Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress

Integrar a busca do Google ao WordPress é uma opção bastante interessante por dois motivos. Primeiro, pode render uma grana extra, pois aparece alguns anúncios do Adsense junto com os resultados. Segundo, exibe resultados por relevância utilizando o melhor algoritimo de busca da internet. Diante dos fatos vamos à prática.

O primeiro passo é criar a página no WordPress onde serão exibidos os resultados da pesquisa. Entre na administração do blog, clique em “adicionar nova” página e por enquanto apenas adicione um título, por exemplo Resultados da Pesquisa, e publique a página. O importante neste momento é sabermos qual o permalink dela, provavelmente será algo do tipo www.meublog.com.br/resultados-da-pesquisa, pois será necessário para configurar o Adsense para Pesquisas.

Agora acesse sua conta do adsense para copiar o código do formulário de busca e o código da página de resultado. Faça o login, clique na aba “Configuração do AdSense” e em seguida “AdSense para pesquisas“. Selecione a opção “Apenas os sites que eu selecionar” para o campo “Tipo de pesquisa“, adicione a URL do seu site no campo “Sites selecionados“, escolha as demais opções de acordo com sua preferência e clique em continuar. Na página seguinte escolha o modelo do formulário de busca que melhor se adequa ao seu blog e novamente clique em continuar. Agora você deverá colar a URL da página criada, neste exemplo foi www.meublog.com.br/resultados-da-pesquisa, e colar no campo “Abertura da página de resultados de pesquisa“, configurar a paleta de acordo com as cores do blog e continuar clicando em continuar. Na próxima página ative a opção “Salvar o mecanismo de pesquisa“, dê um nome à pesquisa e clique no botão “Enviar e obter código“. Por último você deverá copiar os dois códigos fornecidos pelo Adsense, um para o formulário de busca e o outra para a página de resultado. Veja abaixo as capturas de tela desta etapa.

Adsense parte 1

Adsense parte 1

Adsense parte 2

Adsense parte 2

Adsense parte 3

Adsense parte 3

Adsense parte 4

Adsense parte 4

Adsense parte 5

Adsense parte 5


De mãos dos códigos iremos agora substituir o formulário de busca do tema. Para isso basta abrir o arquivo searchform.php, que encontra-se localizado dentro da pasta do tema, e substituir todo o código existente pelo fornecido no Adsense (ver imagem Adsense parte 5 – Código da caixa de pesquisa). Feito isso é hora de adicionar o código da página de resultado (ver imagem Adsense parte 5 – Código dos resultados de pesquisa) na página Resultado da Pesquisa que criamos no início deste tutorial. Lembre-se de mudar para a aba HTML no momento em que for colar o código.

Adicionando o código na página de resultado

Adicionando o código na página de resultado

Pronto!! De agora em diante sempre que alguém fizer uma pesquisa em seu site o Google irá exibir os resultados. Espero que este tutorial seja útil para vocês e que eu arrume mais tempo para escrever no pBlog (o que está parecendo ser uma missão quase impossível). :)

p.s. Recebi esta semana um pendrive da IBM, enviado pela agência Riot, com a plataforma para gerenciamento de projetos IBM Rational. Este software utiliza metodologia de desenvolvimento bem mais simples, chamadas de Ágeis. Para quem trabalha com desenvolvimento de softwares vale a pena conferir, existe inclusive uma versão gratuita com suporte para até 3 usuários, visite www.viagemdosrping.com.br.

Pen drive IBM

Pen drive IBM


18 ideias sobre “Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress

  1. Não consegui fazer funcionar direito. Mas vou tentar novamente.

    Agora, uma pergunta: usar esse artifício é melhor do ponto de vista do adsense, mas e do ponto de vista dos resultados? Poupa espaço no banco, é verdade, mas é tão preciso quanto os diversos plugins de busca existentes?

  2. Érico, continuo recebendo uma página em branco como resultado.

    Que arquivo searchform.php é esse mencionado por você? Não o tenho em meu tema, preciso criá-lo?

    Não basta colar o código apresentado pelo Adsense no corpo da página criada?

  3. Muito bom seu tutorial, ja esta funcionando aqui perfeitamente, soh estou tentando diminuir a resposta para nao estourar a pg… no Adsense o minimo da resposta é 795 e isso pra mim eh muito, mas vou ver oq da para fazer em CSS :)
    Abraços e muito obrigado mesmo pela dica

  4. Pingback: ericooliveira

  5. Pingback: Érico Oliveira

  6. Pingback: As Melhores da Semana Volume 6 | ProBlogando

  7. Pingback: Atualizado para Wordpress 2.8 em jlcarneiro.com

  8. Pingback: Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress | pBlog

  9. Já tinha visto este tutorial em outro blog e tenho esse mecanismo de busca rodando em meu blog. Super simples e eficaz.
    Alguém saberia como posso acompanhar as buscas feitas nesse sistema usando o Google Analytics?

  10. Excelente, estou refazendo uma série de coisas no antigo blog que tínhamos como projeto de desenvolvimento pessoal. Precisamos “repaginar” tudo e essa dica caiu como luva!

    Muito obrigado por disponibilizar teu tempo para escrever isso para nós.

    Abraços

  11. to tentando colocar, esse código, mas estou com uma dúvida na hora de fazer a página de resultados, pois não quero que a pagina apareça nas minas abas de páginas (quero que fique digamos, assim, oculta.) como faço isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>