Jugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Iugoslávia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jugoslavija
Југославија

Jugoslávia ou Iugoslávia
Bandeira da Jugoslávia Brasão da Jugoslávia
Lema: -<>
LocationYugoslavia.png
Língua oficial Servo-croata, esloveno e macedónio
Capital Belgrado
Área
- Total
- % água
105º maior
255 804 km²
0,25%
População


- Total (2000)
- Densidade

70º mais populoso


10 662 087
104 h/km²

Independência


- Declarada
- Reconhecida

(do Império Otomano)


1877
1877

Fuso horário UTC +1 (CET)
Domínio de topo .yu
Companhia aérea Jat Airways
Código telefónico 381

Jugoslávia (português europeu) ou Iugoslávia (português brasileiro) (em todas as línguas eslavas meridionais: Jugoslavija; no alfabeto cirílico: Југославија) descrevia, até o ano de 2006, um conjunto de diversas entidades políticas (que variaram ao longo do tempo) situado nos Bálcãs. Traduzido, o nome significa "terra dos eslavos do Sul": o prefixo jug- (pronunciado "yug"-) designa "sul" em diversas línguas eslavas). O nome, porém, não é mais utilizado, já que o Estado não existe mais. Na internet, o domínio "yu" deixou de ser usado em março de 2010 e suas aproximadamente quatro mil páginas foram redirecionados para os domínios "rs" (Sérvia) e "me" (Montenegro), as duas últimas repúblicas a declarar independência[1].

Índice

[editar] História

Primeiramente, existiu um reino formado em 1918: o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passou a chamar-se Reino da Jugoslávia em 1929 e existiu com esse nome até ser invadido em 1941 pelas potências do Eixo.

Depois tornou-se um Estado comunista instituído imediatamente após a Segunda Guerra Mundial em 1945 chamado República Popular Federal da Jugoslávia (RPFJ) em 1946 e na República Socialista Federativa da Jugoslávia (RSFJ) a 7 de Abril de 1963. Esta versão do estado subsistiu até 1992, quando quatro das seis repúblicas que a compunham (Eslovénia, Croácia, Macedónia e Bósnia e Herzegovina) deixaram a federação para formar Estados completamente independentes.

E por fim chamou-se República Federal da Jugoslávia (RFJ) e foi formado em 1991 pelas repúblicas remanescentes da Sérvia e do Montenegro. Em 2003, o nome Jugoslávia foi oficialmente abolido quando o estado foi transformado numa comunidade pouco sólida chamada Sérvia e Montenegro.

Postal soviético comemora aniversário da fundação da Iugoslávia.

A 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de Montenegro de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucas décimas acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país.

Já a 17 de fevereiro de 2008, o parlamento de Kosovo aprovou, unilateralmente, a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaçi durante uma sessão especial na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

[editar] União

Parte da série sobre a
Iugoslávia
Emblem of SFR Yugoslavia.svg


A Sérvia estava dominada pelo Império Otomano desde 1463. Foi submetida ao domínio turco até 1830, quando começou a ter autonomia, e só em 1882 foi declarada independente com ajuda dos países da Europa.

Em 1912 e 1913, Sérvia e Montenegro se uniram em lutas contra os turcos, e juntos conseguiram territórios. Em 1914, ocorreu o assassinato de Sarajevo, que foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Austro-Húngaro (aliado da Alemanha, com o apoio do Império Otomano, que eram conhecidos como Tríplice Aliança) declarou guerra aos sérvios, que eram aliados do Império Russo, França e Reino Unido (conhecidos como Tríplice Entente).

Com a vitória da Tríplice Entente, foi fundado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que era a união dos territórios eslavos do sul:

Em todas estas regiões os povos eram eslavos, falavam línguas eslavas, com predominância do servo-croata, porém com religiões diferentes. Os sérvios representavam a maior parte da população, com maioria na Sérvia e minorias nas demais regiões do reino.

Em 1929, o rei Alexandre mudou o nome do país para Reino da Jugoslávia (que significa "eslavos do sul").

Ocupação fascista da Jugoslávia

De 1941 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, italianos e alemães ocuparam a Jugoslávia, e Hitler e Mussolini impuseram regimes fascistas que resultaram em matanças e atrocidades. Assim surgiram movimentos de resistência, nos quais os "partizans" - guerrilheiros comunistas de Josip Broz Tito, primeiro-ministro jugoslavo de 1945 a 1953 e presidente de 1953 a 1980, nascido na Croácia - e soldados monarquistas conhecidos como chetniks lutaram contra a ocupação e conseguiram se libertar sem a ajuda do Exército Vermelho. Tito fundou a República Socialista Federativa da Jugoslávia, que agrupava seis repúblicas: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedónia. Ele criou também um sistema rotativo para o governo, para as repúblicas não ficarem insatisfeitas, que consistia na indicação do presidente a cada período ser feita por cada uma das repúblicas. O regime iugoslavo sob Tito ficou conhecido como titoísmo.

Uma anedota que sintetizava o sistema político-étnico da Jugoslávia sob Tito era: "Seis repúblicas, cinco etnias, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um Partido".

Tito seguiu uma linha de independência em relação às orientações de Moscovo, enfurecendo a liderança soviética. Em 1948, os dois países romperam oficialmente, a Jugoslávia foi expulsa do Comintern, dando início ao período do Informbiro nos Bálcãs. Durante a Guerra Fria, a Jugoslávia procurou ser neutra e não se uniu a nenhum dos lados, apesar de ter um governo socialista. Ela foi um dos países que fundaram o Movimento dos Países Não-Alinhados, e se encaixava no grupo do Terceiro Mundo.

Com a desestalinização, Nikita Khruschov restaurou e normalizou as relações entre os dois países, mas os iugoslavos mantiveram sua autonomia geopolítica. Isso permitiu a Tito liderar o Movimento Não-Alinhado, que se tornou uma força expressiva no Terceiro Mundo da década de 1950 à de 1980.

[editar] Desintegração

As repúblicas que formavam a antiga Jugoslávia começaram a demonstrar o desejo de maior autonomia, fim do partido único e instalação de uma democracia.

Em junho de 1991, Eslovênia e Croácia declararam independência e fizeram eleições presidenciais. Em 18 de setembro, seguindo o exemplo desses países, a Macedônia também declarou sua independência. Quase um mês depois, em 15 de outubro, a Bósnia e Herzegovina fez o mesmo, mas, neste último caso, ocorreu um grave conflito.

O governo da Bósnia foi entregue a um governante muçulmano, enquanto que um 1/3 da população do país era cristã-ortodoxa. A ONU (Organização das Nações Unidas) tentou intervir, mas de nada adiantou. O conflito só teve fim em 1995, quando os Estados Unidos intervieram, exigindo que Milosevic desse um fim ao maior conflito étnico-religioso ocorrido na região - com mais de 250 mil mortos.

No ano de 1992, a União Europeia reconheceu todas essas independências. No restante da Jugoslávia, através de um plebiscito, foi decidido que o país passaria a se chamar República Federal da Jugoslávia.

Na província do Kosovo, aproximadamente 90% da população era albanesa, e 10% era sérvia. Em 1998, os albaneses do Kosovo fizeram um movimento para que fossem separados da Jugoslávia, mas o exército reagiu violentamente. A Organização do Tratado do Atlântico Norte pressionou Milosevic para pôr fim aos ataques. Durante 78 dias, a OTAN (liderada pelos Estados Unidos) lançou ataques que causaram muita destruição. Milosevic foi submetido a julgamento em tribunal internacional. Por essa altura, toda a região estava com uma difícil situação econômica e o Kosovo passou a ser administrado pela ONU.

De toda a Jugoslávia só restaram Sérvia e Montenegro, que em 2003 fundaram a República Federal da Sérvia e Montenegro. Em 21 de maio de 2006 ocorreu um plebiscito, no qual 55,5% dos montenegrinos expressaram o desejo de separação. Em 3 de junho de 2006, o Montenegro declarou-se independente, e com isso ocorreu o fim da Jugoslávia. Apenas dois dias depois, a Sérvia declarou-se também independente.

[editar] Países que se formaram depois da separação

Após ser dividida em 1991, a antiga Jugoslávia deu origem aos seguintes Estados:

República da  Sérvia e Montenegro, dando origem, em 2006 à:

[editar] Ver também

[editar] Linha do tempo

Referências

  1. CAVALHEIRO, Rodrigo; DIAS, Cristina.(31 de março de 2010). Adeus à Iugoslávia, mas agora na internet. Caderno Internacional. Jornal O Estado de S.Paulo

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas