Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica
Brasil, um país de todos
Menu
 
Sexta, 19 de junho de 2009.
Untitled Document
16/06/2009 - 18h43
Nota 33 - 16.06.09

INFORMAÇÕES SOBRE AS BUSCAS DO VOO 447 DA AIR FRANCE

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, nesta terça-feira, dia 16, às 11h30 (horário de Brasília), mais um corpo foi avistado e recolhido pela Corveta Caboclo. No total, 50 corpos foram encontrados.

A definição da área de busca a ser diariamente estabelecida para as aeronaves é obtida a partir de estudo realizado pela equipe do SALVAERO Recife, que analisa diversos dados, como reportes anteriores, correntes marítimas e ventos predominantes. Esses dados são inseridos no programa de computador SARMASTER, que auxilia na identificação de novas áreas a serem recobertas. A área designada para as buscas de hoje alcançou mais de 19 mil quilômetros quadrados.

A fragata Bosísio chegou às proximidades de Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pelo Navio-Anfíbio francês Mistral. Às 8h15 (horário de Brasília), um helicóptero H-34 Super Puma pousou no arquipélago com esses corpos. Nesse momento, a fragata segue para Natal–RN a fim de realizar manutenção de rotina.

Amanhã, dia 17, o Navio Desembarque Doca Rio de Janeiro irá se posicionar a cerca de 25 milhas (48 quilômetros) ao norte de Fortaleza-CE, a fim de receber dois helicópteros: um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo. Além desse navio, que se desloca para a área de busca, a Marinha brasileira mantém os seguintes meios naquele local: Navio-Tanque Gastão Motta, as Corvetas Caboclo e Jaceguai, o Navio-Patrulha Goiana, além do Rebocador de alto-mar Triunfo. A Marinha francesa opera com o navio Mistral e a fragata Ventôse.

A Força Aérea Brasileira atua com 10 aeronaves, sendo um avião R-99, três C-130 Hércules, dois C-105A Amazonas, dois P-95 Bandeirante de Patrulha, um helicóptero H-60L Black Hawk e um H-34 Super Puma. A França utiliza duas aeronaves: um Falcon 50 e um Atlantic 2. Ainda ontem, a Operação superou um total de mil horas voadas por aeronaves brasileiras e estrangeiras.

Centro de Comunicação Social da Marinha
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte:

Copyright © 2008 - 2009 Portal da Força Aérea Brasileira
® 2009 República Federativa do Brasil - Todos os direitos reservados.