X Abril Fest em Piraí do Sul de 18 a 25 de abril. Participe!
 
 
Piraí do Sul

No século XVI, o local onde hoje está o município de Piraí do Sul, era um ponto de parada e descanso de tropeiros, que transportavam gado e muares de Viamão, no Rio Grande do Sul, para Sorocaba, no estado de São Paulo. A região, portanto, bem como outros pousos, se desenvolveram devido ao Tropeirismo.

Em 1872, o povoamento do antigo Bairro da Lança foi elevado à freguesia, com a denominação de freguesia do Senhor Menino Deus de Pirahy, fazendo parte do município de Castro. A instalação do município se deu em 24 de julho de 1882, a princípio com o nome de Piraí-Mirim e mais tarde de Piraí do Sul.

Piraí do Sul possui um grande potencial ecoturístico com canyons, arenitos, quedas d'água, furnas lajeados e lapas com pinturas rupestres. O Santuário de Nossa Senhora das Brotas, local preferido pelos tropeiros como estação de pernoite e repouso, hoje acolhe muitos romeiros. Na cidade destacam-se as igrejas do Senhor Menino Deus e São José Operário, além do Colégio Santa Marcelina, uma antiga construção em estilo colonial com grande influência dos imigrantes italianos.

COMO CHEGAR
BR 151 (Castro a Jaguariaíva) BR 090 (sentido Campo Magro a Ventania).

 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS


Crédito: Gerson Martins

 
[<] Voltar       




Rota dos Tropeiros - Copyright 2009®