As Notícias do Mundo Lusófono
 
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
     Última Hora:

 
          em   
 


 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Lorosae
 » Comunidades
 » CPLP

 « Arquivo »

 


 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Manchete


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 


 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios





 
  news  
Mindelo é a nova Capital Lusófona da Cultura
- 18-Nov-2002 - 9:54

Um espetáculo de rua, concebido pelo bailarino e coreógrafo António Tavares e pelo músico Vasco Martins, inicia no próximo sábado no Mindelo, em Cabo Verde, o programa da nova capital lusófona da cultura, que se prolonga durante um ano.

Mindelo vai ser até à próxima assembleia geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) a capital lusófona da cultura, recebendo sábado simbolicamente a chave da capital cessante, a cidade de Macau.

A XVIII Assembleia Geral da organização começa no dia 21 na Cidade da Praia, capital do país, transferindo-se no dia 23 para a cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente.

Para a capital do país estão marcadas as realizações de carácter social e político, as reuniões da Assembleia Geral e da Comissão Executiva, que culminarão na sexta-feira, dia 22, com a divulgação da «Declaração da Praia».

A abertura oficial da Capital Lusófona da Cultura está marcada para a tarde de sábado, dia 23, realizando-se nessa noite o espetáculo «Crioulo», que conta com a participação de artistas cabo-verdianos e portugueses.

Vasco Martins afirmou que a obra a ser apresentada no sábado na Rua de Lisboa é uma cantata cénica, em crioulo de S. Vicente e da Cidade da Praia, executada por instrumentos electrónicos, de cordas e de percussão.

Compreende duas partes, a primeira alusiva à formação de Cabo Verde - a chegada dos produtos, dos mercadores, os homens, as regalias, os males, a fome, os ataques piratas, a fuga pelos montes -, a segunda, sobre o fim dessa sociedade inicial, quando dela nasce a urgência de gerar algo, agora pela força dos próprios cabo-verdianos, diz uma nota da organização.

O programa de «Mindelo - Capital Lusófona da Cultura», que se desenrola até novembro de 2003, deverá integrar um conjunto de iniciativas ligadas à literatura, com escritores como o moçambicano Mia Couto e o angolano Pepetela, e de música, em que deverá figurar a cantora portuguesa Dulce Pontes.

O carnaval de Salvador, na Bahia, a exuberância dos fogos de artifício de Macau, um seminário internacional sobre recuperação do património e um programa especial do Mindelact - Festival Internacional de Teatro do Mindelo são outras iniciativas previstas no programa.

A UCCLA é formada por 23 cidades capitais lusófonas e por dezenas de empresas associadas. A sua sede é em Lisboa, e o presidente da comissão executiva é o presidente da Câmara Municipal da capital portuguesa, Pedro Santana Lopes.


Voltar

Ver Arquivo

 
 
Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
 
  Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação