PUBLICIDADE

Mossoró, 24 de Março 2015 - 03:37hs

Noticias

G1 testou 4G nas seis sedes da Copa das Confederações; confira resultado

19 de Novembro de 2013

Evento será realizado em BH, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio e Salvador.
Teste avaliou velocidade para assistir vídeos, postar fotos e baixar game.

Pouco mais de dez meses após o governo federal leiloar a frequência de 2,5 gigahertz (GHz), começa a operar no país a tecnologia da banda larga móvel de quarta geração – 4G. O G1 testou o serviço nas seis capitais que sediarão a Copa das Confederações no mês de junho de 2013: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Pelo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a instalação do 4G em todas as cidades-sede da competição deveria ser feita até terça-feira (30) pelas empresas. A avaliação do G1 foi realizada entre os dias 26 e 30 de abril, somente com o serviço da rede 4G da Claro.

As empresas TIM, Vivo e Oi não tiveram o serviço testado por não terem lançado a rede comercialmente a tempo. TIM e Vivo apresentaram seus planos na terça-feira (30), enquanto a Oi lançou a operação do 4G no Rio de Janeiro no dia 25, com pré-venda para as outras cinco cidades na primeira quinzena de maio. Todas as operadoras, no entanto, estão dentro do prazo definido pela Anatel.

Em algumas localidades como Copacabana, no Rio de Janeiro, a velocidade do 4G foi cinco vezes a da rede 3G durante a execução de uma mesma atividade. O teste buscou mensurar as diferenças de desempenho de velocidade de download entre as conexões 3G e 4G. Para isso, foi usada a medição do aplicativo SpeedTeste.

Para testar na prática como a tecnologia de quarta geração reagiria, foram estipuladas outras quatro atividades: 1) postar um vídeo de um minuto no YouTube e assistir a um clipe de igual duração no site; 2) publicar uma foto de 2 Megabytes (MB) na rede social Facebook; 3) enviar um e-mail com uma imagem do mesmo tamanho anexada; 4) fazer o download do game "Dead Trigger", que possui 164 MB.

A avaliação foi realizada nos locais em que o tráfego de pessoas e a utilização da rede deve ser maior durante a competição, como em aeroportos, nos estádios, em áreas turísticas, nas regiões hoteleiras e nas rodoviárias.

Fonte: g1.globo.com
Foto: Pedro Triginelli/G1

Notícias Anteriores

Facebook

Twitter

Siga a Revista Acontece

Publicidade

Rua Roderick Grandall, 172 - Sala 4 Centro Mossoró/RN - CEP: 59610-240 Atendimento: 84 3318.1146 - Neide Carlos - atendimento@acontececom.com