Oenach na Tailtiu 2010

Dia: 17 de julho
Hora: 11:30 - 20:30
Local: Chácara ZAP

Cartilha de Trajes


Incentivamos todos os participantes a virem vestidos a caráter!!

E para ajudá-los elaboramos uma cartilha de vestimentas com dicas simples e variadas para compor um traje próprio de povos celtas.

Como a Oenach é um evento pacífico, Romanos, Vikings e membros de outros povos não celtas serâo (talvez) bem recebidos... vai depender do nosso humor no dia. Venham por sua própria conta e risco!!



Saiba mais sobre a diferença entre fantasia e traje de época!!

    Em breve novos trajes!

Cailín


ALDEÃS CELTAS

Dica 01

Modelo tradicional composto por duas peças: um vestido de corte simples e reto por baixo, coberto por uma túnica sem costuras laterais e mais curta que o vestido de baixo. Um cinto fecha a túnica e segura o traje no corpo. O tartan (xadrez) na túnica e tecidos em algodão mais pesados dão um toque ainda mais tradicional ao traje.

veja exemplos reais:



Dica 02

Esta é uma alternativa mais moderna ao traje da dica 01. Também composto por 2 peças, a de baixo é um vestido com um corte mais arredondado e a túnica, em cima, também com corte mais delicado, possui um trançado lateral que não só regula o tamanho do vestido como também dispensa o uso do cinto. Um tecido leve para o vestido e um algodão tartan (xadrez) mais pesado por cima dão charme ao traje.



Dica 03

Outra dica tradicional é compor um vestido longo de cortes retos por baixo de uma túnica de mesmo comprimento. A túnica apesar de não ter costuras laterais, possui um trançado que ajusta o traje ao corpo. Os trançados laterais podem também ser substituídos por um único trançado na frente com a mesma função. Um cinto preso com um nó simples por cima das duas peças faz alusão aos traicinais entrelaçados celtas.

veja exemplos reais:



Dica 04

Este parece ser o traje favorito das aldeãs da Oenach - uma versão um pouco mais moderna que o da Dica 03. O vestido de baixo, em tecido leve, possui mangas um pouco bufantes enquanto que a túnica de cima possui costuras laterais e trançados decorativos que também ajudam a ajustar o traje ao corpo.

veja exemplos reais:



Dica 05

Este modelo é uma bela alternativo às cailíní mais calorentas. São 2 peças sendo um vestido simples por baixo de um corselete que ajusta o vestido ao corpo. Abuse de cores mais terra para dar um ar mais tradicional ao traje.

veja exemplos reais:



Dica 06

Esta é uma dica às cailíní mais friorentas. Este traje de 3 peças é composto por um vestido de corte simples e reto por baixo de uma túnica curta, um pouco abaixo do quadril que possui costuras laterais e um trançado que ajusta o conjunto ao corpo. Um cinto com nó simples também incrementa o visual. Complete o traje com uma capa, mangas compridas e tecidos em algodão natural, para tornar o traje excelente para épocas mais frias.



GUERREIRAS CELTAS

Dica 01

As cailíní mais aventureiras podem investir nesta dica. Um vestido que deixe as pernas e braços livres e uma bota comprida que ajude a dar firmeza aos pés, é o ideal para quem deseja passar boas horas nas arenas de jogos. Acrescente ainda um cinto com tudo que um guerreiro precisa, da espada à uma caneca de porter. Complete com uma capa para proteger do frio.

veja exemplos reais:



CELTAS LENDÁRIAS

Fadas

Este seres do imaginário popular celta marcaram presença na Oenach. Vestidos bastante coloridos, curtos e delicados junto com um par de asas dão vida a essas criaturas dos contos de fada irlandeses.

veja exemplos reais:





OUTRAS ALDEÃS DA OENACH





OUTRAS GUERREIRAS DA OENACH




DRUIDESAS DA OENACH




OUTRAS CELTAS LENDÁRIAS DA OENACH


    Rainhas Celtas








Buachaill


ALDEÔES CELTAS

Dica 01

Esta dica apesar de simples permite que se crie várias versões deste modelo; pode-se dar vida a diversos ofícios apenas acrescentando acessórios ao modelo básico. Uma calça em tartan (xadrez) e em tecidos mais pesados e de preferência não sintéticos e uma bata por cima. Um cinto normal ou com um nó simples, fazendo alusão aos entrelaçados celtas, completam o visual.

veja exemplos reais:



Dica 02

Esta é uma versão um pouco mais incrementada que a dica 01. Em dias mais frios pode-se usar o modelo básico anterior com túnica curta em tartan (xadrez), de comprimento abaixo dos quadris. Calças lisas ou xadrez de algodão natural podem ser combinadas. Finalize com um cinto para fixar o traje no lugar.

veja exemplos reais:



Dica 03

Este é um traje mais moderno (já que a primeira menção a kilts data de 1578, nos Highlands), mas tem sido a sensação entre as aldeãs da Oenach. Independente de menções históricas um bom irlandês sempre dirá que o 1o kilt usado, foi por um irlandês. Pegue um longo tecido em algodão xadrez e vá pregueando-o ao redor da cintura e prenda-o no final com um cinto. Uma bata simples e uma faixa no mesmo padrão do kilt completam o visual.

veja exemplos reais:



DRUIDAS

Dica 01

Este traje é para aqueles que buscam ser respeitados como os sábios e sacerdotes de outrora. O traje por baixo desta longa túnica com mangas compridas é o menos importante. Nesta dica valoriza-se a túnica em si, que pode ser facilmente confeccionada seguindo o corte de um roupão de banho com capuz. Acrescente um cinto trançado ao traje para que se feche a túnica.

veja exemplos reais:



GUERREIROS CELTAS

Dica 01

Esta é uma dica para os chieftains que se preparam para o combate. O traje é composto por uma combinação simples da dica 01 de aldeão, calça em tartan (xadrez) e bata, por baixo, e uma armadura em cota de malha ou couro por cima do conjunto desses guerreiros da nobreza. Uma capa em tartan presa na lateral, por sobre um dos ombros com um broche, completa o visual desta dica de guerreiro.



Dica 02

Este modelo é o preferido dos colegas pictos. O traje é composto apenas por uma calça listrada ou em tartan (xadrez) e em material mais pesado para proteger do frio. Pinturas de entrelaçados e outros formatos por sobre o corpo representam símbolos que garantirão poder ao guerreiro na arena de batalha e devem ser feitos com pingmentos azuis. Uma capa em tartan e material mais pesado presa na lateral por sobre os ombros irá protegê-lo do frio.

veja exemplos reais:



Dica 03


    Apesar de muito desejado pelas aldeãs, este traje permanece
    NÃO RECOMENDADO.






OUTROS ALDEÔES DA OENACH





BARDOS BEM ESCOLTADOS





OUTROS GUERREIROS DA OENACH






* ilustrações por Laise Ayres

NÃO USE EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA: calças jeans e camisetas com logos e imagens como marcas de lojas.

Últimas Notícias

07/04/2010:
Luara, amiga do Clã Oenach, deu mais dicas sobre Como Chegar na Chácara ZAP partindo do Rio de Janeiro de ônibus.

01/03/2010:
Convidamos os artesãos interessados em participar da Feira de Artes e Ofícios a se cadastrar em nossa seleção de mestres artífices. Contate-nos .

12/01/2010:
Não deixe de acompanhar também as novidades em nossa comunidade do Orkut.

08/12/2010:
Podem parar de orar aos Deuses, a Oenach irá migrar para épocas não tão quentes! Comecem a limpar seus escudos, afiar suas lâminas e preparar seus trajes pois o reencontro será em JULHO de 2010.

15/11/2009:
Fernanda Esteves e João Batista se juntam à família Oenach.