Tópico: Piracicaba
Piracicaba ocupa 56ª posição em índice de acesso à rede de esgoto
em 29/11/2007 23:00:00 (452 leituras)

Levantamento nacional aponta que Santa Gertrudes, Rio Claro e Limeira são os municípios da região com melhor disponibilidade de sistema

Publicidade:


O Estado de São Paulo lidera o ranking brasileiro de acesso à rede de esgotos, divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). São Paulo atingiu o índice de 84,24%, ficando à frente do Distrito Federal, com 79,85% e Minas Gerais, com 73,43%. Dos 50 municípios com maior taxa de acesso a esgoto tratado, 44 são paulistas. Piracicaba ocupa a 56ª posição, com 93,37% de acesso. Na região, aparecem entre os melhor posicionados as cidades de Santa Gertrudes (4º lugar, com 97,55%), Rio Claro (11º, com 96,37%) e Águas de São Pedro (53º, como 93,47%). Rio das Pedras (108º, como 90,60%) e São Pedro (410º, como 77,99%) são outras cidades da região que também aparecem no ranking.

De acordo com Vlamir Schiavuzzo, presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a cidade deve ter subido alguns degraus na escada este ano, devido a novas ações para universalizar a rede. “Acredito que já chegamos em 98%. Falta muito pouco para que a cidade toda seja abastecida”, diz. Um dos aspectos que dificultam atingir a meta, segundo ele, é o surgimento de novos loteamentos, nem sempre planejados.

“A evolução dos investimentos em esgotos está sendo muito grande, principalmente no estado, o que o coloca em uma situação confortável. No entanto, não basta apenas coletar, é preciso tratar”, diz Schiavuzzo. Para ele, está sendo muito importante nesse processo o trabalho do consórcio responsável pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “O recurso da cobrança pelo uso da água, administrado pelo Consórcio PCJ está transformando a realidade. Só este ano recebemos R$ 3,5 milhões para investir em projetos de tratamento de esgoto”, conta.

“Os índices de São Paulo são muito bons, resultado de um grande esforço, mas o governo Serra não está satisfeito. O governo está investindo, sobretudo na região metropolitana, para que no menor tempo possível, o Estado tenha 100% de coleta e de tratamento. Em algumas áreas, já estamos perto de 100%, como em Lins”, disse na tarde de terça-feira, 27, a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena.

A região metropolitana da Capital apresentou indicador de 78,64%, logo abaixo de Belo Horizonte (83,58%). Ainda assim, a grande São Paulo apresentou índices superiores a regiões como a de Curitiba (59,32%) e Porto Alegre (10,01%). A pesquisa da FGV, desenvolvida em conjunto com a ONG Trata Brasil, tomou como base dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio).

A pesquisa também avaliou a qualidade percebida com relação ao acesso ao serviço de água e escoamento. São Paulo é vice-líder no quesito “bom serviço de água”, com 73,4% de aprovação. Já no item “bom escoadouro” o Estado fica em quarto lugar, com 87,6% de aprovação no ranking de qualidade.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo


Outros Artigos
06/07/2011 01:00:00 - Código Penal não trará soltura em massa
06/07/2011 01:00:00 - Temporada dos ipês: flores da árvore enfeitam a cidade
06/07/2011 01:00:00 - Economia: Vocacação do país é ter crescimento forte
06/07/2011 01:00:00 - Teatro: O retorno do Pró-Arte na Empem
06/07/2011 00:55:42 - Entre obscuridades e devaneios

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Previsão do Tempo

As últimas notícias que você não leu

Open in new windowA coluna Caldeirão Político, do Capiau de Piracicaba, é uma retrospectiva da semana politica na Noiva da Colina. São detalhes que, na maioria das vezes, deixam de ser manchetes, mas valem até mais que uma matéria especial.

Caldeirão Político    

O resumo da semana política, todo sábado.


Nuvem de Tag

2010 acipi brasil Capiau Charqueada Copa Paulista copa paulista 2010 cultura câmara edição especial edição revista educação eleições 2010 emprego entrevista erich vicente esporte Futebol grafites greve livro Lula Mombuca nacional piracicaba Política projeto PT Rio das Pedras saúde são paulo São Pedro teatro tribuna turismo veículos vitória XV XV de Piracicaba Águas de São Pedro
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Destaques

Economia: Vocacação do país é ter crescimento forte
A avaliação é do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em audiência pública realizada ontem, no...
Teatro: O retorno do Pró-Arte na Empem
A peça ‘Nhô Lica – Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral’, da Tragatralha Cia. de Teatro, é...
Cerca de um terço da população sofre do distúrbio; a grande maioria permanece sem diagnóstico e, consequentemente, sem tratamento
Emendas: Líder quer compensação para redução
Romero Jucá, líder do governo no Senado, diz que a 'contrapartida' facilitará o entendimento com os...

© 1974-2011 - A Tribuna Piracicabana Ltda-ME

Entre em contato: do leitor | publicidade | fale conosco

Design and Programming by UpDate Soft

design por elenco