Direitos Humanos| 14/08/2012 | Copyleft

“Essa vitória não é só da família Teles, é de todo o Brasil”

Ex-presos políticos, familiares de mortos e desaparecidos políticos, ativistas de direitos humanos e movimentos sociais realizaram nesta terça-feira (14) um ato contra Carlos Brilhante Ustra em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, no mesmo momento em que seu recurso contra a sentença que o declarou torturador era julgado.

São Paulo - “Essa vitória não é só da família Teles, é de todo o Brasil”, disse Criméia Schmidt de Almeida ao microfone logo após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negar nesta terça-feira (14) o recurso do coronel reformado do Exército Carlos Brilhante Ustra contra a sentença que o declarou torturador de três integrantes da família Teles – Crimeia entre eles –, em outubro de 2008.

Seu desabafo foi feito no final de um ato realizado por ex-presos políticos, familiares de mortos e desaparecidos políticos, ativistas de direitos humanos e movimentos sociais em frente à sede do tribunal, no centro de São Paulo (SP). A mobilização foi marcada por intervenções visuais, debates e manifestações. Contou com a participação da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Cooperativa Paulista de Teatro, Cordão da Mentira, Frente de Esculacho Popular, Kiwi-Companhia de Teatro, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Jornalistas, OAB e CUT, entre outros.

“É uma ação inédita, histórica. A partir deste momento podemos falar de cabeça erguida: Carlos Alberto Brilhante Ustra é torturador, é assassino, é responsável pela perseguição, pelo sequestro, de mulheres, homens, de crianças, que se opunham à ditadura no Brasil”, declarou Maria Amélia Teles, uma das proponentes da ação.

Antes de anunciado o resultado do julgamento, diversas pessoas se revezaram ao microfone. Segundo José Damião de Lima Trindade, procurador do estado de São Paulo e mestre em Direito Político e Econômico, a condenação de Ustra seria um capítulo decisivo para a transição democrática no Brasil. “Temos de frisar a importância do ato como construção da memória coletiva da população. Se não cultivarmos a memória, a maior vítima é o povo brasileiro”, continuou o presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Augusto.

Antônio Carlos Fon, jornalista e ex-preso político, apontou a falta de efetividade da justiça de transição, promovida pelos próprios órgãos do Estado a partir de 1979, com a Lei da Anistia. “A democracia, tutelada e monitorada pelos aparelhos do Estado e pelos mecanismos de repressão, não se completou”. Segundo ele, os aparatos repressores do período ditatorial permanecem na violência da polícia contra a população jovem e negra das periferias. “Influenciada pela mídia, a população aplaude crimes cometidos sob o amparo do uniforme militar”, completou.

Foi a primeira vez que um torturador foi condenado em segunda instância. Por meio da sentença declaratória, a Justiça reconhece fatos do período ditatorial antes relegados ao obscurantismo. “O que importa é que o Estado diga que houve tortura. Fatos estão sendo revelados, está se construindo uma sociedade mais justa”, disse Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade estadual. “Nesta praça está acontecendo uma sessão da Comissão da Verdade”, continuou.



Fotos: Aton Fon

>> INSIRA SEU COMENTÁRIO >>

COMENTÁRIOS (4 Comentários)
       
Opinião Comentário Autor Data
Aqueles que falam para esqu... Aloisio Rosa de Me... 16/08/2012
Fico muito feliz que, em vi... José Miranda 15/08/2012
A primeira vez que ouvi o n... Anibal Jr 15/08/2012
Como cantou Chico Buarque: ... Mardones Ferreira 15/08/2012
 
Leia Mais

09/05/2013

Comissão da Verdade convoca Ustra e Marival Chaves para depoimento público : Coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna do II Exército em São Paulo (DOI-CODI/SP) entre 1970 e 1974, e o ex-sargento Marival Chaves, que atuou na mesma instituição, serão ouvidos no próximo dia 10, em Brasília.

BNDES abre diálogo sobre financiamento de meios públicos e alternativos : Em audiência na Câmara dos Deputados, representante do banco mostrou-se disposta a encontrar caminhos para os veículos do campo público e alternativo acessarem recursos de programas já existentes, mas também enfatizou que é preciso “desconstruir um pouco essa impressão de que o BNDES pode ser a solução de todos os problemas”.

07/05/2013

Justiça de SP julga improcedente ação contra Carta Maior em caso sobre holocausto : Estudante de direito da Universidade de São Paulo (USP) pediu direito de resposta após ter seu trabalho de pesquisa criticado no artigo 'Negacionismo do Holocausto na USP', do professor de história Sean Purdy. Justiça paulista considerou que crítica faz parte da 'essência da atividade acadêmica'.

05/05/2013

Globonews divulga relatório de janeiro da Repórteres Sem Fronteira como se fosse novo : A reportagem foi ao ar na última sexta-feira (3), no ‘Jornal das Dez’, tendo como ‘gancho’ o Dia Mundial pela Liberdade de Imprensa. A locução diz que a ONG lançou o estudo, que critica o Brasil, para celebrar a data. Entretanto, a pesquisa já estava disponível desde janeiro, quando foi, inclusive, divulgada pela mídia brasileira.

04/05/2013

Relatórios revelam violência contra jornalistas e falta de diversidade da mídia : No Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, comemorado nesta sexta-feira (3), diversas entidades de defesa dos jornalistas divulgaram relatórios que denunciam o assassinato impune de vários profissionais da imprensa pelo mundo. Brasil foi um dos destaques, não só pela violência, mas também pela falta de pluralidade na mídia.

03/05/2013

Joaquim Barbosa vê ausência de pluralismo na mídia brasileira : O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou que a mídia brasileira é afetada pela ausência de pluralismo, o que pode ser percebido especialmente pela ausência de negros nos meios de comunicação e pela pouca diversidade política e ideológica da mídia. Ele discursou no evento de comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, realizado pela Unesco, na Costa Rica.

Busca:
  Cadastro: somos 77561
.

Boletim Carta Maior
.


FacebookTwitter
.
.

.

.
Destaques
 
Parcerias














.
Principal | TV Carta Maior | Blog das Frases | Blog do Emir Sader | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | TV Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos