Casos de violência contra a mulher ainda é alto no Tocantins, diz Governo - O Girassol (TO) 19/11/08

Josélia de Lima

No Tocantins, de janeiro a agosto deste ano, a Secretaria da Segurança Pública registrou, os seguintes crimes cometidos contra mulheres: 10 homicídios dolosos, 25 homicídios culposos no trânsito, mais 23 mortes acidentais no trânsito e três homicídios culposos, totalizando 61 mortes.

Foram registradas 1.462 ameaças a mulheres, 810 crimes de lesões corporais e 75 estupros, sendo estes apenas alguns dos crimes cometidos no Estado contra a mulher.

Palmas é a cidade do Estado que mais apresenta casos de violência contra a mulher. Segundo relatório elaborado pela Coordenação de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública, só este ano, foram registradas 132 lesões corporais dolosas e 288 ameaças, quatro tentativas de homicídio, três homicídios dolosos e 26 estupros, no período de janeiro a agosto de 2008.

A Superintendência de Promoção de Políticas para as Mulheres e o Cedim - Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Secretaria da Cidadania e Justiça, está promovendo várias ações e projetos durante esse período de mobilização pelo fim da violência contra a mulher e está apoiando as iniciativas dos municípios.

Como ações de combate ao fim da violência contra a mulher, o Governo do Estado, instalou no Tocantins, dois Centros de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Risco, um em Natividade e outro em Augustinópolis. Esses centros funcionam com equipe de psicólogos, assistentes sociais, advogados para orientar as mulheres vítimas da violência.
Em Palmas, também há um centro de referência que está sendo administrado pela Prefeitura Municipal.

---Publicado por O Girassol (Palmas/TO), 19/11/08.