nunca ser pego numa mentira de 1º de Abril. Mas nesse ano pegaram tão leve que o ponteiro do meu medidor de ceticismo sequer se moveu. Sinal dos tempos? Medo de afastar leitores ou usuários? Ou simplesmente preguiça de se fazer algo melhor?

Este post vai ser atualizado com algumas das mentiras que chegaram ao meu leitor de feed e as respectivas falhas que me levaram a desacreditá-las.

TechCrunch processa Facebook

O costume de postar mentiras um dia anes ou um dia depois do dia primeiro pode dar credibilidade à ela. O que nem sempre é o suficiente pra nos fazer acreditar. Pensando nisso, o Michael Arrington do TechCrunch postou ontem um texto explicando o porquê da sua compania estar processando o Facebook e pedindo 25 milhões de dólares de indenização.

Pulo do gato: Pra mim é muito fácil detectar a mentira que existe em um blog processando uma rede social. D’oh.

Dica pro ano que vem: Processem uma compania grande que não tenha rede social ou relação forte com os consumidores. Empresas ISP por exemplo.

A revista Feed-se

Blogs brasileiros não ficaram em último lugar nessa corrida. Mas também não chegaram nem perto de subir no pódium. Um batalhão de blogs publicou um falso post patrocinado em que anunciavam o lançamento da Revista Feed-se, o primeiro agregador offline de feeds. O erro aconteceu exatamente no ‘batalhão de blogs’.

Pulo do gato: deu pra perceber que era balela quando doze blogs publicaram o mesmo post. E o selo de post patrocinado só piorou.

Dica pro ano que vem: restrinjam a participação à cinco ou seis no máximo. E não deixem o whois do domínio tão óbvio assim, criem uma empresa fantasma.

Revision3 foi comprada pela Foxnews

Alex e Kevin do podcast Diggnation fizeram mais do que o necessário. Divulgaram a ‘notícia’ três dias antes do que deveriam, não apareceram bebendo e se esforçaram pra fazer uma cara séria. Não deu, não é o estilo deles.

Pulo do gato: pra quem assiste o programa há mais tempo, é possível perceber quando os dois começam a mentir descaradamente. Foi o meu caso.

Dica pro ano que vem: peça sempre para o CEO divulgar a mentira. Se possível com um press release. E use uma compania mais realista. Fox news? Pff.

Virgle: Virgin America + Google

Essa sim foi uma bem elaborada. Os fundadores da empresa gravaram um vídeo pedindo pra que usuários do Youtube publicassem seus próprios vídeos dizendo por que gostariam de participar do projeto Virgle, que levará um desses felizes usuários junto com Larry e Sergey, ao planeta Marte.

Pulo do gato: o nível do absurdo.

Dica pro ano que vem: continuem assim! O questionário pra qualificação é hilário.

7 comentários? Só pode ser feriado.

  1. Se a revista estiver no ar dia 10 vc vai entrar pelo cano… hehehehe


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows XP
  2. Ah, eu quero MUITO entrar pelo cano dia 10. De verdade.


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.13 no Windows Windows XP
  3. Ah, eu quero MUITO entrar pelo cano dia 10. De verdade.

    Cara, primeiro o BOLcats, agora, essa….. Assim você se complica… :P


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.3 no Windows Windows XP
  4. Pior que o da revista feed-se eu caí com desconfiança mas caí….


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 no Windows Windows XP
  5. Amigo, tá dando erro na sidebar direita aqui no meu navegador (firefox)


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 no Windows Windows XP
  6. [...] primeira vez, num primeiro de abril, a blogosfera se dividiu. Uns acharam que era pura balela. Outros, que era pura verdade. Calma, calma. Não era nem um, nem outro. tinha uma mentira: revista [...]


    Usando WordPress WordPress 2.3.3
  7. Então, mas a revista feed-se até saiu… dá uma olhada lá no site…
    Quer dizer… saiu em pdf, mas saiu. =)


    Usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.14 no Windows Windows Vista

Gostou do que leu? Ofendeu-se? Tem algo a acrescentar? Então bota pra fora!