BEM-VINDO A SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS

 

São Gonçalo do Rio das Pedras pertence ao Circuito Estrada Real e Circuito dos Diamantes

Região: Alto Jequitinhonha
Temperatura média: 18 ºC
Distância da Capital: 325 km

 

Tipos de Turismo que São Gonçalo do Rio das Pedras propicia:

Ecoturismo, Turismo Ecológico, Turismo de Lazer, Cachoeiras, Turismo de Aventura, Cidades Históricas

São Gonçalo do Rio das Pedras - MG: Águas que Movem Moinhos

Por Marcos Tiahua Cachoeira do Bananal - São Gonçalo do Rio das Pedras - Minas Gerais

 

O descanso repousa nas ruas de estradas de terra e no casario secular que caracterizam o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras. Logo ao chegar é possível conhecer o Rancho dos Tropeiros, nominado assim graças aos grupos de pessoas que formavam tropas para transitar alimentos para os garimpos de Minas Gerais no século XIX. O local preserva duas igrejas de grande destaque: a Matriz de São Gonçalo e a Nossa Senhora do Rosário. Para quem procura por lazer e quer manter um contato direto com a natureza, São Gonçalo oferece diversas opções. São Gonçalo do Rio das Pedras é famoso por sua paisagem bucólica que oferece tranquilidade, ar puro e águas límpidas.

Moinho - São Gonçalo do Rio das Pedras - Minas Gerais

 

 

O visitante pode usufruir de belíssimas cachoeiras como a do Comércio, do Pacu, da Grota Seca, da Rapadura, do Retiro, do Amaral, do Bananal e do Cadete, sendo algumas delas em propriedades particulares. Um dos atrativos bem diferenciados do local são os seus moinhos centenários. Sua origem data da época da mineração e ainda são utilizados até os dias de hoje para a produção de fubá. Na região são produzidos vinhos de uva e jabuticaba e doce de marmelo.

O distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está localizado a 32 km do Serro e o acesso também é facilitado para quem vem de Diamantina.



HISTÓRIA DE SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS

Racho de Tropeiros - São Gonçalo do Rio das Pedras - Minas Gerais

Em 1789, Domingos Barbosa descobriu a região de São Gonçalo do Rio das Pedras, onde mandou erguer uma capela em homenagem ao santo São Gonçalo, que posteriormente nomeou a região. Sabe-se que a origem do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras está intimamente ligada a exploração do ouro, e já desde o século XIX se tornara um grande centro comercial, por onde transitavam os garimpeiros e tropeiros que abasteciam a região.

O distrito pertence ao município de Serro, que desde de sua criação em 1871 traz os legítimos traços da mineiração, representados pelo seu casario e pelas igrejas Matriz de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a casa de uma personagem marcante do lugar, dona Chiquinha, uma fazendeira poderosa que pertenceu a uma época em que Diamantina recebia o nome de Arraial do Tijuco, e a Coroa Portuguesa ainda tinha o monopólio sobre o ouro extraído da região. Do ponto de vista cultural, São Gonçalo do Rio das Pedras preserva tradições antigas repassadas de geração para geração.

Igreja Matriz de São Gonçalo - São Gonçalo do Rio das Pedras - Minas Gerais

Entre os eventos religiosos importantes, destacam-se a comemoração do padroeiro, em janeiro, e a festa de Nossa Senhora do Rosário.

Outra marca de São Gonçalo do Rio das Pedras são os seus quatro moinhos construídos de pau-a-pique, sendo três deles centenários. O último, mais recente, foi construído em 1980. Na década de 60 alguns registros eternizaram a imagem de São Gonçalo, como as várias cenas do filme "O Padre e a Moça", dirigido por Joaquim Pedro de Almeida, que foi rodado em São Gonçalo do Rio das Pedras.

Essa é a história de São Gonçalo do Rio das Pedras, um lugar que se condensa em recantos e silêncio, à sombra de perfis humanos e dos velhos costumes.

HOTÉIS
Conheça as melhores opções de hospedagem em São Gonçalo do Rio das Pedras
RESTAURANTES
Quer um bom lugar para comer em São Gonçalo do Rio das Pedras? Clique aqui!
CENTRAL DE RESERVAS
Reserva de Hospedagem e Excursões para São Gonçalo do Rio das Pedras
Desvende as belezas de São Gonçalo do Rio das Pedras navegando nas páginas indicadas no menu. Afinal, não basta conhecer Minas... É preciso Desvendar.com
Os direitos autorais deste Web Site são protegidos pela Lei 9.610 de 19.02.1998.
© Todos os direitos reservados à Desvendar.com   © Copyright 2000/2004.