home

blog

blog

P.A.P. – Projeto "Feliz Natal Crafter" e Daluli

Por Tio .faso em 3 de novembro de 2008 às 22:59 (39 comentários)

Projeto Feliz Natal Crafter - um boneco social para criar sorrisos neste natal

Vamos usar as mãos e panos para mudar o natal e criar alguns sorrisos?
Primeiramente, gostaria de pedir desculpas por demorar a publicar o passo-a-passo (P.A.P.). O interesse foi tão grande que eu estava arquitetando formas de deixar esse projeto mais viável – mais “profissional” possível, mas um grande pensamento da Sra. .marcamaria me fez parar e repensar tudo: começar pequeno e crescer sempre. Por isso, diminuí meus sonhos megalomaníacos e me concentrei no que era necessário: ensinar como fazer o boneco.

Tentei evoluir um pouco mais o boneco, subindo um degrau no grau de dificuldade do projeto. Como o foco principal da campanha são os artesãos urbanos (os “crafters”), o projeto foi guiado para quem já tem experiência com linhas e agulhas, mas isso não impede ninguém de ousar.

Na dúvida, produzi os moldes para serem feitos tanto a mão como em máquina de costura, mas deixei as explicações de como costurar a mão e etc. para o P.A.P. do Zumbigo – então espero poder atender um ‘cadim do desejo de todos.

Um projeto crafter para fazer sorrisos

O projeto “Feliz Natal Crafter” é uma idéia oriunda de uma leitora e comentarista aqui do .marcamaria, a Lais Graf. Em uma conversa via MSN ela sugeriu que eu criasse e ensinasse a fazer um boneco para ser dado de presente para crianças carentes nesse natal. Como essa idéia é maravilhosa e não poderia ser deixada de lado, topei no ato.

Esboço original do polvo Daluli Arte final, em vetor, colorida do Daluli

Sem querer, o Daluli (o polvinho de 7 pernas) tornou-se o primeiro brinquedo social do .marcamaria. Foi inventado para ser doado para crianças que ficariam sem um presente nesse natal. Ele é o símbolo da transformação do nosso desejo, mesmo que momentâneo, de ajudar o próximo; é a mídia digital transformando vidas no mundo real.

Como ajudar a criar sorrisos?

O primeiro e mais importante passo para criar sorrisos é fazendo um boneco para dar. É simples, custa pouco e é uma terapia em forma de pano. Não é necessária nenhuma doação em dinheiro. Basta baixar o molde, fazer o boneco e dar para uma criança carente nesse natal. Simples. Você não conhece nenhuma? Não se preocupe que você ainda poderá ajudar.

Distribuidores (permalink)

Algumas pessoas maravilhosas se dispuseram a receber bonecos em suas regiões, como a Mila Bomtempo (Uberlândia/MG), o Felipe Volkmer (Florianópolis/SC), a Ana Cris (RJ/Capital) a Veronica Sofia (Lisboa/Portugal), a Patrícia Gonzales Duarte Fernando (Porto Alegre/RS), o Bernardo Guimarães (Belo Horizonte/MG), a Carlinha Nascimento (Santos/SP) entre tantos outros que me enviaram mensagens, para distribuir em quantidade para instituições de caridade.

Eu (tio .faso) estou responsável aqui pela minha terrinha (São Paulo/SP) e se você quiser encaminhar o seu boneco para algum dessas pessoas ou ser responsável por alguma região, fale comigo (escreva a sua região para eu poder organizar tudo direitinho!)

Mas e voc̻ que ṇo sabe costurar, ṇo quer bonecar mas quer ajudar? Рsimples: divulgue o projeto! Use o nosso selo (abaixo), pegue imagens em alta resolṳ̣o (a imagem da capa e o logo do projeto) ou mesmo fa̤a um post linkando para aqui. Existe mil e uma formas de colaborar! X)

Projeto Feliz Natal Crafter - crie sorrisos neste natal!

Então vamos bonecar?


Aviso sobre a segurança do brinquedo (topo)

Assim como todo brinquedo deveria seguir, é preciso observar alguns cuidados com a manufatura do nosso amigo cefalópode:

  1. Para o recheio/enchimento do boneco, utilize manta acrílica (ou “espumante”, “plumante” etc.) anti-alérgico, afinal bonecos de pano acumulam mais pó do que brinquedo de plástico, logo não queremos ver nenhum tampinha com ataque de rinite.
  2. Costure tudo de forma firme e forte para evitar que peças pequenas sejam tragadas por crianças. Nada de usar cola!!! Cola se usa em papel.
  3. Se você for usar feltro (como eu fiz) é necessário forrar internamente o boneco, pois o feltro não possui trama como um tecido, logo os pontos da costura se desfazem facilmente com o ato de brincar das crianças.
  4. Verifique se você não esqueceu nenhuma agulha ou alfinete no boneco, pois se já é chato achar isso nas nossas roupas, imagine o que um alfinetizinho perdido pode fazer com uma criança espivetada.

Lista de materiais (topo)

Materiais necessários:

  • Os moldes do Daluli
  • Cartolina, papel cartão ou papelão (para forrar os moldes)
  • 3 (três) tipos de tecido ou feltro (um para o corpo do boneco e dois para a roupinha)
  • 2 (dois) pequenos retalhos de feltro (para fazer os mamilos e dente)
  • Linha/retrós (eu usei 5 cores diferentes: verde lima, branco, preto, laranja e rosa choque)
  • Manta acrílica anti-alérgica
  • Lápis-giz, giz de alfaiate ou lápis macio (para riscar os moldes no tecido)
  • 2 (dois) botões
  • 1 (um) hashi (aqueles palitinhos japoneses)
  • 1 (uma) tesoura de costureira
  • 1 (uma) tesoura de escolar
  • 1 (uma) régua comum
  • Alfinetes e agulhas

Materiais opcionais:

  • Algodão cru ou outro tipo de tecido (para forrar o feltro)
  • 1 (um) alicate de bico fino
  • 1 (um) estilete
  • 1 (uma) tesoura de arrematar fios
  • 1 (um) bastidor regulável
  • 1 (um) perfurador de papel
  • Fita de gorgurão ou cetim

Explicando o molde (topo)

Com os materiais em mãos, vamos mexer com os moldes do Daluli (428kb/PDF). Diferentemente do Zumbigo, tentei simplificar mais as operações e nomenclaturas dos moldes.

Dessa vez as peças são maiores (apenas 4), então acredito que não haverá muitos problemas. Vou usar as legenda do próprio molde para explicar tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do mesmo:

Área interna/não visível A Área interna/não visível não aparece no produto final, mas é de suma importância. Quando esse X intermitente aparece ele simboliza uma área que não deve ser costurada – uma área interna necessária para o funcionamento do boneco. Um outro fator importante é que essa área interna também é o facilitador de desviramento das peças do boneco. É o local de apoio para os seus dedos.
Frente e verso O Frente e Verso (FV) indica que aquele determinado molde é uma peça única, tanto para frente como para trás. Quando o FV não aparece pode ter certeza que eu quis complicar alguma coisa e dar um efeito diferente (como uma barriga saliente, por exemplo).
Costura externa para vinco A linha tracejada-pontilhada são, como a própria legenda diz, é a área de Costura Externa para Vinco do boneco. Esse símbolo aparece quando é necessário criar uma articulação ou um outro artifício bonecal; geralmente são costuradas por fora, sobre o produto final.
Linha de corte do molde Nos molde mais básicos, a Linha de corte do molde é a linha tracejada (corte do molde) que também a linha-guia para costura. Basta seguir essa linha que as coisas serão costuradas na forma indicada.
Ponto de perfuração O Ponto de Perfuração é são marcas do molde que tem a função de guia visual, mostrando onde bordar, costurar ou qual o formato tem determinado desenho. Neste último, basta ligar os pontos para ver o resultado.
Guia de Costura A Guia de Costura são linhas intermitentes que possuem setas nas suas extremidades. Elas servem, quando unidas, para desenhar determinadas formas complexas que se tornariam complexas demais (vulgo “chatas”) para serem cortadas no papel.
Área de Abertura A Área de Abertura é uma região do molde que precisa ficar aberta, pois receberá uma peça secundária para ser costurada posteriormente. O nome da peça é indicado no local a ser deixado aberto (como “braço”, “perna”, “pescoço”, etc.). Sempre que possível ou não for indicado, deixe sem costurar aproximadamente 0,5 cm acima e abaixo da área de abertura.

Download: moldes do Daluli (428kb/PDF)

Costurando o Daluli (topo)

Nessa etapa você utilizará apenas os moldes do corpo do Daluli (traduzindo: o braço e o corpo em si). A primeira coisa a se fazer é riscar os moldes no tecido. Importante: Antes de marcar os pontos dos elementos da face e mamilos USE O MOLDE PELO AVESSO, assim o dente sairá no lugar certo (falha minha na hora de criar o molde).

Voltando, como estou trabalhando com feltro, começo a marcar sobre o algodão cru. Perceba que eu deixo todas as referências necessárias para eu conseguir trabalhar sem ficar recorrendo ao molde.

Algodão cru com as indicações do molde

Algodão cru com as indicações do molde

Feito isso prenda uma tira de feltro ao algodão cru. Apesar de ser óbvio, eu vou falar: as duas precisam ter aproximadamente o mesmo tamanho! Feito isso, vamos bordar o rosto.

Feltro (exterior/verde) preso sob o algodão cru

Feltro (exterior/verde) preso sob o algodão cru

Por mais incrível que pareça, descobri que muitos bonequeiros deixam para criar o rosto por último. Eu não entendi bem o porquê, mas o primeiro trabalho que eu faço no pano é o rosto. Bem, para facilitar um pouco o processo de bordar, eu utilizo um bastidor regulável, pois ele deixa o pano esticadinho, facilitando o trabalho.

Tecido e feltro presos no bastidor regulável

Tecido e feltro presos no bastidor regulável

A primeira coisa a ser colocada no rosto é o dente. Como o dente é uma peça extra (apenas um pedacinho de feltro branco), então eu a costuro primeiro, assim na hora de bordar a linha da boca ela ficará abaixo do bordado.

Dente de feltro costurado no corpo do boneco

Dente de feltro costurado no corpo do boneco

Agora você deve estar se perguntando como você vai acertar a posição de cada elemento no tecido. A resposta é simples: ligue os pontos. Aqueles pontos de perfuração que eu coloquei no molde servem justamente para isso: orientar o posicionamento dos elementos. Marque os pontos, ligue-os e você saberá por onde costurar.

Pontos e linhas de reverência para bordado/costura

Pontos e linhas de reverência para bordado/costura

Como esse P.A.P. é orientado a população craft, não vou explicar como bordar a mão (pois é um processo demorado e trabalhoso). Para quem tem máquina de costura, o passo é simples: use ponto cheio para fazer os olhos e boca. Mas se mesmo assim você não tiver máquina de costura e quiser “daluliar” (gostei do verbo), procure nos armarinhos por caneta de tecido. Elas são canetinhas com tinta própria para ser utilizada em tecido; com elas você poderá desenhar os olhos e boquinhas do nosso mocinho verde (e assim ninguém me xinga também – risos).

Uma curiosidade que nunca me perguntaram, é como eu faço os mamilos e/ou olhos redondos de alguns bonecos: uso furador de papel. Já perceberam que os furadores de papel fazem furinhos redondos? Então, ao invés de um papel, coloque um naco de feltro no lugar e você acaba de criar uma máquina fazedora de mamilos. Vamos por peitinhos em tudo agora! (risos)

Com os mamilos em mão (isso soou pornô), costure-os por trás do feltro, da mesma forma como se coloca um botão (mas sem a linha dupla). Se você fez tudo direito, um lindo sorriso irá brotar do seu rosto ao ver a carinha do seu filhinho:

Rostinho e tetinhas montados! XD

Rostinho e tetinhas montados! XD

Agora vamos juntar as partes. Corte mais um pedaço de tecido do tamanho da parte da frente do Daluli (se for em feltro, junte também um pedaço de algodão cru).

Costure o contorno do molde, lembrando-se de deixar aberto o espaço para os braços (avance a marca do molde em 0,5 cm) e deixe um buraco na lateral sem costurar, acima da base das virilhas (sim, ele tem 8 virilhas) e abaixo do braço, pois esse espaço será necessário para você desvirar o boneco. Repita o mesmo processo com os braços, lembrando-se de não costurar a área do X senão será um inferno desvirar os bracitos.

Na linha amarela fica a área de abertura/desviramento. Não costure aí!

Na linha amarela fica a área de abertura/desviramento. Não costure aí!

Observe que se você trabalhar com o feltro, irá ficar um sanduíche de tecidos, sendo o algodão cru/tecido o pãozinho e o feltro o recheio. No meu caso, era um pão branco com hamburguer de soja! XD

Se você usou feltro e não ficou com cara de sanduíche, sorria! Você fez algo errado! XD

Se você usou feltro e não ficou com cara de sanduíche, sorria! Você fez algo errado! XD

Agora voltemos a nossa atenção aos braços. Após os desvirar com o auxílio do hashi, marque a linha da articulação do braço . Depois preencha-os totalmente com a manta acrílica e costure a articulação (círculos amarelos). Agora o seu polvinho pode dar um abraço bem gostoso.

As articulações (em destaque) dos braços

As articulações (em destaque) dos braços

A penúltima parte antes de desvirar o boneco é acertar os braços dentro do corpo. Para tal, posicione os braços internamente, deixando os polegares apontados para os tentáculos. Nessa posição os braços ficarão arqueados para dentro e você terá certeza que o seu Daluli não ficará em posição “ops! algo de errado aconteceu aqui”.

Como minha mão é gigantesca, eu uso o alicate de bico fino para puxar os braços de dentro do boneco para fora, deixando aquela aberturinha de desvirar exposta para eu poder costurar. Prenda o braço com alfinetes antes de o costurar no corpo, assim evita do mesmo “andar” e mudar de posição durante a costura.

Posição do braço dentro do corpo (pontilhado) e ponta da área não visível do braço (destaque/direita)

Posição do braço dentro do corpo (pontilhado) e ponta da área não visível do braço (destaque/direita)

Agora a última coisa que você precisa fazer é separar os tentáculos. Para isso faça um corte vertical, centralizado e paralelo entre eles.

Cortes para separação dos tentáculos

Cortes para separação dos tentáculos

Mas só isso não basta. É preciso fazer um corte em V que liga a linha de corte até uns 3 mm antes da costura. Isso evita de deixar essa área enrugada na hora de desvirar. MAS TOME CUIDADO: se você cortar demais, a costura desmancha. Eu utilizei o estilete para fazer o corte pequeno e preciso.

Destaque do corte em V dos tentáculos

Destaque do corte em V dos tentáculos

Com tudo pronto, vamos desvirar o boneco. Uma dica para facilitar o processo é puxar primeiro os braços para fora usando o alicate, depois empurrando o restante do boneco usando o hashi. Deixe os tentáculos por último.

Use o pauzinho para empurrar cada um deles, começando por aquele que estiver mais distante do buraco de desviramento. Desvirado e todo pimpão, o Daluli mostra a sua carinha de felicidade, demonstrando que ele gosta de ficar “bem à vontade” (risos).

Como todo bom .marcamaria, ele tem um coraçãozinho de feltro vermelho batendo bem forte no seu peito.

O Daluli desvirado, pero desidratado.

O Daluli desvirado, pero desidratado.

Coloque o coração dentro e vá preenchendo o boneco com manta acrílica. Encha a cabeça e depois os tentáculos. Comece pelo mais afastado do buraco de desviramento até o mais próximo e quando tudo estiver bem cheio, preencha o restante do boneco.

Boneco totalmente recheado

Boneco totalmente recheado

Para fechar o meninim cefalópode, pegue a agulha e a linha e passe por dentro do boneco, perto do ponto de costura que você deixou aberto. Ali será a base da nossa “costura invisível”. Junte o buraco que ficou aberto, enfiando um pouco do tecido/feltro para dentro.

Preparando o fechamento do boneco

Ele precisa ficar com a cara de “boquinha murcha”, pois só dessa forma que você conseguirá juntar os lados sem deixar a costura aparecendo.

A boquinha murcha para constura invisível

A "boquinha murcha" para costura invisível

O segredo da costura pseudo invisível é unir os lados do tecido fazendo zig-zags tentando unir os lábios da “boquinha murcha”. Quanto menor o ponto, melhor o resultado.

A boquinha fechada e calada - boneco pronto!

A boquinha fechada e calada - boneco pronto!

Para finalizar o boneco, costure as articulações das virilhas, bastando unir um lado ao outro, da mesma forma que você fez com os braços.

Os tentáculos agora estão articulados por causa da costura/vinco

Os tentáculos agora estão articulados por causa da costura/vinco

Costurando a jardineira do Daluli (topo)

Costurar micro roupas é algo totalmente novo para mim. Confesso que nunca fiz uma cueca sequer para a minha pessoa, mas sei de antemão que fazer uma roupinha de boneco é uma experiência totalmente diferente. Como não sou versado nisso, criei um método de montar roupinhas de modo bem ágil e sem comprovação científica.

A primeira coisa é pegar uma tira de tecido que seja maior que o molde das calças. O ideal é ter, no mínimo, 1cm a mais para cada lado. Coloque o molde no centro do tecido e risque o seu contorno. Perceba que eu coloquei pequenas setas em vários pontos do molde. Marque a posição que elas apontam, pois isso será fundamental a seguir.

Destaque: pequenas setas inditivas e marcação do tecido

Destaque: pequenas setas inditivas e marcação do tecido

Para cada seta na parte superior do molde há uma correspondente no lado oposto, assim como há apenas uma seta (com sua oposta) no sentido transversal do molde.

No tecido, ligue essas duas últimas usando a régua e o lápis (giz ou não). Feito isso, comece a marcas as linhas verticais lembrando-se que elas começam na parte inferior do molde até a linha horizontal – e surpresa: você acaba de desenhar as perninhas da calça do Daluli! XD

Pernas da calça do Daluli. Molde sem complicação!

Pernas da calça do Daluli. Molde sem complicação!

Deixe esse pano de lado e vamos nos concentrar no bolso da jardineira dele. Usando os pontos perfurados no meio do molde da calça, marque um retângulo bem no centro, ligue os pontos conforme a foto abaixo e deixe um espacinho para dobrar o tecido.

Pano do bolso da jardineira

Faça vincos que percorram essa linhas riscadas. Isso servirá para orientar a costura do bolso.

Vinque o tecido formando uma caixinha aberta

Vinque o tecido formando uma caixinha aberta

Escolha um dos lados maiores do retângulo, dobre e costure uma pequena barra. Essa vai ser a parte aberta do bolso para ele guardar algum segredinho ali dentro.

Aba superior do bolso da jardineira

Coloque sobre o pano da calça (obedecendo os pontos de orientação do bolso) sobre as arestas restantes para dentro e costure o bolso. Ele é totalmente funcional.

Um bolso totalmente funcional!

Um bolso totalmente funcional!

Voltando a calça, vamos criar duas barras no tecido assim como fizemos no bolso, sendo uma na parte superior e outra inferior. Aproveite e faça o mesmo com a parte de trás da calça, assim fica tudo pronto.

Barras da calça costuradas

Essas barras servem para facilitar a costura da calça, impedindo que pontas que desfiam fiquem aparentes (em uma calça de verdade, esse é um dos últimos passos a serem feitos).

Junte os dois panos da calça pelo avesso. Costure as laterais da calça e depois faça o mesmo com os 4 (quatro) cavalos da calça. Lembre-se de reforçar a costura principalmente na área de barra.

Fechando a calça

Novamente com estilete (se você tiver cojones vai conseguir fazer com a tesoura – coisa que eu não consigo) separe as pernas da mesma forma que você fez com os tentáculos do Daluli, mas dessa vez não precisa fazer o corte em V – basta apenas o vertical paralelo. E olha só que legal: temos uma bermuda de polvo! XD

Tente imaginar a quantidade de sapatos que o dono dessa bermuda tem!

Tente imaginar a quantidade de sapatos que o dono dessa bermuda tem!

Agora vamos nos concentrar nas alças. Eu como sou chato e perfeccionista, vou fazer minhas alças do mesmo tecido da calça, para a jardineira ficar com cara de jardineira e não uma bermuda de suspensórios. Caso você não queira ter mais trabalho, use fitas de cetim (que é mais brilhante) ou gorgurão (que é fosca) para fazer as alças. Se você for fazer isso clique aqui, senão continue lendo.

Pegue o molde das alças. Coloque sobre o tecido e marque o contorno. Escolha um dos lados e marque novamente o contorno. Assim como tudo que fizemos na calça, deixei um espaço de pelo menos 1cm de cada lado do molde. Dobre a alça exatamente na união entre os dois retângulos (a linha amarela) e costure no lado exterior maior.

Construindo uma alça de pano. Linha amarela é o ponto de dobra

Construindo uma alça de pano. Linha amarela é o ponto de dobra

Sua alça está pré-pronta. Desvire-a e ela ficará com a cara de um canudinho com celulite:

Alça gordeeeeeeeenha.

Alça "gordeeeeeeeenha" e que não gosta de ir na praia

Para não ficar com essa carinha de coisa solta, costure-a verticalmente, pois isso a deixará achatadinha e reta.

Alça depois da lipo e paradora de trânsito

Alça depois da lipo e paradora de trânsito

Repita o mesmo procedimento para a outra alça. Tanto para as alças de tecido como em fita, o próximo passo é igual – só o pessoal da fita que tem um passinho extra.

Se você optou por trabalhar com fita, basta cortar cada alça do tamanho do molde, lembrando-se de deixar 1cm a mais de fica para cada lado.

Alças em L

Como a imagem acima demonstra, junte as alças formando um lindo L. Observe no molde da calça as áreas onde cada alça deverá ficar. Posicione-as nesses lugares e costure. Você ficará com uma jardineirazinha assim:

Jardineira pronta e cheirando a loja.

Jardineira pronta e cheirando a loja.

Costure os botões na parte da frente das alças. Eu coloquei acima da barra superior da calça, assim não me perdi com problemas de alinhamento.

Jardineira pronta e simples de fazer

Jardineira pronta e simples de fazer

Vista o seu Daluli (use o alicate para puxar as perinhas para dentro da calça) e fique feliz: seu polvim está pronto!!! XD

Notas finais (topo)

Daluli finalizado de frente

Daluli finalizado (frente)

Bem, como vocês sabem o Daluli é um brinquedo social feito para dar de presente para crianças que não receberiam nada neste natal. A idéia é que você possa meter a mão na massa e presentear uma criança com esse brinquedo.

Daluli finalizado (costas). Repare que ele tem pandeiro light

Daluli finalizado (costas). Repare que ele tem "pandeiro light"

Você pode dar para os seus filhos? Sim, claro que pode! Aliás, deve! Mas vamos combinar o seguinte: para cada bonequinho que você fizer para dar de presente para quem tem condições de ter um brinquedo, faça um para quem não tem. Assim além de cumprir sua função social, mais e mais crianças poderão ter um polvinho fofo para brincar.

Gostaria de frisar que esse é um projeto sem fins lucrativos, logo vai ser feio, muito feio ver dalulis sendo vendidos por aí. Não venda o bonequinho: dê que é mais bonito! X)

Para quem não sabe costurar necas de nada

Você quer fazer Dalulis para presentear (ou presentear-se e dar mais um para uma criançinha carente), mas não tem máquina de costura ou não sabe pregar um botão, não se desespere: leia o P.A.P. do Zumbigo pois lá eu ensino a costurar a mão; aliás, foi exatamente por isso que eu não expliquei como fazer um Daluli a mão, mas fiz os moldes para atender os dois casos.

E por favor! Envie-me fotos dos bonequinhos que vocês fizeram (e a quantidade também)! Quero montar uma nova galeria aqui!

Vamos mudar um pouco esse natal.

Vamos usar os nossos corações e provocar sorriso em algumas crianças.

Um super abraço,

.faso

Artigos relacionados

Buzinadas (39 comentários)

Rosangela Martins / 3 de novembro de 2008, 23:52 / Permalink (topo)

O Boneco é maravilhoso como tudo o que você faz, eu não sei costurar, mas tive uma idéia não sei se dará certo, mas por alguns instantes pensei em levar o molde no abrigo onde sou voluntária e ensinar as crianças a bonecarem. O que acha? Bom vou pensar direito e organizar isso e depois te falo. :)

Irei fazer um post bem lindo para divulgar seu trabalho e o lindo projeto de natal que está idealizando, estamos precisando de pessoas como você para deixar o mundo mais lindo e feliz.

Parabéns pelo o talento e iniciativa.

bjs

Carola Rodrigues / 4 de novembro de 2008, 0:37 / Permalink (topo)

Já está divulgado no blog do Pintinho!
Posto essa semana ainda o PAP do coelhinho em crochê com o mesmo propósito. :D

Patricia / 4 de novembro de 2008, 8:07 / Permalink (topo)

Nossa!! Que trabalho maravilhoso que fizeste! Realmente eu imagino o tempo que levou!! Mas valeu a pena! Ficou maravilhoso, mesmo!!

Eu não prometo fazer o boneco, pq meu tempo está tão dificil de administrar, mas tentarei com todas as forças!

Vou divulgar no blog e se tu quiseres, posso contribuir recolhendo os bonecos na minha região, o que achas?

ps: não posso deixar de elogiar tua preocupação com a segurança!! Muiiiiiiiiito show!

Que todo esse trabalho feito de coração de resulte em muitas energias positivas e que o universo saiba de presentear com a mesma generosidade com que tu estás presenteando ele!

abraços

Patricia

simone / 4 de novembro de 2008, 9:08 / Permalink (topo)

Oi Faso, começo hoje mesmo a fezer o daluli…e vou ajudar como puder na divulgação, já está no meu blog e vou espalhar pelos armarinhos proximos e cursos de artesanatos. Quem sabe assim não consigo mais gente e muito mais dalulis….

bjs

Ana Cláudia Mattos / 4 de novembro de 2008, 9:13 / Permalink (topo)

Maravilha!
Estou em Salvador-BA e gostaria de contato com outras “crafters” aqui na boa terra para levarmos esse projeto adiante!

.faso / 4 de novembro de 2008, 9:39 / Permalink (topo)

Rosangela, Carola e Simone Рmuito obrigado pelo apoio e divulga̤̣o!
Patrícia – que bom! Vou entrar em contato contigo para poder atualizar a listinha de delegados! Muito obrigado mesmo!
Ana Cláudia – Ainda não tive nenhum contato da Bahia, mas assim que tiver, eu te aviso! X)

Um super abraço,

.faso

Amanda Santos / 4 de novembro de 2008, 9:49 / Permalink (topo)

Linda a iniciativa! Meus parabéns!

Não sei se terei tempo de fazer para presentear, mas com certeza vou ajudar a divulgar!

Beijos! :)

Mila Bomtempo / 4 de novembro de 2008, 10:18 / Permalink (topo)

não li ainda não, mas… EBA!!!!

MÃOS À OBRA, PESSOAL!

=*ssss fasim!

Feliz Natal Crafter | Origami / 4 de novembro de 2008, 12:15 / Permalink (topo)

[...] o Feliz Natal Crafter. Para quem não sabe o que é um crafter, nada mais é que um artesão e como muitas pessoas que me [...]

Diego Ferrari Bruno / 4 de novembro de 2008, 12:19 / Permalink (topo)

já falei que vc é doido?! hehehehe Parabéns mais uma vez!

Marina / 4 de novembro de 2008, 12:34 / Permalink (topo)

olha, eu tenho um knowhow em custura. mas não sei se consigo fazer o Daluli. são roupas tão pequeninas….

mas ficou lindo, como tudo o que você faz! =D

*P.S.: cadê a VovóLima?

Gabi / 4 de novembro de 2008, 14:31 / Permalink (topo)

Ahhh o Daluli ficou lindo!!
Não tenho habilidade nenhuma em fazer coisas artesanais, mas queria muito saber pra fazer um Daluli pra alguém..

Beijos ;)

.:: Espi&#245es da Gula ::. » Blog Archive » Faça feliz o natal de uma criança! / 4 de novembro de 2008, 17:02 / Permalink (topo)

[...] mas em parceria com outros blogs/pessoas, haverá distribuição em outras cidades do Brasil! Neste site você baixa o molde, a lista de materiais e tem toda a explicação, passo a passo, de como fazer o [...]

Marcelo / 4 de novembro de 2008, 17:18 / Permalink (topo)

Ótima iniciativa!
Fiz um post no Espiões da Gula, pra divulgar o projeto!
Não temos muitas visitas por dia, mas temos um público fiel, e divulgação de uma boa causa nunca é demais!

PS: ainda farei um Zumbigo pra mim!
ehehehehehehe

Projeto “Feliz Natal Crafter” | Pensa Rics, pensa! / 4 de novembro de 2008, 22:36 / Permalink (topo)

[...] tio .faso está com tudo, não para um minuto! Ele deu uma melhorada no boneco do projeto “Feliz Natal Crafter” e incrementou ainda mais as informações de apoio (ajuda, avisos, etc). Se você está [...]

angela / 5 de novembro de 2008, 0:34 / Permalink (topo)

nossa, esse PAP tá profissa hein!!! vou fazer nesse findi, já separei um tecidinho verde q peguei lá na zépaulino prá fazer os bonequins….adorei o selinh, já coloquei no meu blog! bj

Vamos Criar Sorrisos Neste Natal? Projeto “Feliz Natal Crafter” / 5 de novembro de 2008, 8:01 / Permalink (topo)

[...] começa o post Projeto “Feliz Natal Crafter” e Daluli, do .Marcamaria, onde o .faso propõe uma das idéias mais bacanas que eu já vi nessa blogosfera [...]

Carlinha / 5 de novembro de 2008, 14:00 / Permalink (topo)

ow….ficou lindo demais…vou até fazer um para mim tbm…
e sem dúvidas, vou tentar fazer de resina..tipo um troféu…acho q vc irá gostar…depois ve la no ( CONTATO) que eu enviei um e-mail para vc…

bjinhos baby^^

e parabéns pelo lindo trabalho.

Anamel / 5 de novembro de 2008, 14:59 / Permalink (topo)

.Faso,

Adorei a idéia e estava esperando ansiosa pelo PAP.
Vamos ver se consigo fazer mais de um Daluli no pouco tempo que me sobra.
Já imprimi meu molde e tudo mais. Só não tenho tecido verdinho.
Podemos inovar?? Variar cores e acessórios??
Fiquei com uma dúvida. Qual o tamanho do seu Daluli depois de pronto??
O molde impresso em A4 fica um Dalulito. Queria fazer maiorzinho.
Bjinhos.

P.S.: Ana Cláudia, sou de Salvador tb.

Por Um Sorriso… « Ópio Do Povo - Futebol Para Viciados / 6 de novembro de 2008, 11:10 / Permalink (topo)

[...] Ontem a Val me mandou um link falando sobre o projeto Feliz Natal Crafter.  [...]

Nisia / 6 de novembro de 2008, 20:50 / Permalink (topo)

Ameeeeeeeeeeeeeeeei!!!

Vou divulgar no meu blog!

Ações Natalinas Bacanas » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja / 7 de novembro de 2008, 14:14 / Permalink (topo)

[...] pode fazer a alegria de crianças carentes neste fim de ano. Lá no .marcamaria, você encontra o passo-a-passo para fazê-lo a mão ou na máquina de [...]

Priscila Gomes / 7 de novembro de 2008, 16:17 / Permalink (topo)

Oi Faso,
sou nova nesse negocio de blog, mas vi a matéria na net e já estou tentando postar no meu blog… Juro que vou tentar fazer alguns tbm.
Mesmo assim valeu pela sua iniciativa, tomara que o Daluli torne o Natal de muitas crianças muito mais feliz…
Parabéns!
Priscila

Dani / 7 de novembro de 2008, 18:41 / Permalink (topo)

Oi, .faso!!!!! Adorei mesmo essa idéia desse bonequito pra doação!
Tb vou divulgar aqui na minha cidade, São José do Rio Preto. Quem sabe as (os) bonequeiras (os) daqui nao curtem a idéia! Pena que nao conheço essas pessoas aqui!! Mas vou divulgar nos armarinhos….
Eu vou fazer o meu pra doar…

Parabéns pela iniciativa!

Ações que criam sorrisos. | Vivendo e aprendendo sempre... / 8 de novembro de 2008, 12:21 / Permalink (topo)

[...] Projeto Feliz Natal Crafter – Um boneco social para criar sorrisos neste natal [...]

BlogLista » Blog Archive » O Melhor da Semana #006 / 9 de novembro de 2008, 9:18 / Permalink (topo)

[...] do Projeto “Feliz Natal Crafter”: o .faso ensina a fazer um polvo para alegrar o natal de crianças [...]

Projeto: “Feliz Natal Crafter” - Dúvidas » .marcamaria / 10 de novembro de 2008, 14:26 / Permalink (topo)

[...] recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre algumas características do Feliz Natal Crafter, e responder apenas via comentário acabaria por dificultar o recebimento dessas [...]

.faso / 10 de novembro de 2008, 14:30 / Permalink (topo)

Pessoal,

Algumas dúvidas que vocês me enviaram eu compilei em um post: Projeto: “Feliz Natal Crafter” – Dúvidas.

Um super abraço,

.faso

Pausa para a boa ação de Natal » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados. / 13 de novembro de 2008, 1:36 / Permalink (topo)

[...] topo da lista, a campanha do .tio faso para a gente fazer bonecos (que ele desenhou, claro) para crianças carentes. O primeiro e mais importante passo para criar [...]

Tati Viana / 16 de novembro de 2008, 14:00 / Permalink (topo)

Não sei fazer bunequinhos, embora esteja pensando seriamente em fazer um curso de costura, etc. Também sou desenhista, e tenho meu personagem, o Patinho Quéin-Quéin :P…

Bom, pelo menos vou divulgar o projeto em um post :D.

tativiana.com » “Feliz Natal Crafter” # “Happy Xmas Crafter” / 16 de novembro de 2008, 14:47 / Permalink (topo)

[...] que cria bonecos lindos com seus próprios personagens, está com um projeto social muito legal! Está disponível neste link, o molde e todo o passo-a-passo para fazer o Daluli, esse polvinho mimoso acima. A parte social é: [...]

Ponha um sorriso na cara de uma criança, po! | Corto Cabelo e Pinto / 17 de novembro de 2008, 9:06 / Permalink (topo)

[...] Para fazer o boneco, o .faso desenvolveu um Passo-a-passo do Daluli. [...]

Arthur / 27 de novembro de 2008, 17:50 / Permalink (topo)

nossa cara, que legal, eu levo um trabalho meio parecido com o seu, visualmente falando, salvo as devidas proporções eu ainda to bem no inicio. adorei, meu, vou ver se consigo os materiais pra fazer um daluli e dar de presente, mando aqui pra voce quando conseguir acabar xD

parabens

Desejado.net - Presente de natal diferente [parte3] / 3 de dezembro de 2008, 0:49 / Permalink (topo)

[...] vindo do marcamaria que é o Zumbigo, mas no blog marcamaria tem muito mais coisa, incluíndo um projeto de natal. E ele também me sacaneou surpreendeu com sua descrição no estilo twitter. Tudo bom? Desculpe-me [...]

Desejado » Blog Archive » Presente de natal diferente / 9 de janeiro de 2009, 7:17 / Permalink (topo)

[...] vindo do marcamaria que é o Zumbigo, mas no blog marcamaria tem muito mais coisa, incluíndo um projeto de natal. E ele também me sacaneou surpreendeu com sua descrição no estilo twitter. Tudo bom? Desculpe-me [...]

Brincar de noiva - Como Faz? por @florfaz http://comofaz.net — Como Faz? por @florfaz http://comofaz.net / 9 de abril de 2011, 20:51 / Permalink (topo)

[...] Recomendo o tutorial do Projeto Feliz Natal Craft… [...]

Toy Art artesanal « Dona Cheirosa Sabonetes e Presentes Artesanais / 17 de agosto de 2011, 1:34 / Permalink (topo)

[...] fez, em 2008, um projeto chamado Feliz Natal Crafter que deviamos retomar. Elas disponibilizam um tutorial para e moldes para criarmos em feltro e tecido o boneco Daluli para ser doado à crianças [...]

Iniciativas que devem ser seguidas nesse natal | GF Soluções / 21 de dezembro de 2011, 9:27 / Permalink (topo)

[...] mãos ou domina uma máquina de costura (Ah! se minha mãe ainda estivesse entre nós!) acesse o post que ensina o passo-a-passo da confecção do lindo bonequinho, o Daluli, que pode ser visto abaixo.Conhece mais alguma [...]

desejado.com » Presente de natal diferente / 22 de dezembro de 2011, 17:53 / Permalink (topo)

[...] vindo do marcamaria que é o Zumbigo, mas no blog marcamaria tem muito mais coisa, incluíndo um projeto de natal. E ele também me sacaneou surpreendeu com sua descrição no estilo twitter. Tudo bom? Desculpe-me [...]

Comente o artigo

Não são permitidos comentários nesse artigo.

dormindo-a

Divulgue

eu buzino no .marcamaria!

Clique, copie e cole o código aonde que você quiser! X)
+ selos aqui
Projeto Feliz Natal Crafter - crie sorrisos neste natal!

Clique, copie e cole o código aonde que você quiser! X)