"RECEITAS"

Agora entramos no ãmbito do segredo da magia das formas: Suas Fórmulas !! Como escrevi na primeira parte, vamos trabalhar somente com pirâmides de base quadrada.

H = Altura do Aparelho

B = Base do Aparelho

C = Apótema do Aparelho

A = Aresta do Aparelho

a = Ângulo Chave da Inclinação

Uma vez familiarizado no "quem é quem", vamos às receitas de se projetar uma pirâmide de base quadrada de qualquer tamanho !!! O primeiro passo é definir a ALTURA da sua pirâmide. Sugiro começar com uma pequena de 7 cm. Agora é a matemática básica, aplique o número 7 no lugar de H para obter as outras medidas. OBS: Para o cálculo da base, use a fórmula depois do "Então=>".

B= 2.H / tg a ------ = 2.H / tg 51º 51' 14" ------ Então => B= 2.H / 1,2732

Estas são as fórmulas. O grande segredo

delas é o número da inclinação ( tangente

de alfa ). Mudar esta número, irá acarretar

em resultados não específicos, portanto,

pra você que inicia, não altere - o .

Para nós, somente a fórmula da base será o suficiente, sendo as outras duas mais para projetos bem maiores. Suponhamos então que eu queira uma pirâmide feita de cartolina e que ela tenha uma altura de 7 centímetros. Procedimentos : 1 - Calcular a BASE, 2 - Calcular a ARESTA, 3 - Ter o material a mão.

1 - Calculo da Base: B=2.7 / 1,2732 => B= 14 / 1,2732 => B= 10,99 cm.

2 - Calculo do Aresta: A=RAIZ( (B)^2 / 2 + (H)^2 ) => A=RAIZ( (10,99)^2 / 2 + (7)^2 ) => A=10,46 cm.

3- Material necessário para a construção : Cartolina (qualquer cor, a sugerida seria ou branca ou preta ), tesoura, lápis, régua, cola ( ou fita adesiva ) e um Compasso escolar.

Modo de Fazer: Pegue a régua e abra o compasso com 10,45 centímetros e trace um círculo NO SENTIDO HORÁRIO. Pegue a régua e abra agora o compasso com 11 centímetros. Agora coloque a agulha do compasso em qualquer ponto da linha do círculo que você traçou. Em seguida, com a outra ponta, gire no sentido horário fazendo somente um risquinho na linha do círculo ( a aparência é de um "x" ). Ponha agora a agulha bem no meio do "x" (tomando o cuidado de não deixar o compasso abrir ou fechar). Repita a operação mais 4 vezes. Agora é só ligar os pontos, recortar, colar e começar a usar !!! Darei maiores explicações abaixo. :-) Siga o gif animado abaixo (obs: os riscos vermelhos simbolizam o compasso) :

ALGO SOBRE OS MATERIAIS

A respeito dos materiais, cores, tamanhos, é tudo relativo e depende de um pouco de conhecimento por parte do praticante de magia das formas. Farei um breve resumo para que você tenha uma idéia geral.

A nível de METAIS, o Alumínio é ligado à terra, ao corpo e a matéria. A Prata é usada sempre que quisermos nos referir as emoções, a energia feminina; ela age com força centrípeta,ou seja, ela "suga" energia. O Ouro quer dizer o princípio masculino, a mente, raciocínio lógico; ele age com força centrífuga, ou seja, ele "expele". O Cobre é usado para harmonizar e se comunicar com os corpos físico, emocional e mental, sendo ele o elo, a ponte entre os corpos.

A nível de Outros materiais (papel, cartolina, papelão, cetim, fórmica, vidro, espelho, pedra, couro, tecidos, madeiras, cimento, etc.), cada qual apresenta características próprias, ou seja, se saem bem melhor em algumas funções específicas. Ex: Pirâmides feitas com cartolina são excelentes para transformar leite em yogurte, aliviar dores no corpo e transmitir sinas de cura a distância. As de vidro já transformam o mesmo leite em requeijão leve, energiza muito bem a água, magia do escudo de proteção. Então, se você seguir as fórmulas acima à risca, você obterá sucesso em fazer a pirâmide com qualquer material e ainda "descobrir" qual é o "talento nato" de determinado material. Sugiro que você continue lendo todos os tópicos para que você possa fazer uma pequena idéia da dimensão deste tipo de magia !!

SOBRE AS CORES - Se você ainda não se perguntou, com certeza em breve você se perguntaria se as cores tem algo a ver com o desempenho do aparelho. A resposta é afirmativa. Sim, será afirmativa se você for montar uma pirâmide para um propósito espeçifico, ou seja, você irá fazer magia com ela. Mas, mesmo você não tendo propósitos mágicos em mente quando você estiver constrindo sua pirâmide (só por curiosidade), ela será usada apenas para se fazer experiências com mumificação, desitratação de alimentos, energização de plantas e água, afiar lâminas de barbear, e outras tantas, agindo assim com menor grau de intensidade.

Retorna para Magia das FormasAvança para a próxima página

- -

1

1

1