Manuel Alegre
"Não serei candidato em nome de nenhum partido. Serei candidato por Portugal "

Home
Notícias
EditoriaisCandidato
Biografia
Bibliografia
Antologia Política
Opinião
Discurso Directo
Discurso Indirecto
Pontos de Vista
Campanha
Agenda
No terreno
Sondagens
Estrutura
Apoiantes
Financiamento
Galeria de Arte
Links
Downloads
Eugénio Lisboa
Eugénio Lisboa sobre Manuel Alegre:
"Desarrumar as coisas sossegadas"
[04.01.2010]
“Desarrumar as coisas sossegadas” é o título da crónica de Eugénio Lisboa sobre Manuel Alegre publicada no passado dia 30 no Jornal de Letras. A pretexto da edição de “Poesia”, com toda a obra poética de Manuel Alegre, Eugénio Lisboa recorda a Praça da Canção para afirmar que Alegre depressa se tornou num poeta popular “no melhor sentido do termo”, “repleto de tradição, conteúdo e oficina”.

Veja a crónica de Eugénio Lisboa AQUI
Para Eugénio Lisboa, “Alegre assumiu-se desde o começo “como um eu que encarnava muitos outros – quiçá ambiciosamente a melhor parte de um povo espezinhado mas resistente”. E elogia o facto de “quarenta e tal anos depois” o autor de Praça da Canção e O Canto e as Armas poder “orgulhar-se de uma vasta e diversificada obra de grande lírico” a que presta sua homenagem “há muito devida e sempre adiada”.

Eugénio Lisboa comenta uma frase de Manuel Alegre: “Não sei se sei falar de poesia”: “É óbvio que sabe e que sabe que sabe”, conclui, “mas não é importante que saiba. O importante é que faça poesia e continue a fazê-la daquela espécie que nos mostra, afinal, como o poeta sabe falar de poesia”.

[outras Notícias] ++