Jornal da Band

De segunda
a sábado,
às 19h20.

Brasileiros fazem protestos em outros países

Jornal da Band

pauta@band.com.br
Terca-feira, 18 de junho de 2013 - 20h25       Última atualização, 18/06/2013 - 20h43

A onda de protestos ganhou destaque no mundo todo e apoio de brasileiros que vivem no exterior. Na tarde desta terça-feira, um protesto movimentou o centro da capital britânica, Londres. Também houve manifestações em Barcelona, na Espanha, Florença, na Itália, e na cidade alemã de Hamburgo.

Durante todo o dia, emissoras de TV como a americana CNN, a Al Jazeera do Catar e a NHK do Japão destacaram a onda de manifestações que tomou conta do Brasil e já se espalhou por Canadá, Austrália, Irlanda, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos.

Ontem à noite, brasileiros foram às ruas de Sydney e Melbourne. Em Nova York, americanos se uniram a cerca de mil manifestantes, que eram observados de longe pela polícia.

O protesto ocupou parte de uma das principais praças da região sul de Manhattan. Segundo a escritora Julia Bicalho,” o principal motivo é apoiar o que está acontecendo lá e a gente entender o que está acontecendo para avisar todo mundo de fora”, disse.

Os jornais também se esforçaram para explicar o que move os protestos. O “Wall Street Journal” destacou o"Derramamento de raiva nas ruas brasileiras". "Revolta social contra o custo de vida", disse o Le Monde da França. Para o britânico The Guardian, os gastos com a Copa do Mundo e os serviços públicos de má qualidade levaram o povo às ruas.