zoom
A COOPA-ROCA, Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha Ltda., tem por missão gerar condições para que suas cooperadas, mulheres moradoras da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, trabalhem em suas residências e assim ampliem o orçamento familiar sem se afastarem do cuidado de seus filhos e das atividades domésticas.
Criada no início dos anos 80, a COOPA-ROCA surgiu como desdobramento de uma experiência com reciclagem para as crianças da comunidade (1981). Os trabalhos artesanais produzidos com retalhos de tecidos foram os propulsores da idéia de se organizar o primeiro grupo de mulheres e, depois, criar a cooperativa.


Nos primeiros anos a COOPA-ROCA focou suas atividades na organização e qualificação do grupo de mulheres gerando uma pequena estrutura de produção voltada para o desenvolvimento de produtos artesanais para decoração, resgatando técnicas tradicionais brasileiras como o "fuxico", o "crochet", o bordado, o "nozinho" e o "patchwork".
O trabalho desenvolvido na COOPA-ROCA possibilita uma melhoria da qualidade de vida das artesãs e, indiretamente, de suas famílias também. Além de possibilitar o trabalho em casa e a geração de renda, também tem proporcionado melhorias na qualificação profissional, no crescimento da auto estima e no aprendizado coletivo, base do cooperativismo.
Com um enfoque profissional que valoriza a produção artesanal apoiada no aperfeiçoamento constante das cooperadas, a COOPA-ROCA tem por visão ampliar o impacto social de sua experiência na comunidade da Rocinha, tornando-se uma referência nacional no processo de inserção social das comunidades de baixa renda via geração de trabalho e renda. Hoje a cooperativa soma com aproximadamente 100 artesãs e importantes parcerias no setor da moda, do design e das artes plásticas. A qualidade e o ineditismo dos trabalhos artesanais da COOPA-ROCA conquistaram um lugar de destaque no Brasil e no exterior.

COOPA-ROCA rocinha eventos parceiros comerciais desafios mídia equipe créditos