Conteúdo aberto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo aberto (open content em inglês), termo cunhado por analogia com código-fonte aberto (open source), descreve qualquer tipo de trabalho criativo (por exemplo, artigos, imagens, áudio, vídeo etc.) que pode ser utilizado sem (ou com poucas) restrições legais (podendo ser de domínio público ou publicado sob uma licença de direitos de autor não-restritiva) e que é distribuido num formato que explicitamente permite a cópia da informação. Mas conteúdo aberto também descreve conteúdo que pode ser modificado por qualquer um. Claro que não sem revisão anterior por outras partes atuantes - mas não há um grupo fechado como um editor comercial de enciclopédia responsável por toda as alterações.

Assim como programas cujo código-fonte é aberto são por vezes descritos apenas como software livre, materiais de conteúdo aberto podem ser mais brevemente descritos como materiais livres.

Licenças de conteúdo aberto[editar | editar código-fonte]

As licenças de conteúdo livre podem ser do tipo copyleft como GNU Free Documentation License ou a Design Science License ou não-copyleft como a FreeBSD Documentation License.

Um outro exemplo é a OGL, ou Open Game License, especificamente voltada para jogos de RPG.

Outro exemplo de licença que permite conteúdo livre de praticamente qualquer criação intelectual são as licenças Creative Commons.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

O conteúdo da Wikipédia bem como de seus projetos irmãos é disponibilizado sob a GNU Free Documentation License.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Conteúdo aberto

Ligações externas[editar | editar código-fonte]