Apresentação da Sinopse de O CLONE

Essa é a introdução da sinopse de O Clone, entregue em 1999. Nos meus trabalhos, incluo sempre essa primeira página, que se propõe  demonstrar o interesse da história a ser contada. E uso sempre as citações para abrir, não só a introdução, mas todos os capítulos da sinopse.

se Deus não existisse, tudo seria permitido
Dostoievsky

O grande cenário de nossa novela é o século 21, o novo milênio.
Costuma-se dizer que o século 20 foi o século da ciência e da tecnologia. Essas áreas se desenvolveram tanto e tão ràpidamente, que a humanidade acalentou fantasias a respeito de que, no ano 2000, a ciência e a tecnologia seriam capazes de resolver todos os problemas e afastar os fantasmas que atormentam o homem desde seu aparecimento sobre a terra: as necessidades materias, a doença, a velhice, a morte.

Havia uma grande expectativa em torno dessa data, como se ela fosse o marco de uma nova era para a humanidade. Mas como todo otimismo tem o seu avesso, a chegada do ano 2000 atemorizou muita gente: profecias milenares indicavam essa data como o final dos tempos. Viria o apocalipse previsto pela Bíblia, por Nostradamus, pela Virgem de Fátima, por Rasputin, pela civilizaçao maia, pelos muçulmanos, enfim, por todos os profetas que habitaram a terra desde que o mundo é mundo. E aqui estamos, récem chegados ao novo século, ao novo milênio. O mundo não se acabou e nem conquistamos, através da ciência e da tecnologia, o paraíso terrestre. A novela trata de fazer esse inventário: o que mudou? para onde estamos caminhando?

O século 21 será, sem dúvida alguma, o século da engenharia genética. E, nesse momento, a questão mais polêmica, mais atual, nesse terreno, é o aparecimento do clone. A possiblidade de clonar um ser humano confere ao homem o poder de criar a vida, de tomar, para si, uma competência que sempre foi só de Deus. Põe, em suas mãos, o destino de sua prória evolução. O mundo inteiro se volta para as implicações religiosas e éticas desse fato. Além da clonagem, a engenharia genética de hoje também é capaz de alterar o gens, de modo a emprestar ou retirar, dele, características naturais. Se isso implica na possibilidade de poder eliminar doenças hereditárias, pode-se também, através dessa manipulação, acentuar ou eliminar caracteristicas de personalidade, como a agressividade, a passividade, enfim, qualquer das características humanas que já venham inscrita no código genético. Os riscos de uma tal realidade são óbvios e evidentes: que critério presidirá essa manipulação? Como se vai poder controlar a utilização política desse novo poder?

No “Admirável Mundo Novo” Huxley previu uma humanidade assim, robotizada, fabricada de acordo com as conveniências políticas de cada momento histórico. O que era uma fantasia da ficção científica, é hoje uma realidade palpável. Em todos os países, o governo, os religiosos, as instituições, discutem a questão, no sentido de tentar estabelecer os limites éticos dessas experiências.

Dentre todas essas conquistas da engenharia genética, a mais polêmica, a que mais instiga o imaginário popular, é o clone. As razões são óbvias: o clone é o homem criado pelo homem. Até hoje Deus foi o criador e todos os homens da terra as suas criaturas. A partir da clonagem, os homens serão ao mesmo tempo criadores e criaturas. Os novos deuses habitarão laboratórios e usarão jalecos brancos. Estaremos abrindo mão da infinita diversidade da natureza na construção do humano. O clone não se enquadra na idéia de familia que temos hoje. Não tem pai nem mãe e não nasceu do sexo, como aqueles que foram criados pela natureza: ele é a cópia, o xerox de um outro homem. Os religiosos discordam sobre o fato de que tenha ou não tenha alma. Uns acham que sim, outros juram que não. E todos se mobilizam ante a possibilidade de confrontar-se com o seu duplo, com sua própria imagem.

Mais uma vez retomamos um tema que já abordamos em BARRIGA DE ALUGUEL, em DE CORPO E ALMA, em EXPLODE CORAÇÃO: vamos falar das experiências humanas que não foram vividas pelas gerações anteriores à nossa. Vamos falar sobre como o avanço da ciência modifica a vida cotidiana do homem, colocando-o em situações absolutamente novas, para as quais ele não tem nenhuma referência no passado. Situações que ele deve enfrentar com um coração antigo, com todo um modo de sentir e de pensar inadequados a ela, e dentro de uma realidade social onde elas ainda não cabem.
Como nas novelas citadas, a ciência será pano de fundo. O que está em primeiro plano é a vivência emocionada de uma nova situação de vida, o confronto entre o clone e o clonado.O tema é atual, polêmico, capaz de mobilizar e provocar impacto. Ao mesmo tempo, em sendo tão novo, guarda ainda a magia das maravilhas apenas imaginadas pela mente humana.

Essa experiência atualíssima, que reverte todos os conceitos, todas as certezas que até agora tivemos sobre os mistérios de nossa própria origem, terá como contraponto os muçulmanos e suas tradições milenares. A religiosidade do oriente, sua fé, sua preocupaçao com o espírito, com a salvação da alma, estará em confronto com o materialismo do ocidente. O homem “submisso” a Deus, e o homem que buscar “submeter” Deus, tornando-se, ele proprio, criador.
Dentro desse quadro, vamos focalizar algumas caracteristicas desses nossos tempos: o excesso de individualismo, o misticismo, a avidez pelos 15 minutos de sucesso, a solidão das pessoas, as mudanças de comportamento que provocaram verdadeira inversão nos papéis tradicionais do homem e da mulher, de modo a sublinhar essa tensão do antigo com o novo, do revolucionário com o tradicional, de que se faz o tecido da modernidade.

A proposta é traçar um painel desse final de milênio, mostrando as incertezas e as esperanças com que atravessamos para uma nova era.
Convém registrar também que não vamos, propositalmente, diferenciar as correntes do islamismo, de modo a não tomar o partido de nenhuma delas. Assim, não se dirá se as personagens que representam o mundo muçulmano são xiitas ou sunnitas -essa é uma polêmica desnecessária para a novela, e estaremos atentos para evitá-la. A história deve ser contada de forma atemporal, não se deixando claro em que ano começa a ser contada.

Eu vi o ontem. Eu sei o amanhã
(inscrição no túmulo de Tutankamon-1.300 ac)

18 Responses to “Apresentação da Sinopse de O CLONE”

  1. miriam 05. Apr, 2011 at 11:24 pm #

    Olá Glória, sou sua fã e como sei que gosta de escrever sobre povos ,suas crenças e vestimentas, gostaria de deixar registrado aqui caso lhe interesse: vi uma novela mexicana pelo Youtube “amor real” com os atores Adela Noriega e Fernando Colunga acho que era no século xix, nossa me apaixonei pelo história ,pelos atores, fotografia, roupas etc…
    Como em Caminhos das Índias o casal Raj e Maya(Juliana Paes e Rodrigo Lombardi) o qual todas nós sonhadoras torcemos muito para eles ficarem juntos ou os atores Caio Castro e Isis Valverde, lhe cairiam bem os papeis principais.
    Sei que acho meio impossível querer fazer uma novela(não sei a palavra certa para rescrever a novela) enfim gostaria que lê-se com carinho – um abraço – Miriam *-*

  2. Kyka Nuha Ma'sud 14. Apr, 2011 at 9:50 am #

    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo belíssimo trabalho, que hoje em sua reprise ainda é um sucesso! Em segundo gostaria de lhe perguntar se há algum e-mail em que eu possa lhe enviar uma sinopse de um futuro trabalho, acho que você irá gostar da idéia, é lógico que sem compromisso algum, apenas uma idéia que me passou pela cabeça e que ficaria honrada em compartilhar com você. Agradeço a atenção. Abraços de luz.

  3. Franciele 18. May, 2011 at 12:04 am #

    primeiramente lhe parabenizar pela maravilhosa novela que é o Clone, estou tendo a oportunidade de assistir denovo agora no vale a pena ver denovo, mais na primeira vez que passou eu era muito nova e num me lembro muito da novela, queria saber see por estar passando de dia aa novela, se alguma cena da Mel, será cortada, e qual especiificamente? porque agora que começou aparecer um pequeno envilvimento dela com as drogas, queria saber quando isso vai se tornar mais profundo, quando realmente vai começar aparecer as cenas
    agradeço desde jáaa. beijos, mais uma vez, parabéns pelo maravilhoso trabalho! sucesso sempre !

  4. Valquilane 10. Jun, 2011 at 8:43 pm #

    BOA NOITE GLÓRIA, PRIMEIRAMENTE QUERO DIZER QUE SOU SUA MAIOR FÃ. PRINCIPALMENTE PELA NOVELA QUE VOCÊ CRIOU QUE É O CLONE, PRA MIM FOI A MELHOR NOVELA DE TODOS OS TEMPOS, NÃO PERCO UM CAPÍTULO AGORA COM A REPRISE NO VALE APENA VER DE NOVO, ADORO O FIGURINO, AS MÚSICAS, A MAQUIAGEM E PRINCIPALMENTE OS ACESSÓRIOS, ALIÁS SOU LOUCA PARA SABER ONDE VENDE A PULSEIRA-ANEL DA JADE, PORQUE TENHO VONTADE DE USÁ-LA.ENFIM ADORO TODAS AS NOVELAS QUE VOCÊ FAZ E QUERO TE DIZER QUE ÉS A MELHOR NOVELISTA DA GLOBO.BOM ESPERO QUE VOCÊ CONSIGA SEMPRE BRILHAR CADA VEZ MAIS EM SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, QUE SEU CAMINHO SEJA REPLETO DE ALEGRIA E QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE.

  5. Carla Antero 14. Jun, 2011 at 10:43 am #

    Eu sou verdadeiramente apaixonada pela novela O Clone, é bem verdade que muitas vezes me irritei com o Lucas e o achei fraco em muitas situações, e muitas vezes torci para que a Jade se apaixonasse pelo Said, mas a novela é ótima. E a Jade lutando sempre por toda aquela repressão emcima da mulher, proibida de casar com o homem que amava, sem poder decidir a própria vida.
    Glória, gostaria de sugerir que em uma próxima novela, fale do tema de transtornos de personalidade, sei que falou da psicopatia, mas me refiro à outros transtornos como borderline, histriônica, dependente, esquizóide, esquizótipica, cujo o grande público não tem muito conhecimento. Minha irmã fora diagnostica um tempo atrás com personalidade histriônica, mas ela tem acompanhamento médico agora e está bem melhor. Por favor Glória, aprofunde nesse tema, vc sabe bem fazer isso e é muito importante entender esses transtornos e que muitos deles podem ser perigosos tbm dependendo do seu grau digamos assim.

    Beijos, vc é uma iluminada, te admiro.

  6. Yasmin Villefort 14. Jun, 2011 at 1:40 pm #

    O Clone é show, eu adoro os temas e me divirto muito tbm, adoro a d. Jura e tbm todo o núcleo do bar e adoro a Nazira, ela é o máximo, eu estou curiosa pra saber o final dela, afinal eu não me lembro, mas vou segurar minha onda e não vou procurar no youtube, pelo menos talvez até o fim do dia. Eu acho engraçado q a forma que ela assustou o Miro, ele fica sem entender nada das doideras dela haha. D+.

  7. Samuel Alessandro de Oliveira Pezzato 24. Jun, 2011 at 10:29 am #

    Meu Perfil:
    Nome: Samuel Alessandro de Oliveira Pezzato.
    Idade: 10. (11 em 31 de Agosto de 2011)
    Escolaridade: Ensino Fundamental II, 6º ano. (Cursando)
    Email: Samuelsma.blogspot.com ou Samuel_Pezzato@ hotmail.com
    Endereço: Acesso José Alves Machado.
    Nº: 485.
    Telefone: (15)3279 – 4653.
    Cidade: São Miguel Arcanjo.
    Estado: São Paulo.
    Cep: 18230 – 000.

    Um pouco sobre mim:
    Nasci em Itapetininga no dia 31 de agosto de 2000. Tendo como pai: Alessandro Pezzato, agora com 37 anos e tendo como mãe: Maura Maria de Oliveira Pezzato, agora com 37 anos.
    Resido em São Miguel Arcanjo a 11 anos.
    Com 4 anos entrei na escola de educação infantil e com 6 entrei para o 1º ano do ensino fundamental I na escola E.M.E.F.”José Gomide de Castro”.
    Agora em 2011 entrei para o 6º ano do ensino fundamental II no Colégio Objetivo Itapetininga.
    Gostaria muito de participar de suas novelas, pois quando eu tinha 4 anos eu já fazia teatros na escola.
    Adoro muito as suas novelas. Entre elas “Caminho das Índias” que eu assisti em 2009.
    Mas a que eu mais adorei foi “O Clone” que eu assistia no colo da minha mãe em 2001 e eu assisto agora na reprise de 2011.
    Glória, sou um grande fã seu porque você traz nas novelas a cultura, a religião, a história, a vida de um povo e é por isso que eu quero lhe pedir como um grande agradecimento que me deixa – se participar das suas novelas.

    Obrigado pela Compreensão!
    Espero um retorno seu.

    Ass. Samuel Alessandro de Oliveira Pezzato.

  8. Iuri Camargo Nunes 26. Jun, 2011 at 10:18 pm #

    Oi , Glória .
    Estou curtindo bastante a reprise de “O Clone” , lembro apesar de eu ter apenas 2 aninhos , de algumas cenas dessa novela espetaculosa que foi “O Clone”. Hoje assisto vídeos da novela “América” e também estou gostando . Adorei “Caminho das Índias” .
    Em suas próximas tramas você podia abordar como temática a cultura africana , temas como o preconceito e falar sobre a gravidez na adolescência sem o apoio dos pais e por favor ter a atriz Giovanna Antonelli no elenco , ela é excepcionalmente excelente … Bjos , querida e espero que atenda pelo menos a um de meus pedidos .
    Tchau , muito sucesso pela frente …

  9. Adriana 03. Aug, 2011 at 6:08 pm #

    Obrigada Glória
    Esta foi a primeira sinopse que tive acesso. Mesmo em cursos e livros quando falam desta parte crucial do roteiro fica meio no abstrato. Viva a generosidade
    Luz e Paz sempre
    Adriana

  10. Robert 11. Aug, 2011 at 3:00 pm #

    O clone ficou perteito, melhor novela q eu já vii….Queria Fazer um novela sua… sou seu fã..
    não vejo a hora de sair sua nova novela… olha meu blog q eu modero http://www.cantoradamaresnews.blogspot.com/
    .. Parabéns vc faz eu ter + Orgulho de ser Brasileiro ainda…
    Fica na Paz de Cristo.. Bjus … abraz…

  11. kassia 26. Aug, 2011 at 10:44 pm #

    oi gloria estou gostando muito do reprise da novela o clone mais a jade tem que ficar com o said,ele a ama de verdade aquele lucas e muito bobo.se desse pra mudar seria muito bom,aquela ranya é muito chata,queria que o said devolvesse ela e ficasse com a jade.bjsssssss

  12. Ana 29. Aug, 2011 at 7:14 am #

    Glória, estou vivendo um situação familiar terrível e assistindo o Clone sempre temos forças nas palavras do tio Ali, gostaria de saber como vc se orientou para escrevê-las e se foi alguém te ajudou gostaria muito de saber um contato desta pessoa pois tenho certeza que muitas das nossa agústias poderíam ser diminuídas com a sabedoria do Alcorão. Eu moro em São Paulo, e te imploro uma ajuda. Obrigada

  13. Lucas Renan Andrade 29. Aug, 2011 at 12:22 pm #

    OLá Glória, olha não tenho nem palavras palavras para explicar a damiração que tenho por vc e por suas novelas, atualmente assisto O Clone , pois quando passou pela 1ª vez eu era miuto pequeno e me lembro de poucas coisas(ex: os tanques de couro), e ainda assiti América e Caminho das Indías e espero poder assistir sua proxima novela.
    Fico sozinho em casa e acabo pensando em como seria uma novela diferente, e essa idéia talvez tenha surgido,sei que pode parecer loucura, mas queria saber quais são as chances de uma pessoa escrever uma novela.
    Por favor então entre em contato através de meu email, assim poderei te dizer como é essa história.
    espero que me responda e me ajude a realizar meu sonho.
    bjs te adoro

  14. Priscila 09. Sep, 2011 at 9:24 pm #

    Glória, assisti hoje o último capítulo de O Clone e queria muito ter visto mais de Jade e Lucas juntos. Não pude assistir em 2001, pois fazia faculdade na época e fiz questão de assistir todos os capítulos transmitidos pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo. Meu Deus! Como essa novela foi linda! Que amor lindo, queria ver os dois vivendo mais juntos… Não sei se vc me entende… Fiquei esperando durante todos esses dias pra ver Jade e Lucas sendo felizes e foi muito rápido.
    Vc está de parabéns, linda novela!!!

  15. Michel Carvalho 05. Jan, 2012 at 8:43 pm #

    Glória, eu te amo!

  16. sirleno maia 07. Mar, 2012 at 2:46 pm #

    oi glória em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pela excelente novela, em segundo gostaria de indagar com vc acerca de como posso dividir com vc um material de novela……….ficarei grato se poder responder.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Apresentação da sinopse de O Clone | de tudo um pouco - 01. Jan, 2011

    [...] Apresentação da Sinopse de O CLONE [...]

  2. Tweets that mention de tudo um pouco | Apresentação da Sinopse de O CLONE -- Topsy.com - 03. Jan, 2011

    [...] This post was mentioned on Twitter by Sandra McPherson, Tiago Silva. Tiago Silva said: Aos fascinados por TV e roteiro como eu, recomendo que leiam a apresentação da sinopse de "O Clone" – http://gloriafperez.org/?page_id=816 [...]

Leave a Reply