Blogagem coletiva: Eleições limpas

24 de setembro de 2010 - 20

É praticamente impossível discutir política sem entrar em polêmicas ou debates acirrados, principalmente às vésperas das eleições. Mas se há um tema que é ponto pacífico, este é que eleições tem que ser limpas, em todos os sentidos: sem corrupção, sem jogo sujo, sem sujeira nas ruas. Não importa qual o partido ou corrente política do eleitor, em qual candidato ele vota – ou até mesmo se vota – todos concordam com isso.

O Eleitor 2010 convoca a blogosfera para agitar o dia 1º de outubro, anti-véspera do dia D, com a blogagem coletiva que terá o tema “Eleições Limpas”. Para participar, você poderá escrever sobre a luta por eleições limpas na sua cidade. Isso em todos os sentidos. Você pode bucar inspiração na Lei Ficha Limpa para mapear os políticos que não merecem voto no seu estado; denunciar como os candidatos em sua região não estão fazendo eleições limpas através de uso da máquina pública, compra de votos ou violência; ou até mesmo levar para o sentido literal da frase e fazer um post sobre políticos que estão emporcalhando os bairros com excesso de propaganda política.

Você pode também escolher uma das denúncias que está no site e apurá-las a fundo, entrevistando fontes e documentado o caso com fotos e relatos. Todos os gêneros serão aceitos: crônica, reportagem investigativa, contos, matérias e até imagens como fotografia e charges, contanto que o material siga o tema da blogagem coletiva.

Depois é só nos avisar deixando o link na caixa de comentários deste post ou por meio do twitter, usando a hashtag #eleitor2010. Os textos mais legais serão publicados aqui no blog e no tumbler, além de twittados. Se o seu post for uma denúncia, e atender aos critérios de publicação do Eleitor 2010, ele também entrará no mapa de irregularidades do site.

A blogagem coletiva “Eleições Limpas” também tem o objetivo de divulgar o Eleitor 2010, uma ferramenta que permite a fiscalização colaborativa das eleições. A experiência inédita alcançou excelentes resultados até agora, e, com a ajuda da população, mais de 500 denúncias de crimes ou irregularidades eleitorais foram mapeadas até o momento da publicação desse post.

Quando você publicar o seu post participando da blogagem coletiva “Eleições Limpas”, publique também o texto abaixo para seus leitores terem a chance de participar:

“Esse post faz parte da blogagem coletiva Eleições Limpas, para divulgar o projeto Eleitor 2010, uma ferramenta inédita que permite a fiscalização colaborativa das eleições. Todo mundo pode denunciar crimes eleitorais, irregularidades ou qualquer coisa que desrespeite a cidadania. O objetivo é formar um grande observatório das eleições segundo a ótica do eleitor, sendo fonte de informação para a imprensa e autoridades competentes.”

O Eleitor 2010 é um projeto sem fins lucrativos, apartidário e voluntário que não conta com nenhum patrocínio, mas tem o apoio institucional do Ficha Limpa, CDI, Cidade Democrática, Voto Consciente, Global Voices Online e Google. Veja o que já saiu na imprensa sobre o projeto, e saiba como ajudar a promover essa ideia.

UPDATE 30/10 – A blogagem coletiva é amanhã! Mas já temos um post de estréia:

1. Eleições limpa: Faça você mesmo – Gate 04

UPDATE 01/10 – É hoje! Aguardamos o seu post, e essa página será atualizada no decorrer do dia!

As eleições são do povo: limpeza total é com a gente – Ladybug Brasil da @lufreitas

A omissão é o pior jeito de fazer política – A Vida Como a Vida Quer da @samegui

Eleições Limpas #eleitor2010 – Conversas de Cozinha com @gnsbrasil e @samegui

Blogagem Coletiva – “Eleições Limpas” #eleitor2010 – Blog Educa Já da @cybelemeyer

Eleições Limpas: Consciencias limpas - os fatos e a vida de @verderramos

Update: Para comemorar a parceria informal Eleitor 2010 & 48 Horas Democracia: juntem-se a nós!, essa blogagem coletiva durará 48h e se encerrará no sábado a noite!

§ 20 Responses to “Blogagem coletiva: Eleições limpas”

O que é?

Você está lendo Blogagem coletiva: Eleições limpas em Eleitor 2010.

meta