25 juin 2010

Nos tempos da Idade Média


Ao norte de Paris... - Moro numa charmosa cidadezinha chamada Laon. Fica a 45 minutos de Reims, capital de Champagne. O nome ja diz que é la onde vem as champagnes francesas que o mundo inteiro conhece. Ah, e também é de la a origem da fabricação da tal bolachinha champagne que vai bem no pavé de sobremesa de domigo! Ficamos a 1h30m da capital francesa.

Laon já foi um dia capital capital da França (laaaa nos tempos carolingeos, de Carlos Magno, rei dos Francos), e é dividida em cidade alta e cidade baixa.

Moramos na vila alta, próximo da antiga Eglise St. Martin, onde é possivel ouvir as badaladas dos sinos aqui em casa. Ficamos numa especie de colina, a 100 metros de altura da cidade baixa e um dos acessos é por meio de um trenzinho puxado por cabos chamado Poma.

É aqui na cidade alta onde boa parte do patrimônio histórico se concentra, inclusive a historica e imponente Cathédrale de Notre Dame de Laon, em estilo gótico, construia entre 1155 a 1235. Essa Catedral serviu como modelo das catedrais de Chartres, Reims, Notre Dame de Dijon.




Sempre que passeio por aqui me surpreendo com um detalhe ou outro nas construções e ruelas. É como se eu estivesse num cenário de filme medieval, numa cidade cercada de muro de pedras formando uma fortaleza, com aqueles portais de entrada. Alias, aqui é assim, a cidade é um forte. Coisa que eu so tinha visto em livros e filmes.

De volta ao passado... Na idade média. - E foi aqui, nessa pequena cidade medieval, que exala pura historia, que vimos uma festa linda chamada Les Médiévales. Todo ano acontece essa comemoração por aqui, mais ou menos nessa época, maio e junho. Foi a primeira vez que presenciamos, pois nos anos anteriores tivemos compromissos bem nas datas marcadas. Alias, no ano passado, curtiamos a Béatrice nos seus primeiros dias em casa e, como ela  era recem-nascida e estava um frio do caramba e chuva, não fomos.

É uma festa popular, assim como as festas juninas ou, sei la, carnaval ai no Brasil (todo mundo fantasiado, mas sem bunda e peito de fora!). E o que mais me chamou a atenção foi o ambiente familar, avos, pais e filhos participando do desfile. As pessoas saem de suas casas para passear na cidade com trajes tipicos da época e eles se empenham nisso. Fiquei tão animada que no ano que vem a Beatrice vai a carater!


Olha so, até tirei uma fotinha dela com uma tiara-fashion-medieval!


E para a criançada, a diversão é garantida. Vimos muitos mini-cavaleiros, mini-merlins e pricezinhas correndo e participando dos teatrinhos, ateliers e oficinas de arte. O mais interessante é que os petits tem a oportunidade de participar de um mundo que so existe nos livros. Conciliar o que leem e ao que podem presenciar e participar é algo magico.


E eu acho que ai é que esta o encantamento da coisa! Eu me imagino, um dia, contando historias para Béatrice, que falem sobre as construçoes das catedrais, da historia de Joana D’Arc, da Guerra dos Cem Anos, dos Cavaleiros, os Templarios... Fora o que ela aprendera na escola. E acho que sera bem legal ela participar desses eventos que, alem de diversão garantida, é um enorme aprendizado, para nos 3 diga-se de passagem!

Adorei!

7 comentários:

O mundo da Dani a dit…

amigaaaaaaaaaaaaaaaa fiquei bobaaaaaa, q fotos maravilhosas, parece um filme, ameiiiii. Bea sera privilegiada de estudar, morar e conhecer lugares como esse. nossaaaaaaaaaa ameiiiiii

Priscila Sant'Anna a dit…

Oi Ana!

Tudo bem com vocês?

Olha só, o post muito bacana que escreveste é o aprendizado para quem o lê também! Achei muito legal compartilhares as fotos e as informações todas conosco.

Em algumas fotos lembrei imediatamente do filme "Chocolate", sabe? As ruelas e as construções de pedra me lembraram de toda locação do filme (que não canso de assistir)!

E como a tua Bea tá grandinha! Ficou um amor com a tiara medieval. Ficará linda, ano que vem, quando for à festa devidamente caracterizada.

Ana, eu ODEIO carnaval...acho que a festa foi totalmente deturpada. Ainda lembro da cena de uma novela que assisti quando era criança, se chamava "Direito de Amar" era com a Glória Pires e o Lauro Corona e os personagens deles faziam folia num carnaval muito divertido, alegre e com fantasias lindas, como deveria acontecer até os dias de hoje...uma pena que o carnaval daquela época tenha ficado para trás.

Bem, acho que escrevi demais!

Beijão pra vocês!

Priscila - mamãe da Beatriz.
www.versosdapri.blogspot.com

Journal de Béatrice a dit…

Pois é Pri!
Impossivel não lembrar do carnaval. Imaginei como seria saudavel as crianças brincarem de fatos historicos do Brasil, coisa que tenha sentido na vida e conhecimento da garotada. Ja pensou que legal se, ao invés de bunda e peito, tivessem desfiles lembrando o dia do descobrimento do Brasil ou o mundo encantado de Monteiro Lobato... Mas não essa coisa de escola de samba e sim algo que pudesse ser comemorado e compartilhado na cidade, para que todos participassem... Acorda Ana Paula!! Isso é utopia (!!!), mas que seria mais saudavel, interessante e educativo, ah sim, isso seria!

Fabiola a dit…

Ai Ana! que inveja boa de vc!! lindo o lugar e as fotos!!! :)
Deve ter sido um ótimo passeio!
Bjinhos!

piscardeolhos a dit…

Que de-lí-cia!
Tão bom quando começa a ficar mais quentinho por aí e começam as festas e afins, não??
Ai, saudade...
Aproveitem bastante tudo isso e registra sempre no blog!
Tô te linkando lá no piscar pra ficar sempre de olho nas aventuras de vcs por aí!
beijos,
Roberta

Paloma, a mãe a dit…

Que delícia de passeios tão pertinho de casa. Isso de que Laon tinha sido capital eu não sabia!
Beijos (te linkei, tá?)

Rolando a dit…

ola. tudo blz? muito legal aqui e as fotos muito 10. apareça la. abraços.