Entrar

Login para a sua conta

Senha

Artigos

Muita gente hoje em dia está mais preocupada em programar os microcontroladores, acreditando estar diretamente lidando com a alma do circuito eletrônico.

O que ninguém fica imaginando é da importância dos outros diversos componentes, como os discretos, para o perfeito funcionamento do projeto. Nesta edição encerramos a série de artigos sobre as mais frequentes dúvidas a respeito dos componentes eletrônicos.

Dois termos técnicos, na verdade acrônimos, que podem trazer alguma confusão para os leitores que ainda não dominam perfeitamente o inglês técnico, são PCB e IC. Suas traduções em português causam mais dúvida ainda, visto que elas usam justamente os mesmos acrônimos: CI.

Veja, neste artigo, quais são as diferenças entre um e outro para não fazer confusão nas traduções ou na escrita de um documento técnico.

Aliando as informações apresentadas nas partes anteriores à parte mais prática, descreveremos a partir deste episódio e, em detalhes, como funciona a tecnologia de acionamento dos motores elétricos do E-Kart e os detalhes do Kit da Infineon que faz o controle de velocidade deles.

De fato, além das baterias, os motores elétricos são componentes-chave neste tipo de veículo. Seu acionamento depende de diversos fatores que, se definidos corretamente, influenciarão diretamente no desempenho do veículo. Esta parametrização é muito facilitada com o uso do kit e é realizada através de sua interface JTAG.

Com a atual tecnologia dos semicondutores, com softwares de controle e automação cada vez mais eficientes, o desempenho destas máquinas elétricas está cada vez melhor.

Um projeto de grande utilidade aos adeptos de modelismo e robótica, é o que descrevemos neste artigo. Trata-se de um conversor analógico/digital para ser utilizado em sistemas de radiocontrole ou mesmo sistemas controlados diretamente por fios, principalmente aos que dizem respeito ao controle de direção de dispositivos de modelismo (carros, barcos, aviões, etc) e robôs móveis.

Automóveis híbridos e os movidos somente à eletricidade, de alguns fabricantes, utilizam um kit da Infineon, o qual é a base deste projeto.

Este é apenas um kit de uma família, da qual, poderemos esperar muitos outros projetos como uma empilhadeira ecológica,sem barulho e sem poluição, ou uma prótese robótica de membros humanos e quem sabe... uma talha, um braço mecânico,cadeira de rodas,carrinho de golf, etc.

Você projetista, a partir de agora está desafiado a criar estas maravilhas que irão facilitar a vida de muita gente e aumentar o faturamento da sua empresa.

A National Instruments anuncia dois novos produtos para ajudar os engenheiros a monitorarem máquinas, equipamentos pesados e infraestrutura em envelhecimento.

Professores podem usar o NI Educational Laboratory Virtual Instrumentation Suite (NI ELVIS) para ensinar conceitos de projetos de circuitos, instrumentação, controle, telecomunicações e teoria de microcontroladores. Com um novo osciloscópio de 100 MS/s no NI ELVIS II+, nunca foi tão fácil explorar componentes de alta frequência, caracterizar circuitos e investigar tempos de resposta. Descubra as 10 razões pelas quais você deve adotar o NI ELVIS, a plataforma educacional líder para sala de aula ou laboratório.

Veja, neste artigo, a aplicação de um gerador de onda senoidal com o circuito integrado AD9835 a partir da tecnologia DDS.

Um DDS (Direct Digital Synthesis) corresponde a uma tecnologia de sintetizador de frequências usado para gerar sinais através de uma frequência de referência. Diversas aplicações podem ser utilizadas com ele, tais como geradores de sinal, osciladores locais, geradores de função, moduladores, sintetizadores de som e PLL (Phase Locked Loop)

A tecnologia FPGA (Field-programmable gate array) continua a ganhar impulso, e o mercado mundial de FPGA vem crescendo de US$ 1,9 bilhões em 2005 para US$ 2,75 bilhões em 2010. Desde sua invenção em 1984 pela Xilinx, os FPGAs passaram de um simples chip de lógica personalizada até realmente substituir circuitos integrados de aplicações específicas (application-specific integrated circuits – ASIC) personalizadas para processamento de sinais e aplicações de controle.

Por que essa tecnologia foi tão bem sucedida? Este artigo fornece uma introdução ao FPGA e destaca alguns dos benefícios que fazem os FPGAs únicos.

Podemos escolher entre diferentes sensores no mercado para medir todos os tipos de fenômenos naturais. Este artigo classifica e compara os sensores mais comuns para medição de sete desses fenômenos para ajudá-lo a escolher a melhor opção para a sua aplicação.

Este artigo tem como principal objetivo passar para os técnicos que trabalham nesta área as vantagens e desvantagens dos meios de transmissão usados pelas emissoras comerciais atuais.

As emissoras, até então, usavam mais o processo de modulação em amplitude (AM), mas a partir da década de 60 surgiu outro processo de modulação, bem mais moderno, chamado de modulação em frequência (FM), com muito mais vantagens em relação à modulação AM.

Em função disso, as emissoras de AM atuais tendem a desaparecer em um futuro próximo, sendo substituídas pelas emissoras em FM, como será visto no final deste artigo.

Este artigo dá continuidade ao desenvolvimento da análise do MOSFET abordando suas principais características em diversas situações. Além disso, ele desvenda as principais causas e natureza do problema abordado, possibilitando a prevenção e meios de evitá-lo.

O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento das técnicas para realizar um aterramento eficiente ocasiona a queima de equipamentos, ou pior, o choque elétrico nos operadores desses equipamentos.

Mas o que é o “terra”? Qual é a diferença entre terra, neutro, e massa? Quais são as normas que devo seguir para garantir um bom aterramento? Bem, esses são tópicos que este artigo tentará esclarecer. É fato que o assunto “aterramento” é bastante vasto e complexo, porém, demonstraremos algumas regras básicas.

Sistemas de baixa tensão/alta corrente requerem uma regulação diferencial de precisão. Eles não são incomuns tendo tensão de alimentação de 0,9 V ou menos, demandando correntes de 25 A ou mais, e sofrendo o impacto de transientes rápidos que provocam curtos elétricos intermitentes na fonte de alimentação. Tais sistemas exigem uma precisão na regulação da fonte menor que 1% da tensão DC regulada, ou menor que 3% em razão dos transientes na entrada.

Fontes chaveadas que comutam a corrente total da carga a cada ciclo ficam sujeitas a picos de potência que reduzem a sua vida útil e também podem gerar interferências eletromagnéticas (EMI). Quando se aumenta a frequência de chaveamento para tentar realizar uma redução de transformadores e componentes de filtragem, as perdas de comutação são mais significativas. Por outro lado, caso a mudança de estado das chaves ocorra quando a tensão e/ou corrente por elas for nula, o chaveamento se faz sem dissipação de potência, onde está o foco deste artigo que trata das “fontes ressonantes”.

Nos dias de hoje, os tablets, os dispositivos eletrônicos industriais, os celulares, etc., estão começando a usar sistemas operacionais para gerenciar a execução de programas. Este artigo mostra como usar o Visual Studio e a Linguagem C para criar programas que se executam nos tablets e em computador com Windows 8.

Menos Recentes