CLÓVIS ROSSI O foguete Brasil caiu em Angra

SÃO PAULO - O foguete Brasil de recente capa da "Economist" acabou caindo em Angra dos Reis, para citar apenas a cidade mais explorada pela televisão nas enchentes do verão que mal começou.
Ficou evidente, se ainda fosse preciso, que o Brasil é um país colossalmente subdesenvolvido, vítima do que Janio de Freitas, na terça-feira, chamou de "urbanismo criminoso, que tantos administradores públicos têm praticado por tão longo tempo, com a permissão para o crescimento de favelas (formas de degradação da vida urbana) e para a especulação imobiliária (como degradação também da natureza)".
Vai ser difícil encontrar outra descrição tão apta do subdesenvolvimento em tão poucas linhas. Certamente não será encontrada na "Economist", que está preocupada com a emergência do mercado brasileiro, não do país.
Subdesenvolvimento não é obra de apenas um governo ou de apenas alguns anos. E o "urbanismo criminoso" descrito por Janio de Freitas é só uma de suas características centrais. Permanece o descuido, também criminoso, com educação, saúde e segurança pública, para ficar em apenas três das chagas abertas na pele do país.
Como permanece intocada a obscena desigualdade social, ainda que alguns acadêmicos, o jornalismo chapa-branca ou descuidado e a propaganda governamental façam circular a lenda de sua queda.
Ah, por falar em desigualdade, alguém aí prestou atenção na cor das vítimas das inundações? A esmagadora maioria era formada por pretos, pardos, cafuzos, não-brancos, salvo no Rio Grande do Sul. Exceto alguns turistas que estavam no lugar errado na hora errada e, por isso mesmo, viraram notícia. Preto e pobre vítima da combinação do subdesenvolvimento com excessos da natureza é rotina. É aquele imenso pedaço do Brasil que nunca emerge, mas vira e mexe submerge.
f

Outro Canal SÍLVIA CORRÊA


LUCIANA GIMENEZ E OS "TUBARÕES" AMERICANOS
A apresentadora da RedeTV! posa em NY com os milionários de "Shark Tank"; da esq. para a dir., Robert Herjavec, Kevin O'Leary, Kevin Harrington, Ricardo Bellino (um dos "tubarões" da versão brasileira), Barbara Corcoran e Daymond John

Filmes na TV paga aumentam 25% em 2009

O número de filmes exibidos na TV paga brasileira aumentou 25% na comparação do segundo semestre de 2008 com o segundo semestre de 2009. Os dados são da PTS (Pay-TV Survey), empresa que monitora o mercado de TV fechada.
Pelo levantamento, os canais pagos exibiram, em média, 2.774 títulos diferentes por mês entre junho e novembro de 2008. No mesmo período do ano passado, essa média mensal saltou para 3.457.
A estratégia tem relação direta com a necessidade de elevar os índices de audiência: como são mais longos do que programas e séries, os filmes mantêm o telespectador sintonizado durante mais tempo no canal.
O benefício institucional fica evidente na análise de outros dois dados: o número de canais que exibiram filmes e o número de reprises que eles tiveram.
No primeiro trimestre da comparação (entre junho e agosto de 2008), 25 canais tiveram longas-metragens em suas programações, com um título sendo reprisado, em média, até 3,9 vezes no canal em um mês.
No último trimestre considerado no levantamento (entre setembro e novembro de 2009), o número de canais com filmes saltou para 31, incluindo o Animal Planet e o canal de música VH1. A média mensal de reprises chegou a 7,1.
A PTS acompanha também o número de estreias, mas o dado considera o caráter inédito apenas no canal de exibição, o que não indica oferta de um produto novo ao telespectador.

TOP PIRATARIA
A série "Heroes" foi a mais pirateada de 2009. Segundo o site Torrent Freak, foi baixada 6,58 milhões de vezes. Na TV norte-americana, foi vista por 5,9 milhões. O site diz que é a primeira vez que os downloads superaram a audiência da TV.

FESTA DE ANIVERSÁRIO
A TV Cultura faz uma homenagem a São Paulo no mês de aniversário da cidade. Aos domingos, das 22h às 23h, exibirá, na sequência, um curta da série "Crônicas de São Paulo", um documentário do pacote "História dos Bairros" e um episódio de "Arena Conta Arena".

ESQUENTA
A NET colocou no canal de áudio (número 300) os sambas-enredo que concorrem no Carnaval deste ano. Ficarão disponíveis até 21 de fevereiro.

MAIS DO MESMO
O "Melhor do Brasil" (Record) estreia sábado um quadro chamado "Arruma Meu Marido". Resumo: uma esposa vaidosa pede ajuda a Rodrigo Faro para mudar o visual do marido desleixado. É a versão masculina do quadro "A Patroa É um Avião", que o "Superpop" (RedeTV!) exibe às quartas e que tomou o espaço das agulhadas do costureiro Ronaldo Esper.

TV NA AREIA
O Nickelodeon abre neste sábado a oitava edição do "Verão Nick", uma série de atividades para as crianças em São Sebastião. Nos outros finais de semana, a tenda segue para o Guarujá e Torres (RS). A novidade é o "Luau Nick", com shows da jovem revelação Lu Alone, 16.

com CLARICE CARDOSO

JOSÉ SIMÃO Ueba! Roubaram celulite da Gretchen!

BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Direto do País da Piada Pronta! Sabe como se chama o químico responsável pela cola Tenaz? Sérgio GRUDE! Rarará. Mais um predestinado!
E aquela minissérie da Grobo? Deveria se chamar Donald e Herivelto. Porque a Adriana Esteves tem voz de Pato Donald. Rarará!
Adorei a irmã do Lula, que avisou à imprensa que ia fazer uma visita surpresa. Avisa ao Lula que eu vou fazer uma visita surpresa. E nós entramos em 2010 ou em 2012? "Disaster movie": a Gretchen foi assaltada, e a Dilma pegou gripe suína! Socuerro. Entramos em 2012!
E eu vou comprar um kit chuva: sunga nova e boia de patinho. Chapinha não pode. Devido aos temporais, está proibida a chapinha. Imagine a Fátima Bernardes caindo numa enchente na marginal Pinheiros? O cabelo ia virar macarrão parafuso! E com essas enchentes a Sabesp cumpriu a promessa: água e esgoto na porta de casa. Rarará!
E a Gretchen foi assaltada em Salvador. Meteram a mão na poupança da Gretchen. Mas que bundas-moles. Precisa ser muito bunda-mole para roubar a Gretchen! E roubaram o quê? CELULITE! Celular e celulite. E como diz um amigo meu: a Gretchen é bunda para cem talheres.
E eu digo que, se a Gretchen soltar um pum num saco de confete, é Carnaval o ano inteiro! Rarará! Mulata Globundeza!
E atrás da embalagem de La Sereníssima, o leite da Xuxa, está escrito: "Envasado em atmosfera inerte".
Tucanaram o vácuo! Rarará!
E está chovendo ou estão cuspindo na gente? Cuspindo. E acho que foi um argentino. Rarará! E eu entrei no Carrefour e comprei um colchão inflável como estepe. E vou trocar a malhação pela natação!
Enchente tem o seu lado positivo: uma amiga foi se proteger num posto de gasolina e conheceu três advogados e dois sociólogos, todos lindos e bem vestidos. Choveu na horta dela. Pegou na enchente! Rarará! É mole? É mole, mas sobe! Ou como disse aquele outro: é mole, mas trisca para ver o que acontece!
Antitucanês Reloaded, a Missão.
Continuo com a minha heroica e mesopotâmica campanha "Morte ao Tucanês". É que em Braga, Portugal, tem um café chamado Buraquinho Delícia. Ueba! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês. Viva o Brasil!
E atenção! Cartilha do Lula. O Orélio do Lula. Mais um verbete pro óbvio lulante. Hoje não tem. Que o Lula está na praia de sunga azul. Um gato! Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã.
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

FERREIRA GULLAR Retrocesso à vista

O FIM DA utopia marxista, que apostava na derrota do capitalismo, deu lugar, na América Latina, ao neopopulismo que, fazendo-se passar por socialista, explora, em vez da contradição classe operária versus burguesia, a oposição entre pobres e ricos. Se, no caso anterior, os sindicatos funcionavam como instrumento de organização e mobilização do operariado para a tomada revolucionária do poder, agora constituem uma burocracia de neopelegos, que passaram a ocupar posições estratégicas no aparelho de Estado e na máquina política.
Assim, pressionam o governo e os patrões para que façam pequenas concessões aos trabalhadores, com a condição de mantê-los quietos, enquanto eles, os neopelegos, enriquecem a se fortalecem politicamente. A ascensão de Lula à Presidência da República foi resultado desse jogo e, ao mesmo tempo, um salto qualitativo para a elite sindicalista.
As consequências disso para a democracia brasileira podem ser as mais desastrosas, como procurou mostrar Fernando Henrique Cardoso, num artigo recente, intitulado "Para onde vamos?".
O neopopulismo nada tem de revolucionário, como alardeia Hugo Chávez, travestido de líder esquerdista, mas que, na verdade, se apoia no voto do venezuelano pobre. Sustentado pelos vultosos rendimentos do petróleo, mantém programas sociais assistencialistas, que lhe garantem vasta popularidade.
Aparece, diante do povão desinformado, como seu providencial protetor, que o defende de um lobo mau chamado Estados Unidos. Seu verdadeiro projeto é manter-se indefinidamente no poder e, para consegui-lo, fez o Congresso aprovar a reeleição ilimitada.
Lula tentou seguir o mesmo caminho, mas teve sua pretensão rejeitada numa pesquisa de opinião. Precavido, mudou de tática e terminou adotando a candidatura de Dilma como a solução possível.
Invenção sua, se eleita, ela terá que fazer dele seu sucessor em 2014, e, assim, caso isso ocorra, teríamos mais oito anos de Lula na Presidência da República, o que somaria, no total, 20 anos de lulismo. Ou mais, muito mais, porque pode não parar aí, já que, àquela altura, as bases do neopeleguismo e do neopopulismo estariam amplamente assentadas em todo o país.
A ameaça é que, se já agora ele se rebela contra a ação fiscalizadora do Tribunal de Contas da União e pretende calar a imprensa, ou seja, não admite que ninguém critique ou cerceie suas decisões de governo, imaginem o que não fará durante tantos anos no poder.
A história tanto anda para frente como pode andar para trás. O propósito de, chegado ao poder, não sair mais, faz parte da ideologia petista, como deixou claro José Dirceu, em visita a Madri, logo após a posse de Lula, em 2003, ao afirmar que o projeto deles era ficar 20 anos no poder. Sim, porque, ao contrário dos outros partidos "burgueses", o partido dito revolucionário vem para salvar o povo e mudar o rumo da história. Logo, não pode se submeter às regras democráticas da alternância no poder. Se é verdade que, a esta altura, o petismo já abriu mão do revolucionarismo, não admite perder as posições conquistadas.
Lula, muito esperto, logo compreendeu que o Brasil não é a Venezuela. Sabe que, embora tenha maioria no Congresso, este jamais lhe concederia um terceiro mandato e muito menos a possibilidade de reeleição ilimitada. Por isso, adotou a tática de conseguir um mandato tampão para Dilma, enquanto, às carreiras, procura implantar o PAC e aparecer, diante da nação, como um presidente empreendedor, que visa elevar o país à condição de grande potência. Assim age Chávez e assim agiu nossa ditadura militar.
A fórmula é sempre aquela: inimigo dos poderosos e amigo dos pobres, defensor dos negros e mulatos, inimigo dos brancos de olhos azuis. Isso transparece, a todo momento, em suas declarações e discursos. Não faz muito tempo, falando aos catadores de lixo, criticou os ricos que, deliberadamente, sujam a cidade para que os lixeiros, humilhados por eles, a limpem.
É um presidente da República que, sem qualquer escrúpulo, faz questão de instigar ressentimentos e conflitos entre os cidadãos, jogar uns contra os outros. Isso no discurso, porque, de fato, usa a máquina do Estado para favorecer grandes empresas nacionais e estrangeiras.
O artigo de Fernando Henrique Cardoso chamou atenção para o perigo que o país corre. Em vez de desautorizá-lo, os formadores de opinião deveriam preocupar-se com o interesse maior da sociedade. É de se esperar, também, que Serra e Aécio assumam a responsabilidade que lhes cabe.
Eu estava numa sauna gay, vi alguns policiais à porta e fiquei apavorado. Quando eu estiver numa sauna e houver uma batida policial no local, existe algum perigo de ser preso ou levado para alguma delegacia policial para averiguação? João por email


Caro João, você é livre para ir e vir, inclusive à sauna, se possuir idade apropriada. Frequentar o local e fazer sexo com pessoa do mesmo sexo no dito estabelecimento não são crimes ou contravenções penais. Você só pode ser preso se praticar um crime. Quanto ao seu questionamento de ser levado à delegacia, isso pode ocorrer em qualquer local, desde que exista alguma motivação da autoridade policial. A averiguação é a investigação, cujo objetivo é colher elementos para esclarecer uma situação com implicações jurídico-penais.

Se alguém é conduzido à delegacia para averiguação, não é pelo fato de frequentar uma sauna ou outro local qualquer, mas por alguma situação específica que, por acaso, pode estar sendo investigada. Não há prisão para averiguação. Tampouco se utilizará cela ou algemas. Fica a critério, desde que fundamentado, da autoridade competente (policial ou judiciária) o teor das dúvidas (art. 290 do CPP) sobre o fato e/ou direito quanto ao conduzido (averiguado), objetos (droga, veículo), documentos (autenticidade), etc. Se a motivação da polícia for a discriminação ou se prender qualquer um pelo fato de estar na sauna gay, estará praticando crime de abuso de autoridade.

David Brazil Para 2010 nascer (mais) feliz!

Noooooossa! Já estamos no mês de dezembro e parece que foi ontem que me atraquei com um peru na ceia de Natal na casa do meu ídolo Romário. Mas vamos ao que interessa.

Vejam o presentinho que a coluninha trouxe para você: o ma-ra-vi-lho-so Thierry Figueira mostrando que está com tudo em cima para começar 2010 “daquele” jeito. Já imaginou ele chegando na sua casa fantasiado de Papai Noel? Se fosse na minha, não sobraria um pelinho da sua barbinha.










JOGANDO NAS ONZE

A sofrida, mas guerreira, Eula Rochard brilhou mais do que nunca neste ano que se vai, com direito inclusive a destaque no chiquérrimo caderno “Ela”, do jornal O Globo. A primeira hostess transformista do Rio de Janeiro e rainha absoluta do Cine Ideal (Rua da Carioca, 64, Centro), anima qualquer tipo de evento, além de se encaixar em qualquer perfil dos clientes.

Em festinhas de quinze anos, ela mete uma fantasia de Mulher Maravilha; em bingos de senhoras, vai de Aracy de Almeida; já em encontro de turistas, ataca de Elza Soares e quebra tudo no samba; nas festas moderninhas, a talentosa artista ataca de Beyoncé e Britney Spears.

O nome de batismo de Eula é José Manoel Antiqueira e ela já passou por poucas e boas. Moradora de Niterói, revela que já levou muita pedrada na rua e que os seus tios Antonio e Pepita foram os únicos que a apoiaram. “Eles nunca se importaram com minhas escolhas, apenas me amaram e me aceitaram como sou”, decreta a estreeeeeeeeeeeeeela.