Home / Recursos / Estudos / Ira - Parte 2
Devocional
Pr. Davi F. M. Cáceres
sobre o autor
06/03/2012

Ira - Parte 2Imprimir

IRA - PARTE 2

 Na semana passada iniciamos o nosso pensar sobre a ira, buscando identificar a ira em nossos próprios corações. Começamos com uma definição, seguindo com um alerta sobre o nosso coração e terminamos com três critérios para identificar se a nossa ira é justa. Nesta semana vamos considerar a ira pecaminosa e quais passos nós podemos dar em direção à mudança.

Terça-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Tg.3.13-18

1. Como vimos à ira justa reage contra o pecado real, tem o foco em Deus e Seu Reino e se expressa de maneira piedosa e é acompanhada por ações piedosas. Se, porventura, a minha expressão de ira estiver em desacordo com estas três descrições, muito possivelmente minha ira foi/é pecaminosa. O texto de hoje nos mostra bem o contraste entre um indivíduo irado em um indivíduo manso (sábio). Enquanto o irado expressa a sua indignação diante de um direito ou suposto direito que lhe foi tomado o manso não reage. Como faz o manso? Tiago pergunta: "Quem entre vós é sábio e inteligente?" (vd. Tg.3.13a). O indivíduo irado se considera sábio e inteligente, e vê em suas impressões e desejos como sendo os corretos. Por este motivo, quando algo não ocorre como ele deseja, sua resposta é a ira. Em seu coração se passa a seguinte afirmação: "As pessoas não conseguem entender o que eu consigo entender! Eles estão errados e eu estou certo". Tiago vai direto ao ponto quando responde a pergunta que ele mesmo fez nos versos seguintes. O sábio é manso, mas aquele que está envolvido em constantes brigas, não é sábio aos olhos de Deus. A sabedoria da pessoa irada é "animal, terrena e demoníaca" (vd. Tg.3.15). O sábio que é manso, também expressa muitas outras características que o acompanham e que estão descritas em Tg.3.17. A conclusão de Tiago nos constrange diante de nossa ira pecaminosa "é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz" (Tg.3.18). O irado não promove a paz, mas considera-se sábio. A ira pecaminosa é fruto de um coração orgulhoso que desconsidera a perspectiva de Deus para satisfazer sua própria cobiça e desejo. Olhando para a sua vida, você é alguém orgulhoso? Converse com um amigo ou conselheiro que possa lhe ajudar a pensar se você é orgulhoso e como demonstra este pecado. Você está constantemente envolvido em situações de confusões ou brigas? Aliste quais são estas situações.
 
Quarta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Tg.4.1-4; Gl.5.19-21, 26; Rm.12.15
 
1. Ao lermos o texto de hoje podemos perguntar, mas o que isso em haver com ira? Gostaria de mostrar para você que o texto de hoje tem tudo haver com ira. Existe uma palavra que é repetida tanto nos versos de ontem como nos de hoje. Esta palavra é - inveja. Um bom dicionário definirá inveja como "o desgosto provocado pela felicidade e prosperidade alheia; o desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem". A inveja é pecado e Paulo deixa isso bem claro ao afirmar que a inveja é um fruto da carne (vd. Gl.5.19-21, 26). Nós desejamos muitas coisas e gostaríamos que nos desejos fossem satisfeitos. Contudo, ao longo da vida nós perceberemos que não teremos tudo o que desejamos. Porém, pessoas ao nosso redor terão algumas das coisas que nós desejamos ter e isso nos coloca na posição de ver alguém com algo que eu gostaria de ter (e.g. um carro, um emprego, uma casa, uma roupa, uma condição financeira, um amigo, uma circunstância na vida). Como você lida com isso? Dependendo da sua resposta a essa situação você poderá ser alguém que consegue se "alegrar com os que se alegram" (vd. Rm.12.15) ou agir como Tiago descreve "cobiçar e nada tendes; matais e invejais, e nada podeis obter" (vd. Tg.4.2). Como o Tiago coloca, essa é a fonte das guerras e contendas, o desejo cobiçoso e invejoso por algo que quando não é atendido resulta em guerras e conflitos. Todavia, essa resposta de ira é contra Deus, pois Ele é quem concede tudo a quem Ele bem entende. O indivíduo irado é alguém que luta com um coração orgulho e invejoso. O indivíduo irado pede a Deus somente aquilo que lhe beneficiará neste mundo e isto o torna amigo do mundo e inimigo de Deus (vd. Tg.4.3,4). Neste sentido, uma pessoa irada é alguém descontente com a provisão perfeita de Deus para com a sua vida. Quais são seus grandes desejos? Aliste-os. Esses desejos podem ser fruto de inveja? Aliste situações onde pessoas obtiveram algo que você deseja possuir e qual foi a sua reação a cada uma delas. Escreva como Deus tem demonstrado a Sua provisão perfeita.

Quinta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Pv.14.16-17, 29-30; 15.1, 18; 16.32; 19.11, 19; 22.24-25; 25.28; 29.9, 11, 22.

1. O livro de Provérbios é rico em nos dar uma clara radiografia do indivíduo irado. Muitas dessas radiografias são feitas em comparação ao indivíduo manso. A nossa tarefa de hoje será realizar um diagnóstico dessas radiografias. Numa folha de papel faça duas colunas. Na primeira coluna aliste a característica que o Provérbio dá para o irado. Na segunda coluna aliste a característica que o Provérbio dá para o manso. Após ter feito essa coluna diagnóstica, olhe para o seu coração e verifique quais dos traços diagnosticados em Provérbios você pode achar em sua vida. Peça a Deus graça e discernimento para executar esta tarefa.

Sexta-feira

TEXTO: LEIA O TEXTO DE Jl.2.13

1. Como mudar o meu coração irado? Começaremos hoje e terminaremos na próxima semana esta série sobre ira. A primeira decisão para lidarmos com a nossa ira é: Arrependa-se de seus desejos pecaminosos que produzem sua conduta irada. O profeta nos ensina a rasgar o nosso coração diante de Deus que é misericordioso para nos perdoar. Reconheça os seus desejos pecaminosos para obter o perdão de Deus e iniciar o seu processo de abandonar a ira. Ore a Deus pedindo perdão e ore a Deus pedindo graça para lidar com o seu coração pecaminoso.

Pr. Davi F. M. Cáceres
Autor
Pr. Davi F. M. Cáceres
Pr. Davi F. M. Cáceres
IGREJA BATISTA PEDRAS VIVAS - RUA GUACUMÃ, 535 - VILA CALIFORNIA, SP - VEJA O MAPACONTATOIBPV MAILINDIQUE A UM AMIGO
Indique um amigo *Campos obrigatórios