Você está lendo

Cassiópeia foi o primeiro filme longa-metragem de animação a ser realizado totalmente por computação gráfica. E se você já está pensando que o filme é mais uma das super-produções da Pixar, você está totalmente enganado: Cassiopéia foi criado no Brasil em um laboratório de poderosíssimos computadores 486 DX2 66 do tempo da vovó. Tempo da vovó pode ser um exagero, mas mesmo para o período em que o filme foi produzido (de 1992 a 1996) tanto os computadores quanto os programas utilizados já não eram os mais modernos.

Cassiopeia 1o longa de animação brasileiro

Cassiopeia 1o longa de animação brasileiro

Contudo, apesar das dificuldades materiais, a tenacidade do diretor Clóvis Vieira e sua equipe de animadores garantiu que os resultados desse filme pioneiro fossem muito interessantes. Ao menos na história recente da animação, nenhum filme gerou tanta controvérsia quanto esse. E qual foi exatamente a controvérsia? É que por um pouquinho nós perdemos o título de primeira animação digital do mundo para os irmãos Wright, opss, quero dizer, mais uma vez os americanos levaram a nossa taça com a produção de Toy Story da Pixar/Disney. E quando eu digo um pouquinho foi um pouquinho mesmo, Toy Story foi lançado apenas 5 meses e iniciado muito depois de Cassiopeia.

Mas como um bom brasileiro não desiste, podemos nos vangloriar de termos produzido o primeiro longa de animação totalmente digital, pois Toy Story, apesar de ter sido lançado primeiro, utilizou modelos de argila para construção dos bonecos que depois foram digitalizados. Nem precisa mencionar que a equipe de Clóvis não dispunha dos mesmos recursos da Disney e, para piorar ainda mais a situação, nos últimos meses da produção a equipe teve alguns de seus computadores roubados. Não vou perder a piada: produção mais brasileira que essa é impossível.

Mas, controvérsias de lado, do que se trata essa animação? Infelizmente aqui o filme fica um pouco mais sem graça. Situado na contelação de Cassiopéia, o planeta Atenéia está sendo atacado por piratas que querem sugar a energia do sol daquele planeta. Após um pedido de socorro ser lançado, 4 robozinhos heróis são enviados para salvar o planeta de Atenéia. Na minha opinião sincera, o filme não é lá muito interessante se você tem mais que 7 anos de idade, mas o filme em si mesmo não é todo de se jogar fora. Os personagens apesar de caricatos, são bem elaborados e mesmo tendo um público alvo infantil o filme apresenta alguns bons diálogos.

De qualquer maneira, seja pelas curiosidades que envolveram a produção ou pela diversão mesmo, esse é um filme que merece ser visto. Filmes pioneiros sempre tem algo a nos ensinar, e isso não é diferente com Cassiopéia. É muito instrutivo perceber as limitações técnicas do projeto e as saídas utilizadas pela equipe para contorná-las. (Por exemplo, na criação de personogens a partir de forma geométricas ou criando um mundo sem muitos detalhes de background.

E por fim, fica uma dica para quem se interessa pela produção do filme: o making off da animação está disponível no Youtube e aqui vai o link para a primeira parte do vídeo.

Deixe um comentário

Powered by WP Hashcash