Rio de Janeiro, domingo, 02 de novembro de 2008 - 15h02min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos
» 1ª Página » Clube » Estádios


Rua Ferrer

O primeiro estádio

A "cancha encantada da Rua Ferrer", como dizia o locutor Ary Barroso foi feita em linha paralela ao terreno da Fábrica Bangu pelo Diretor-Gerente da Companhia e Presidente Honorário do Bangu, João Ferrer, em tempo recorde para que o Bangu pudesse participar do 1º Campeonato Carioca de futebol, pois antes o clube jogava em uma área dentro da Fábrica.

A estréia ocorreu no dia 13 de maio de 1906, com o jogo amistoso Bangu 2 x 0 Riachuelo. Uma semana depois, o Bangu estaria jogando oficialmente contra o Football and Athletic pelo Campeonato Carioca.

As arquibancadas da Rua Ferrer sofreram um incêndio em 1936, antes de uma partida entre Bangu e Madureira, que não chegou a acontecer. E foi reconstruída para o ano seguinte, sendo reinaugurada em 23 de maio de 1937. Na rua Ferrer, atrás do campo, ficava a sede social do Bangu, o famoso Pavilhão.

O campo durou até 1943, a partir de 1944 foram proibidas partidas lá. A Fábrica iria vender a área onde ficava o campo (bem no centro de Bangu e portanto, com alto valor comercial). Construiu-se um novo campo (o de Moça Bonita, inaugurado em 1947). Mas, o maravilhoso gramado da Rua Ferrer (com grama inglesa), as luxuosas arquibancadas de madeira e todas as confusões que os apaixonados torcedores faziam ali, isto ficou. Principalmente nas lembranças de quem lá esteve.

. . . . . . . . . . . .

Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho
Na expectativa do novo estádio

As expectativas otimista do Dr. Silveirinha no início das obras no campo de Moça Bonita, em 1945, não se realizaram. Prometia ele, que já em 1946, o time poderia jogar no novo estádio. Porém, como acontece nas grandes obras, o prazo passou e a inauguração acabou ficando para 1947. Mais uma vez, e isso desde 1944, o Bangu tinha que atuar longe de sua torcida. Grande parte da força do Bangu vem do seu mando de campo. Jogar no campo da Rua Ferrer era um martírio para os adversários, próximo àquelas arquibancadas luxuosas, bem trabalhadas em ferro e madeira, o alvirrubro era mais forte que qualquer adversário.

Na saudosa Rua Ferrer de tantas partidas legendárias e de confusões memoráveis, o Bangu fez sua história nos primeiros 40 anos de sua vida. Agora, teríamos uma nova casa, moderna, segura, ampla e que atendia todas as exigências dos grandes jogos de futebol que vínhamos tendo. E precisávamos fazer do novo estádio de Moça Bonita, o que a Rua Ferrer representou, um motivo de orgulho para nossos jogadores e um local onde a torcida fizesse valer o seu amor ao clube.

Atuando fora de casa em todos os jogos, o clube fez campanha razoável nos dois campeonatos que eram disputados nesta época: o Torneio Municipal e o Campeonato Carioca. Em Bangu todos sabiam que um desejo do Dr. Silveirinha era que após a construção do campo, fosse montada uma grande equipe para pisar naquele gramado. Então faltava pouco para termos outros esquadrão, como aquele que encantou a cidade na década de 30.

Durante o ano de 1946, as obras para a conclusão do novo estádio do Bangu continuaram a todo vapor. Os sem-estádio. Jogadores do Bangu na temporada de 1946 sofreram por não poderem jogar próximo à torcida.

Inauguração: 17 de novembro de 1947
Capacidade:
15 mil pessoas
OBS: No dia 18/02/2004 o site oficial do Bangu Atlético Clube informou que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, em documento encaminhado à Federação de Futebol, aprovou, mediante laudo técnico, a capacidade de 9.500 lugares para o campo do Bangu.
Endereço: Rua Sul América, 950 - Bangu - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2419-6204
Cep: 21870-100
Clique na imagem para ampliá-la

. . . . . . . . . . . .

Veja as fotos dos estádios
     
Estadual 2008
 
2ª Divisão
  4ª Fase
próximo jogo
Aperibeense
BANGU
05/11 - qua - 16h
José Gonçalves
último jogo
Olaria
BANGU
01/11 - sáb - 16h
Mourão Filho
Livros
 
Temporada 2008
 
Jogos 26
Vitórias 17
Empates 6
Derrotas 3
Gols pró 47
Gols contra 19
Saldo de gols 28
Aproveitamento 73%
Artilheiros 2008
 
Jogador
Gols
Bruno Luiz
9
Valdir
8
Hiroshi, Edinho e Fred
4
Rafael Zaror, Sassá, Baiano, Somália e Victor Hugo
3
Abílio e Thiago Costa
1