O espaço do conhecimento transformador

No ano em que completa 19 anos, o ensino superior do Senac São Paulo segue atuando em constante evolução. As experiências de alunos, docentes e colaboradores consagram seu posicionamento como uma das principais instituições contemporâneas do setor educacional.
Em 2004, esse reconhecimento passou por um momento decisivo. Na ocasião, as Faculdades Senac foram credenciadas pelo Ministério da Educação como Centro Universitário, pela excelência dos cursos, do corpo docente e das instalações. Em todas as avaliações, a organização recebeu nota máxima.
O Centro Universitário Senac oferece cursos de graduação, pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e de extensão universitária. Nesse espaço do conhecimento, os futuros profissionais encontram uma metodologia contemporânea, diversificada e sintonizada com as tendências do mundo do trabalho e do mercado.
Programação de cursos com conteúdo interdisciplinar, espaços amplos de convivência, instalações modernas, laboratórios temáticos, ambientes específicos para o aprendizado de várias áreas e docentes com extensa bagagem acadêmica e de mercado já fazem parte da nossa realidade. E mais: acordos e parcerias com empresas e organizações de renome nacional e internacional, proporcionando a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da profissão escolhida. Um exemplo disso é o Centro de Inovação Microsoft, que coloca os alunos de tecnologia da informação em contato direto com o mercado.
O Senac São Paulo acredita que incentivar posturas empreendedoras nos alunos contribui para a construção de uma sociedade de oportunidades, em que o indivíduo assume o papel de criar e realizar seus projetos de vida. Para isso, o Senac conta com um programa inovador e exclusivo para os alunos de graduação. O Conexões Senac é uma competição universitária com o objetivo de formar uma cultura empreendedora estimulando a difusão e a aplicação dos conceitos de empreendedorismo, em suas vertentes de atitude e técnica, e as conexões com as diversas áreas de conhecimento do Senac São Paulo.
O portfólio do Centro Universitário Senac atende a programas nas seguintes áreas do conhecimento:
- Administração e negócios
- Meio ambiente
- Tecnologia da informação
- Comunicação, artes e design
- Moda
- Educação
- Turismo, hotelaria e gastronomia
- Saúde


Conheça a seguir os três campi do Centro Universitário Senac em Santo Amaro, na região sul da capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão. Em todos eles, a contemporaneidade, a busca de excelência educacional e o compromisso com o conhecimento transformador fazem a diferença.


Campus Santo Amaro

O primeiro impacto do Campus Santo Amaro é visual, já que o espaço integra arquitetura singular, funcionalidade, paisagismo, infra-estrutura moderna, além de espaços de convivência e área de serviços, com restaurantes e agência de viagem.
Inaugurado em março de 2004, o campus ocupa área de 120 mil metros quadrados, com 71 mil metros quadrados de área construída. Seu projeto buscou promover a interação das pessoas nos diversos ambientes: o prédio acadêmico, que concentra salas de aula e laboratórios, o Centro Gastronômico, integrado à praça de alimentação e serviços, o Centro de Convenções, a biblioteca e, ainda, o Centro Esportivo e a academia.
As instalações permitem o acesso de portadores de deficiência física por meio de rampas e elevadores e, nas áreas externas, pisos táteis e telefones especiais.


• Biblioteca
A biblioteca do Campus Santo Amaro é uma das maiores e mais expressivas do Estado de São Paulo.
- 6 mil metros quadrados de extensão
- Mais de 110 mil itens, entre livros, mapas, CD-ROMs, CDs, DVDs e VHS
- 485 títulos nacionais e internacionais de periódicos impressos
- 90 computadores
- 12 salas de estudo
- 10 mil títulos de publicações on-line


• Espaço Braille
Integrado à biblioteca, o Espaço Braille reúne infra-estrutura de treinamento em informática para portadores de deficiência visual e representa um dos compromissos da organização com a inclusão digital. O atendimento gratuito contempla a população local.
O ambiente possui computadores conectados à Internet, impressoras e máquinas de escrever em braile, scanner e lupa eletrônica que ampliam textos em monitor de TV, além de acervo de livros falados em fitas cassete e CDs.


• Laboratórios de vivência
A união entre teoria e prática é um dos princípios pedagógicos da organização, plenamente materializado nos laboratórios do Campus Santo Amaro.
A importância desses espaços está no detalhamento e na reprodução do cenário profissional de cada área. Por exemplo, nos laboratórios de governança e na recepção, os alunos de turismo e hotelaria vivenciam a gestão do dia-a-dia de um hotel, assim como a simulação de toda a operação de uma agência de viagens no laboratório de turismo. Nos cursos de moda, a criatividade é explorada nos oito laboratórios de modelagem e estilismo. As turmas contam ainda com a modateca, um dos acervos mais ricos para pesquisa do setor.
Um amplo laboratório de informática está disponível para uso dos alunos, além de laboratórios para atender às necessidades específicas dos cursos.


• Centro Gastronômico
Qualidade, tecnologia e ambientação são os principais temperos do Centro Gastronômico. Com 14 espaços pedagógicos, distribuídos em 5,8 mil metros quadrados, o local é composto por um restaurante e bar, cozinhas com 40 estações de trabalho, ambientes de demonstração, padaria, confeitaria e auditório para atividades de enologia, com toda infra-estrutura para os futuros profissionais da área.


• Centro de Convenções
Local ideal para a realização de convenções, eventos e apresentações, o Centro de Convenções do Campus Santo Amaro é um dos mais notáveis espaços de São Paulo para esse perfil de atendimento. Possui excelentes condições para projeção e sonorização, permitindo tradução simultânea.
• Anfiteatro para 500 pessoas
• Três auditórios
• Salas multiuso
• Salas de apoio
• Exposições, feiras e coquetéis
• Estacionamento
• Centro Esportivo


A preocupação com a saúde e o bem-estar levou o Campus Santo Amaro a montar um amplo Centro Esportivo que agrega conforto, tecnologia e diversidade de equipamentos de última geração. Instalado em uma área de 15 mil metros quadrados, proporciona a prática conjunta de atividades físicas e esportivas destinadas à comunidade acadêmica.
- Duas quadras de tênis descobertas
- Dois campos de futebol society
- Quadra poliesportiva descoberta para futsal, basquetebol e voleibol
- Quadra para squash
- Pista de atletismo externa
- Estação com aparelhos de madeira para circuito de ginástica
- Duas quadras poliesportivas cobertas para futsal, basquetebol e voleibol


• Academia
Projetada para atender 6 mil pessoas, a academia foi construída em dois níveis e totaliza área de 7,6 mil metros quadrados. Apresenta detalhes únicos de arquitetura, resultando em ambientes que unem conforto térmico e acústico, imprescindíveis para a prática de atividades físicas. Pode ser usufruída pela comunidade de alunos, docentes e funcionários por preços mais acessíveis do que os cobrados em academias de grande porte.
- Duas piscinas semi-olímpicas
- Piscina para hidrobike, hidroterapia e hidroginástica
- Duas amplas salas de ginástica
- Sala para a prática de bike indoor
- Sala para a prática de pilates
- Sala para a prática de ioga, ginástica postural, alongamento e relaxamento, com recursos de proteção acústica
- Sala para artes marciais
- Sala com aparelhos cardiovasculares, com esteiras e bicicletas ergométricas
- Sala com aparelhos de musculação
- Vestiários masculino e feminino mobiliados, com saunas seca e úmida e áreas anexas para repouso
- departamento médico para avaliações e fisioterapia


Campus Águas de São Pedro
Uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil, o menor município do país, transporte coletivo gratuito, estância hidromineral famosa pelos benefícios das águas medicinais. Esse é o cenário em que se coloca o Campus Águas de São Pedro, na cidade de mesmo nome a 184 quilômetros da capital.
A experiência nas dependências do Grande Hotel São Pedro – Hotel-escola Senac, integrado à prática educacional dos alunos no campus, é fator essencial para o aprendizado. Constitui um dos mais tradicionais centros educacionais da América Latina nas áreas de gastronomia, hotelaria e lazer.
Em 1995, recebeu a primeira turma de participantes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, e hoje atende alunos de várias regiões do Estado de São Paulo e do Brasil. Além dos títulos de graduação, pós-graduação e extensão universitária, o Campus Águas de São Pedro oferece cursos livres e de qualificação profissional de Garçom e Cozinheiro básicos.
A comunidade acadêmica desenvolve atividades de extensão universitária, pesquisa e responsabilidade social. Conheça a infra-estrutura do Campus Águas de São Pedro:


• Laboratórios de recepção e governança
Para vivência de técnicas e procedimentos de atendimento ao hóspede, higienização e arrumação dos quartos.


• Laboratórios de alimentos e bebidas (restaurante e bar)
Para atividades práticas e demonstrativas dos serviços de restaurante e bar, tais como preparo e decoração de mesas e montagem de coquetéis.


• Laboratórios de cozinha e confeitaria
Quatro laboratórios de cozinha e um de confeitaria para desenvolver produções culinárias em disciplinas práticas.


• Laboratório de informática

Com computadores de última geração conectados à Internet de banda larga, mantém os programas mais utilizados nas áreas de hotelaria, turismo e gastronomia, além de serviços de impressão e scanners para uso dos alunos.


• Biblioteca
O Campus Águas de São Pedro possui a mais completa biblioteca de gastronomia e hotelaria do país, segundo exigências de funcionalidade e segurança, tratamento técnico, exposição do acervo, consultas e estudo individual e em grupo. Seu ambiente é mobiliado adequadamente para facilitar o manuseio, a conservação dos livros e o conforto dos usuários.

• 331 metros quadrados de extensão
• 25 mil itens entre livros, periódicos nacionais e internacionais, mapas, CD-ROMs, CDs, DVDs e VHS
• Acesso à base de dados nacionais e internacionais
• 10 mil títulos de publicações on-line
• Cabines de estudo individuais, sala de estudo em grupo e computadores conectados à Internet para pesquisa.


• Grande Hotel São Pedro

Com arquitetura art déco, o Grande Hotel São Pedro foi construído nos anos 1940 e, em 1969, cedido pelo governo do Estado ao Senac São Paulo para nele instalar uma escola de hotelaria. Atualmente, acumula inúmeros reconhecimentos e citações como hotel de lazer, pelo seu serviço e sua gastronomia.
• 112 apartamentos com ar-condicionado central
• Restaurante Grande Hotel
• Restaurante Engenho das Águas (estrelado pelo Guia 4 Rodas por seis anos consecutivos)
• Restaurante infantil
• Adega com capacidade para 1.900 garrafas
• Butique
• Heliponto
• Campo de golfe (área de 9 mil metros quadrados)
• Playground
• Equipe de monitores e programação para todas as idades
• Ginásio poliesportivo e quadras de tênis
• Piscinas
• Centro de Convenções para 700 pessoas
• Health Club contendo:
   Águas medicinais
   Sala para banhos sulfurosos
   Salas de massagem
   Saunas seca e a vapor
   Ducha escocesa e ducha circular
    Hidromassagem com turbilhão e cascata


Campus Campos do Jordão
A 1.628 metros de altitude, Campos do Jordão está em um dos pontos mais altos do país e combina uma série de fatores que atraem milhares de turistas, principalmente na época mais fria do ano. O Campus Campos do Jordão, em espaço inaugurado em 1996, oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão universitária, além das modalidades livre e de qualificação profissional. Localiza-se em uma área de 400 mil metros quadrados de mata nativa e ecossistema composto por araucárias e pinheiros.
Possibilita aos alunos a experiência de exercitar o aprendizado no Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-Escola Senac, reconhecido pelo Guia 4 Rodas 2006 como o melhor da cidade. Também estimula a participação nas atividades de extensão universitária e de pesquisa voltadas para projetos que envolvem responsabilidade social e ambiental.
O Grande Hotel, reaberto pelo Senac em 1998, resultou em novos padrões de atendimento na hotelaria local, sendo responsável pela formação de equipes especializadas em gastronomia, turismo e hotelaria. O complexo recebeu recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ISO 9001. Confira outros destaques da infra-estrutura do Campus Campos do Jordão.


• Laboratório de recepção e governança
Reprodução dos futuros ambientes de trabalho para a vivência de técnicas e procedimentos de atendimento ao cliente, além de higienização e arrumação dos quartos.


• Laboratórios de alimentos e bebidas (restaurante e bar)
Para atividades práticas e demonstrativas dos serviços de restaurante e bar, tais como preparo e decoração de mesas e montagem de coquetéis.

• Laboratórios de cozinha e confeitaria
Espaço para aprendizado e prática no processo de produção de criações gastronômicas.

• Laboratório de informática
Com computadores de última geração conectados à Internet de banda larga, mantém os programas mais utilizados nas áreas de hotelaria, turismo e gastronomia, além de serviços de impressão e scanners para uso dos alunos.

• Biblioteca
Seu acervo é composto por mais de 11 mil exemplares de livros nacionais e estrangeiros, 74 títulos de periódicos, 600 filmes de lazer e 620 fitas de vídeo técnicas. Oferece acesso à Internet e às bases de dados nacionais e internacionais, ambiente agradável para leitura e uma praça para estudo em grupo.

Grande Hotel Campos do Jordão
Erguido nos anos 1940 como um aconchegante chalé de montanha, o Grande Hotel Campos do Jordão foi completamente remodelado e atualizado pelo Senac São Paulo. Cedido pelo governo do Estado, sob a condição de nele instalar uma escola de hotelaria, foi reaberto comercialmente em 1998.
• 95 apartamentos
• 2 restaurantes
• 1 restaurante infantil
• Horta hidropônica
• Parede de escalada
• Quadras de tênis e squash
• Centro poliesportivo coberto
• Churrasqueira do lago
• Pista de kart e academia
• Saunas seca e a vapor, duchas escocesa e circular
• Piscinas cobertas, playground e biblioteca
• Salas de estar e home theater
• Centro de convenções para 700 pessoas
• Heliponto