• Abrir o sítio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal
  • Abrir o sítio da Câmara Municipal de Grândola
  • Abrir o sítio da Câmara Municipal de Odemira
  • Abrir o sítio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
  • Abrir o sítio da Câmara Municipal de Sines
Executar Procura
 Registo     

 

 Campo

 

 

Reserva Natural do Estuário do Sado

 

 

 

Representando uma área protegida de incomparável diversidade biológica, a Reserva Natural do Estuário do Sado compreende 23.160 ha, dos quais cerca de 13.500 ha são constituídos por zonas de estuário e os restantes, cerca de 9.500, se referem a zonas húmidas marginais convertidas e destinadas à salicultura, à piscicultura e à orizicultura, mas também por zonas de terra firme e pequenos cursos permanentes de água doce.

 
A importância da fauna e da flora desta reserva estende-se desde a vegetação de água salgada que margina o estuário, ao sapal, aos lodos que, juntamente com a dinâmica das marés, são abrigo das inúmeras espécies que aqui se pode encontrar: as cegonhas-brancas, as garças, os perna-longas, os colhereiros, os flamingos-rosa, as aves de rapina, os patos, os alfaiates e ainda a lontra europeia, os saca-rabos, os gamos e os golfinhos entre outras.
A fertilidade e riqueza da região abrangida pela Reserva justificam a sua ocupação pelo homem desde o Neolítico. Populações que viviam, essencialmente, da pesca e da recolha de marisco, estabeleceram por aqui, há cerca de cinco mil anos, as suas aldeias, assentes em línguas de areia que o Atlântico ainda banhava.


Também da presença romana restam vestígios que podem ser admirados, por exemplo, na herdade do Pinheiro, onde se encontram fornos que fizeram parte de uma importante indústria de olaria que ali prosperou entre os sécs. I e IV d.C.
Forma agradável de observar este magnífico património natural são os passeios de balão ou de barco ao longo das águas calmas do rio Sado.


A faixa do Litoral Alentejano, na margem Sul do Sado, avança pela EN 253 até ao entroncamento com a EN 253-1, na povoação da Comporta. Segue depois por esta estrada nacional, no sentido noroeste, até ao entroncamento com o caminho de acesso à ETAR de Tróia (limite sul de um eucaliptal), por onde continua até à ligação com o canal da Comporta. Segue finalmente por uma linha recta, definida por este ponto e pelo ponto inicial da EN 10-4, fechando o respectivo limite.


Contactos:
Praça da República
2900-587 Setúbal
Tel. 265 541 140
Fax: 265 541 155

 


Rio Sado e planícies

 

 

Planicies

 


 

Aqui dominam as culturas de sequeiro e extensivas, como o trigo, a cevada, algum centeio e leguminosas, o montado e os velhos olivais que o "mouro enxertou na zambujeira espontânea e o ensinou a regar" (popular). Um clima quente e seco, apesar da proximidade do Atlântico, acentua as características mediterrânicas.


A grande propriedade está sempre presente, como presentes estão as grandes manchas florestais de azinho e sobreiro, ou de pinheiro manso, que se vai impondo entre esta zona e toda a faixa costeira.
A fauna é ainda abundante, dela se destacando como figura mais emblemática a cegonha branca, verdadeiro "ex-libris" do concelho possível observar um pouco por todo lado.


Também as aves de rapina partilham estes ares. Águias sapeiras sobrevoam, atentas, as albufeiras das barragens, em cujas águas achegãs e carpas são quem mais domina
.

  

 

 

Rio Sado

 

Rio Sado

 

  

É por este rio que nós vamos, levados por uma corrente mansa, feita da cadência das marés. Outros, muito antes de nós, dele se serviram para chegar mais longe e impor a sua presença em novos territórios, numa cumplicidade há mais de cinco mil anos.Nas margens permanecem os vestígios dessa coexistência.


Seja na feitoria fenícia de Abul, nos fornos romanos do Pinheiro, da Batalha ou tantos outros... Do alto do morro, o castelo domina o serpentear do rio, rasgando a lezíria, e é abrigo de dezenas de cegonhas, testemunhas de sempre da história que aqui se faz. Por todo ele continua a vida.
Peixes, aves, pequenos mamíferos e uma flora variada adoptaram-nos como lugar de eleição. Mais a jusante, os golfinhos e flamingos dominam o estuário. E os homens, em gestos repetidos geração após geração, continuam a retirar dele o sustento.


A poucos quilómetros da cidade de Alcácer, seguindo o curso do rio Sado para jusante, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Sado, que se desenvolve ao longo de cerca de 23.160 hectares, a maior parte dos quais correspondendo a zonas húmidas, nomeadamente aos canais, esteiros e sapais.
A margem terrestre, sobretudo nas zonas menos alteradas, apresenta locais de interesse, de grande produtividade biológica, responsável pela riqueza da vida animal e pelo grande valor económico que daí advém através das actividades económicas tradicionais da região.


Da vida animal desta Reserva podemos referir alguns mamíferos como a lontra, o roaz-corvineiro (golfinho), o gineto, o texugo e a raposa. Das cerca de cem espécies de aves que a povoam, será de salientar a cegonha branca, a galinha de água, o guarda-rios, a águia sapeira, várias espécies de garças, patos, pombo torcaz, etc.


Ao nível estuarino, são especialmente importantes os moluscos, crustáceos e peixes, representados por grande variedade de espécies. Das actividades económicas tradicionais há a salientar a pesca, a actividade salineira, resinosa e corticeira.
Com as suas lagoas calmas, o rio azul, os vastos pinhais, a sua fauna a Reserva Natural do Estuário do Sado constitui uma das zonas mais belas do concelho de Alcácer do Sal. É um território ainda por descobrir, onde a vastidão dos sapais e as várias formas de ocupação humana se harmonizam, criando uma paisagem que se pretende preservar.

 

Posto de Turismo de Alcácer do Sal

Praça Pedro Nunes nº1 r/c

7580-125 Alcácer do Sal

telefone: 265 610 070/73

fax: 265 610079

e-mail: turismo@m-alcacerdosal.pt

 

Horário: segunda a sábado

             09h 17horas

 

 

 

Para subscrever insira o endereço do e-mail em baixo
 
 

Visitar Alcácer Viver em Alcácer Negócios em  Alcácer

 visitantes.site@m-alcacerdosal.pt

Topo da Página
Topo
© 2007 Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Todos os Direitos Reservados
Símbolo de Acessibilidade na Web