Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Tópicos · Resumo do conhecimento · Glossários · Portais · Conteúdo destacado · Categorias · Índice A-Z

Conteúdo destacado na Wikipédia

The featured content star

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Você pode ver outra seleção de conteúdo aleatória.

Conteúdo destacado:
Revalidação

Artigos destacados

Machado de Assis


Machado de Assis.

Joaquim Maria Machado de Assis (21 de junho de 183929 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Nasceu no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de família pobre. Interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Em sua maturidade, ajudou a fundar e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. É considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Ao lado de outros livros como Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, esta obra é ortodoxamente vista como pertencente a sua segunda fase, em que se notam traços de pessimismo e ironia, embora não haja rompimento de resíduos românticos. Dessa fase, os críticos destacam que suas melhores obras são as da Trilogia Realista. Outros livros, como Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena e Iaiá Garcia, herdam características do Romantismo. (leia mais...)

Anexos destacados

Lista de singles número um na Billboard Hot 100 em 1990


Está é uma lista dos singles número um na Billboard Hot 100 no ano de 1990. A núsica "Hold On", do grupo Wilson Phillips ficou na primeira colocação anual, na frente de "It Must Have Been Love", de Roxette. Em terceiro lugar ficou "Nothing Compares 2 U" de Sinead O'Connor. Neste ano, a cantora Mariah Carey começou sua carreira emplacando dois singles no topo da parada, ambos do álbum Mariah Carey, que emplacou quatro. Já o músico Jon Bon Jovi, líder da banda Bon Jovi, conseguiu seu primeiro e único single número um em carreira solo com "Blaze of Glory". Já Phil Collins conseguiu seu último com "Another Day in Paradise". Quatro destes singles ganharam prêmios no Grammy Awards de 1991, entre eles "Another Day In Paradise", de Phil Collins, "Vision of Love", de Mariah Carey, "Black Velvet", de Alannah Myles e "Opposites Attract" de Paula Abdul. Também foram indicados os singles "Nothing Compares 2 U" de Sinéad O'Connor, "Black Cat" de Janet Jackson, "Blaze Of Glory", de Jon Bon Jovi e "Ice Ice Baby", de Vanilla Ice.
Imagens destacadas Portais destacados
21 de junho de 2011


Morpho peleides 1.jpg
Borboletas da espécie Morpho peleides.
Portal:Hip hopHip hop

Hip hop

Novo conteúdo destacado

Artigos Imagens Anexos Portais
Purgar o cache desta página
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas